Há muito tempo atrás, cerca de 2 anos, aprendi a "trabalhar" com tâmaras. Muito estudo na altura (e continua a ser) para substituir o açucar das receitas que queria fazer com tâmaras, mais exatamente puré de tâmaras. Na altura os blogueres que como eu se dedicam á alimentação saudável, à criação de receitas saudáveis, andavam muito virados para o açucar de coco. Não é que eu não goste, gosto e uso, mas não era por aí o meu "caminho".
Ultimamente tenho feito grande parte das minhas receitas adoçadas com stevia ou mistura de stevia com açucar mascado ou de coco. Eu até sei o porquê. Muito trabalho, pouco tempo para estudar e fazer as muitas contas que me obriga fazer quando quero colocar o puré de tâmaras no lugar de qualquer outro tipo de ingrediente adoçante.
Ontem disse á minha filha que estava mesmo desejosa de fazer uma sobremesa ao meu gosto, daquelas que eu realmente gosto de elaborar, gosto de fazer, gosto de servir. É uma espécie de orgulho quando ponho um bolo destes na mesa. Tenho a sensação de missão cumprida.
Para fazer este bolo fui buscar uma antiga receita minha de mousse de chocolate, que podem ver carregando👉aqui. Na altura que a publiquei, já lá vai 1 ano e meio, teve imenso sucesso. Atrevo-me a dizer que foi a sobremesa que me lançou nas redes sociais. Poucas vezes voltei a fazer e nunca mais a fotografei. No entanto, está sempre presente na minha memoria. Tenho alguma vontade de a melhorar.
Para a base fui buscar o mais simples dos bolos de chocolate. Não sei se lhe chame bolo se lhe chame brownie, já que o conceito que usei se aproxima mais dum brownie. A ideia é não crescer muito, não ficar fofo, mas sim pesado e até suculento.
Fiz uma pequena cobertura, um ganache simples de chocolate e café. Infelizmente não fotografei essa parte. Todo o bolo foi feito na hora do almoço, ficou no frigorifico a enrijecer durante a tarde e quando cheguei, desformei e fiz o ganache. Tinha de fotografar rapidamente, enquanto ainda havia alguma luz do dia.
Esta é uma receita tão simples de fazer e tão rápida que até parece impossível de acreditar quando temos o resultado final. Até os simples ingredientes que a compõem nos deixam perplexos quando a provamos.
Vão precisar de:
- 12 colheres de sopa (180ml no copo medidor) de farinha de espelta ou aveia
- 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
- 200g de tâmaras (ingrediente para bolo e mousse)
- 200ml + 150ml + 10 colheres de sopa de bebida vegetal ou leite que prefiram
- 200g de chocolate preto de boa qualidade (75% cacau ou chocolate para culinária sem açucar)
- 60g de chocolate preto
- água morna ou café q.b. (aproximadamente 5 colheres de sopa)
(fotos no fim)
- Comecei por colocar as tâmaras a hidratar em 200ml de leite quente (tempo mínimo será 15 minutos; se puderem ter meia hora é o ideal). Triturei com a varinha magica até ter um creme macio.
- Untei e forrei com papel vegetal o fundo e o lado duma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Numa tigela misturei os ingredientes secos do bolo: farinha, cacau, sal, fermento. Juntei o azeite, 10 colheres de sopa de leite, o aroma de baunilha e 8 colheres de sopa do creme de tâmaras. Voltei a misturar tudo muito bem com o batedor de varas manual.
- Verti a massa obtida sobre a forma de levei ao forno cerca de 15 minutos (espetem um palito e retirem quando sair limpo).
- Enquanto o bolo esteve no formo preparei a mousse. Coloquei o chocolate a derreter em banho maria.
- Passei o restante creme de tâmaras para uma tigela, adicionei 150ml de leite e misturei. Quando o chocolate já estava cremoso, adicionei-o e voltei a misturar bem.
- Entretanto o bolo estava pronto e verti o preparado de mousse sobre ele. (Notas: 1. Não é necessário deixar arrefecer o bolo para colocar o preparado de mousse; 2. O preparado de mousse é liquido, não se preocupem que ele vai enrijecer ao arrefecer.)
- Deixei arrefecer um pouco á temperaturas ambiente e depois levei ao frigorifico para enrijecer cerca de 4 horas.
- Para o ganache de chocolate de chocolate, derreti o chocolate em banho maria. Fiz um copo de café instantâneo. Quando o chocolate estava em creme, retirei debaixo da água quente e, aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, fui misturando bem o café. Deve ficar um creme fluido, pois vai enrijecer logo que seja colocado em cima da mousse fria.
- Desformei o bolo e retirei cuidadosamente a tira de papel vegetal que estava a forrar o lado. Verti o ganache no centro da mousse já enrijecida e espalhei em circulo com a parte de trás duma colher de sopa.
- Decorei com pistachos picados.
Tão bom….
14 Comentários
Este blog é a loucura e mais não digo :P Bjinhos e bom fds :)
ResponderEliminarBoa noite! Vou tomar isso como um elogia, ahahh.
EliminarMuito obrigada pelo carinho, beijinhos!!!!
Bom dia!! Eu posso substituir as tamaras pela pasta das proprias?
ResponderEliminarObrigada
Boa noite! Eu nunca usei pasta de tâmaras, no entanto, penso que sim, que será a mesma coisa.
EliminarMas que aspecto meu Deus😜
ResponderEliminarBom dia Uma das minhas receitas já mais feitas e ainda é tão recente Fica mesmo uma delícia. Vai gostar com certeza.
EliminarOlá! Muito obrigada por esta receita maravilhosa, vou experimentar este fim de semana!
ResponderEliminarFiquei com uma dúvida. Na parte de leite/bebida vegetal refere uma primeira vez 10 c. sopa, e mais tarde 200 + 150ml. Para demolhar as tâmaras utiliza 200 ml, para a mousse de chocolate utiliza 150 ml, então quando refere o leite vegetal nos líquidos do bolo refere-se às 10 c. sopa? Obrigada!
Boa tarde!
EliminarSim, é isso mesmo. Peço desculpa a confusão. Já fui verificar e está de facto mal mencionado, vou já fazer uma correção.
Muito obrigada pelo alerta. Espero que goste e uma Pascoa feliz!
Muito obrigada e igualmente!!! Será com certeza mais feliz com esta receita! ♥
EliminarÉ muito bom...recomendo!!!!!
ResponderEliminarBoa noite Carla! Fico muito feliz que tenha gostado. Muito obrigada pelo comentário, é tão bom ter este registo aqui.
EliminarObrigada pelas suas receitas. Este seu blog é dos mais saudáveis que já li. Tenho 79 anos, adoro cozinhar para mim e minha família de filhos, netos e bisnetos e adoro fazer receitas novas. Tenho muito cuidado com o que como. Sempre fui uma desportista e com a alimentação saudável tem-se uma qualidade de vida muito melhor.
ResponderEliminarMais uma vez o meu MUITO OBRIGADA
Bom dia! Antes de mais, MUITO OBRIGADA eu! Sou eu quem tem de agradecer, não só esta maravilhosa mensagem, tão motivadora e inspiradora, como também a atenção de ler as minhas receitas.
EliminarQue bom que é ler uma mensagem como esta! Aos 79 anos ainda cozinhar e ter cuidado com o que come não é para qualquer um. Acredito no que diz, acredito que tenha uma excelente qualidade de vida. Sem duvida que uma alimentação cuidada é o melhor remedio para os males, seja em que idade for.
Esteja sempre á vontade em contactar, seja para tirar alguma dúvida, seja para mostrar as suas recriações.
Um beijinho e um excelente fim de semana que está quase a chegar.
Olá, fiz a receita e parece gostoso, só fiquei com uma dúvida, onde coloco as 10 colheres de sopa de leite já que 200ml vai na massa e 150ml na mousse?
ResponderEliminar