"Fizeste toucinho do céu, mamã?", foi a primeira reação do meu filho mais velho, o J. Pedro, quando viu a sobremesa na mesa. Ele adora toucinho do céu e eu de vez em quando faço a minha versão saudável que tem algumas parecenças com este bolo de hoje. A receita do meu toucinho não está no blogue, não sei se alguma vez irá estar. Fica um bocadinho mais escuro que o original, e também mais escuro que este bolo, já que uso tâmaras na sua confeção. O sabor está lá, mas não o aspeto exterior, daí em ficar com muitas reticencias em relação á publicação dessa receita. Irei apresenta-lo num próximo Worshop, por isso não será assunto com que me vou preocupar nos próximos tempos.
Quanto a este fabuloso bolinho, é um tradicional bolo de requeijão, claro que húmido e suculento, a fazer lembrar as queijadas de requeijão que tanto gostamos cá em casa.
Da receita mais tradicional retirei a manteiga, o açúcar, troquei a farinha, os ovos usei inteiros e nada mais.
As dicas de hoje vão essencialmente para a questão da farinha. Eu usei farinha de espelta e farinha de amêndoa na proporção de 100g de espelta e 80 de amêndoa. Naturalmente que fica fabuloso, requeijão e amêndoa nasceram para estar juntos num bolo, mas ambas podem ser trocadas.
Que outras combinações de farinha podem fazer?
=>Podem fazer com farinha de trigo e farinha de amêndoa, usando a mesma proporção ou outra que prefiram desde que usem pelo menos 30% de trigo no total das 180g de farinha a usar.
=>Podem usar somente espelta.
=>Podem trocar a espelta por farinha de arroz, fazendo assim um bolo sem glúten, e também usar só farinha de amêndoa. Em ambos estes casos a textura do bolo vai ser diferente da minha, o que não quer dizer que seja mau, apenas diferente.
=>Também podem trocar a farinha de amêndoa por flocos de aveia triturados em farinha. Nesta opção vão ter um bolo muito idêntico ao meu, no entanto, aconselho para isso a usarem mais 1 colher de sopa de azeite.
=>Todo o bolo pode ser feito com farinha de aveia. Neste caso também terão um resultado ligeiramente diferente do meu, não será significativo.
Como devem compreender, todas estas soluções existem e são válidas para um bolo bom. O aspeto pode sempre mudar um bocadinho, como já disse, mas isso não significa que é um mau resultado, é apenas diferente.
Eu aromatizei com umas gotas de aroma de baunilha, podem usar raspas de limão que, já se sabe, combina lindamente com o requeijão, há até quem não dispense o limão nos bolos de requeijão, mesmo os de formato menos enqueijado.
Outras receitas que poderá gostar:
(carregue no nome para ver a receita)
Vão precisar de:
- 100g de farinha de espelta*
- 80g de farinha de amêndoa*
- 1 colher de sopa de amido de milho ou polvilho doce ou araruta
- 2 colheres de chá de fermento
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1 chávena de 250ml de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei 1/4 de açúcar de coco e 3/4 de xilitol)
- 4 colheres de sopa de leite
- 3 colheres de sopa de azeite
- 4 ovos
- 2 Requeijões de 170g natural rico em proteína Saloio- grupo queijos Santiago (total 340g)
- raspa de limão ou aroma de baunilha
- amêndoa laminada para a decoração
*Ver na introdução outras opções.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal.
- Numa tigela misturei bem os ingredientes secos: farinha de amêndoa, de espelta, amido de milho, fermento e sal.
- Noutra tigela bati com a batedeira elétrica o ingrediente adoçante, o leite, o azeite e 1/2 colher de chá de aroma de baunilha. Adicionei os ovos e bati bem com a batedeira elétrica durante cerca de 3 minutos até estar fofo e aumentado bastante de volume. Adicionei os requeijões e bati novamente, agora com a batedeira em potencia mínima e apenas para misturar.
- Retirei a batedeira e envolvi, aos poucos e delicadamente, a mistura de farinhas no preparado de requeijão.
- Verti na forma, decorei com amêndoa laminada e levei ao forno 45 a 50 minutos (devem espetar um palito no final dos 45 minutos e retirar se já sair seco ou então deixar mais 5 minutos). A meio do tempo de assadura tapei com papel de alumínio para não dourar demasiado a amêndoa.
Tão bom...
2 Comentários
Ficou lindo! Bjinhos!
ResponderEliminarReceita fantástica, parabéns! Quero muito exprimentar mas só tenho adoçante liquido em casa (mel e maple syrup). Posso usar ou convém mesmo ser adoçante seco?
ResponderEliminar