Não é a primeira vez que faço um bolo de chocolate vegan com cobertura de abacate, e na receita que está disponível aqui no blogue, que podem ver carregando aqui, todo o bolo tem abacate, massa, recheio e cobertura. Apesar de ser delicioso, é um bolo muito grande, calórico e dispendioso. O maior problema dum bolo com estas características é a necessidade de colocar mais ingrediente adoçante para que o bolo fique bom. O abacate é muito bom, muito saudável mas "pede muita companhia" doce nos bolos.
Já repeti a receita que estava no blogue algumas vezes, com pequenas alterações que não mereciam uma nova publicação, mas este mereceu! Ó se mereceu!!!
Na realidade desta vez fiz um bolo muito mais fácil, menos calórico, mais pequeno de tamanho e muito, mesmo muito fácil de fazer.
Para mim que só tenho uma forma do tamanho que escolhi, tive o inconveniente de ter de cozer as duas partes separadamente, mas nada que incomode assim tanto. Há sempre imensa que fazer na cozinha e o forno não precisa que fique a olhar para ele enquanto assar....
O mais interessante neste bolo é mesmo a facilidade de execução em relação á apresentação que tem e que nos permite servi-lo em qualquer circunstância, numa festa mais formal ou familiar. Para fazer este bolo precisei apenas duma colher para misturar os ingredientes e usei a varinha mágica para triturar o abacate, mas podia bem tê-lo feito com um esmagador de batata.
Vão precisar de:
(Medida da caneca que usei é de 250ml; ingredientes para uma forma de 22 ou 24 cm de diâmetro)
Bolo
- 2 e 1/2 caneca de farinha de aveia ou farinha culinária sem glúten (ou outra farinha que prefiram)
- 3/4 de caneca de cacau em pó (são 65 a 75g)
- 1 e 1/4 caneca de açúcar mascavado ou de coco (não dá para substituir por adocicantes líquidos, apenas sólidos)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de café de sal
- 175 ml de azeite
- 500 ml de leite
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 2 abacates pequenos ou 1 e 1/2 maiores ( os meus tinham 500g os 2 juntos)
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 4 colheres de sopa de geleia de agave ou mel ou adoçante em pó ou outro que preferiram desde que seja se fácil dissolvência
- 100g de chocolate em tablete (usei 70% cacau; podem usar o que preferirem)
- 1 colheres de sopa de azeite (opcional)
Confeção:
Pus o forno a aquecer; untei e forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal.
Numa tigela misturei todos os ingredientes secos. Juntei os ingredientes líquidos e voltei a misturar bem.
Verti metade desta mistura sobre a forma e levei ao forno cerca de 20 minutos (espetem o palito ao fim de 15 minutos para ver se está cozido).
Retirei do forno e, como só tenho uma forma deste tamanho, desformei, deixei ficar a metade de bolo já cozida no papel vegetal para ficar com a forma disponível.
Voltei a forrar e untar a forma. Verti a restante massa e levei ao forno para cozer no mesmo tempo.
Para o creme do recheio e cobertura, fiz enquanto a 1ª metade de bolo cozeu para que já esteja mais firme quando for ser usado.
Descasquei os abacates, cortei em pedaços e coloquei num copo alto. Triturei com a varinha mágica até ter um creme lisinho. Acrescentei o cacau, o mel e adoçante (usei 2 colheres de mel e 2 de adoçante em pó) e voltei a triturar para misturar.
Verti o chocolate derretido sobre o creme de abacate e voltei a triturar apenas para misturar. Reservei no frigorifico.
Quando já tinha ambas as partes do bolo cozidas e frias, coloquei num prato de servir e barrei a 1ª com 1/3 do creme de abacate. Com cuidado e com a ajuda do papel vegetal, porque é um bolo frágil, coloquei em cima a 2ª parte do bolo e barrei com o restante creme.
Está pronto a servir ou então reservar num local fresco.
2 Comentários
Boa tarde!
ResponderEliminarAntes de mais Parabéns pelo blog!
O peso dos abacates são inteiros com casca? O bolo deve de ser conservado no frigorífico? Dura quantos dias?
Obrigada
Andreia
Peço desculpa não ter respondido, não recebi qualquer notificação sobre este comentário. Por acaso tive de vir a esta receita e vi. Presumo que já não adianto nada, de qualquer das formas, sim, é o peso total. Reservo no frigorifico se não for consumido nos 2 dias seguintes. Dura cerca de 3 dias sem estar ao calor. Mais uma vez, peço desculpa.
Eliminar