Bolo floresta negra saudável e "fit" (Black Florest Cake) (sem açúcar; sem ovos)




Não é o primeiro "Black florest" que faço e com certeza que não será o último já que somos muito fãs deste bolo cá em casa. Podem ver a receita que partilhei no ano passado carregando aqui.


Um "Black Forest" é um clássico de origem alemã, mas também um dos bolos mais famosos do mundo. O seu nome foi inspirado nas misteriosas florestas do sudoeste alemão e nos tarjes das mulheres solteiras. Tradicionalmente é feito com duas ou mais camadas de bolo de chocolate pouco doce, intercaladas com creme de chantilly e cerejas. Também a cobertura é de chantilly e cerejas mais raspas de chocolate. Uma das características deste bolo é sem duvida o licor! Sim, a versão tradicional não é um bolo próprio para crianças, já que a base de cacau é embebida em "Kirschwasser", um licor claro e resultante da destilação de cerejas negras.


Ora, fazer um bolo destes em formato saudável não é assim tão difícil, eu diria que até é bastante fácil.
 Começando pelo bolo em si, a minha primeira preocupação foi usar uma farinha alternativa à tradicional de trigo, trocando-a por uma mais nutritiva, mais proteica e mais fibrosa, retirar o álcool do licor por completo sem descartar a humidade do bolo, não usar açúcar e adoça-lo com o ingrediente natural de mais baixo índice glicémico possível (sem dúvida que são as tâmaras que melhor se encaixam aqui), reduzir o teor de gordura para o mínimo possível, já que lá se concentram sempre grande quantidade de calorias.




No que diz respeito ao recheio entendi fazer algo diferente do que tenho feito e do que pensei inicialmente. Passo a explicar. Quando elaborei a receita do bolo em si  fi-la vegan, ou seja, sem ovos, manteiga nem leite de origem animal. Pensei para o recheio um chantilly de leite de coco. Nada de especial, portanto, seria idêntico a muitos que estão por esta blogosfera fora.

Depois do bolo feito, e enquanto ele arrefecia, lembrei-me de fazer o recheio com skyr. A verdade é que teria de usar 2 latas de leite de coco para rechear e cobrir convenientemente este bolo com chantilly de coco, uma não seria suficiente já que apenas se usa a parte sólida da lata para fazer chantilly. Achei que podia tentar outra opção e assim não tornar o bolo tão dispendioso, já que as cerejas ainda estão, por esta altura, muito caras. Para além disso, tornava o meu bolo mais "fit", mais proteico, menos calórico e, acima de tudo, mais pratico.

Para a questão do molho de cerejas não há novidade, foi idêntico ao que fiz no ano passado e que publiquei aqui.





Vão precisar de:
Bolo
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de farinha de espelta
  • 1 caneca (250ml no copo medidor; aproximadamente 100g) de cacau em pó puro
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 200ml de bebida vegetal ou leite
  • 150g de tâmaras secas
  • 6 a 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 5 colheres de sopa de azeite
Recheio
  • 300g de cerejas
  • 120ml de água
  • 1 a 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (dependente da doçura das cerejas)
  • 2 colheres de chá de amido de milho (maisena ou polvilho doce)
  • 450 a 500g de iogurte skyr natural
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
Confeção:
(fotos de execução no fim)
  1. Comecei pelo molho de cerejas. Descarocei 250g cerejas (reservei as restantes para a decoração), coloquei num tachinho com metade da água, o adoçante e levei ao lume, médio, até começar a ferver.
  2. Diluí a maisena na restante água e juntei ás cerejas. Deixei ferver 2 a 3 minutos. (A intenção é criar um molho que vai "ensopar" o bolo posteriormente. (Se estiver com pouca água adicionem um pouco). Passei para um passador para separar o molho das cerejas cozidas e arrefecer.
 
 
  1. Para o bolo, descarocei as tâmaras e coloquei a demolhar por 15 minutos em 150ml de água quente. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível com 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Triturei as tâmaras em creme, juntei mais 200ml de água e voltei a triturar para misturar e obter um creme agora muito mais liquido.
  3. Numa tigela misturei todos os ingredientes secos do bolo: farinha, cacau, fermento, bicarbonato, sal e adoçante stevia.
  4. Adicionei o creme liquido de tâmaras e o azeite aos secos e misturei. Adicionei o leite e voltei a misturar.
  5. Verti a massa obtida na forma e levei ao forno 20 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar.
  6. Adocei o skyr.
  1. Para a montagem, coloquei o bolo no prato de servir e dividi ao meio. Espalhei o molho escorrido das cerejas em cada metade do bolo. 
  2. Dividi o skyr em 3 partes iguais. Espalhei uma delas na metade do bolo, depois as cerejas escorridas e novamente uma parte de skyr. Tapei com a segunda metade de bolo, espalhei a 3ª parte de skyr e decorei com raspas de chocolate e as cerejas reservadas. Reservei no frigorifico até à hora de servir.






Tão bom!

9 Comentários

  1. Uma receita mt gulosa q ando há anos p fazer! Se calhar vai ser desta, com a tua alternativa mais saudável :) Bjinhos. P.S. - não sei o q se passa, mas ñ consigo aceder a receitas mais antigas (de há duas semanas p trás...).

    ResponderEliminar
  2. Boa noite mais uma vez hoje e acho que vão ser mais. Nem tempo tenho tido para ver os email, não está fácil acertar com isto. O problema é essencialmente meu e não do programador. É que eu tinha o blogue organizado duma forma muito descuidada, fazia tudo como se estivesse a escrever numa página de Word. Agora está a ser difícil corrigir tudo, é aos poucos, conforme eu me vou apercebendo dos problemas.
    Penso que hoje já consegue ver tudo normal.
    Obrigada pelos alertas são um grande apoio.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Sandra, já consigo ver as receitas atrasadas. As fotos é q continuam 'esticadas'. Mas acredito q tb se vá resolver :) Bjinhos.

      Eliminar
  3. Sandra, agora a passar a receita surgiram-me duas dúvidas: o peso das cerejas é antes ou depois de descaroçar e o skyr pode ser substituído por iogurte grego ou natural? Obrigada :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá, o adoçante do bolo pode ser líquido ou necessita de ser sólido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Neste bolo, e porque estamos a conjugar com as tâmaras, não deve ser um adoçante liquido em grande quantidade. os seja, deve evitar mel ou agave ou xaropes adoçantes, no entanto, pode usar stevia líquido em gotas.

      Eliminar
  6. Ola Sandra seu ig é lindo e cheia de comidas saudável,sei que tem algumas receitas que para mim não é acessível por conta de alguns ingredientes.Desejo que continue assim ,Deus te abençoe 😷😘

    ResponderEliminar