Bolo de iogurte saudável e proteico (opção vegan)



Sabores, texturas, cheiros que passam pelo tempo como se ele não existisse. É isso que me ocorre dizer sobre este bolo de iogurte.
Quando era pequena havia bolo de iogurte com frequência lá em casa. Iogurte e laranja eram os bolos mais comuns para o dia a dia. Não comíamos ao pequeno almoço, só muito ocasionalmente. Lá em casa havia pão ao pequeno almoço e raramente ia bolo para a mesa. Os bolos deste tipo eram para o lanche, para tomar com chá ou café.



Não me lembro de todos os pormenores da receita de bolo de iogurte da minha mãe, mas sei que era o que chamavam "bolo de iogurte francês". Foi esse mesmo que tentei fazer, agora com outros ingredientes.


Já não é a primeira vez que faço, mas esta foi aquela em que consegui chegar lá!!! Cheguei ao bolo de iogurte da minha mãe. Que sensação incrível, ao mesmo tempo que estranha. Começou na massa. Eu, uma autentica profissional na reforma na arte de rapar tigelas de bolo, tinha ali a melhor massa de sempre, a massa de bolo de iogurte! Nem sequer a troca de ingredientes que fiz me fez afastar por momentos da recordação do que era a massa daquele bolo. A seguir veio o cheiro. O cheiro que sentia quando era pequena estava na minha cozinha. Depois veio a textura. É aquela que nós chamávamos "textura esponja". Carregamos nele e não esfarela, encolhe e volta ao sitio dele. Não resisti e comi uma fatia quente. Que sabor….



Já frio, no lanche de hoje, comi como comia em pequena: com requeijão. É um sabor único! Só quem conhece é que sabe como é boa a simplicidade duma fatia de bolo de iogurte com requeijão. Não posso deixar de recomendar o requeijão natural de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha da Saloio para este efeito, É leve, proteico e está perfeito para acompanhar qualquer bolo ou doce.


Lembro-me que o bolo da minha mãe levava óleo, que eu não coloquei, era feito com farinha branca, que eu não usei, açucar amarelo, que eu troquei por stevia e mascavado, e claro, ovos e iogurte.
Estas foram as alterações que fiz , suficientes para mudar a cor, mas não o sabor nem a textura incrível e única deste bolo.




Vão precisar de:
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de farinha de espelta ou aveia 
  • 1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 chávena (mal servida) de ingrediente adoçante que prefiram (fiz uma mistura de 1/2 chávena de stevia em pó e 1/2 de mascavado)
  • 4 ovos (ou ovos de linhaça para opção vegan)
  • 2 iogurtes naturais ou 1 caneca de iogurte grego light natural ou (iogurte vegetal para opção vegan)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 170ºC. Não precisei de untar a forma já que usei de silicone. Se usarem uma regular terão de untar.
  2. Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinha, fermento, sal, stevia e açucar mascavado.
  3. Acrescentei os ovos, depois o iogurte, o azeite e a baunilha. Bati bem com o batedor de varas manual (se quiserem podem usar a batedeira, eu ando a fazer treino de braços😉😂😂). Obtive uma massa fluida caraterística deste bolo.
  4. Verti a massa na forma e levei ao forno cerca de 40 minutos (espetem o palito 5 a 10 minutos antes e retirem logo que saia seco).
Eu adoro este bolo com requeijão. Era assim que se comia quando era pequena ao lanche. Não deixem de experimentar.


Tão simples, tão bom!





4 Comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite! Sem duvida! Este é um bolo que me faz mesmo recordar a minha infância. Nunca tinha conseguido fazer tão parecido com o da minha mãe, a recita clássica.
      Beijinhos, boa noite!

      Eliminar
  2. Boa noite vou fazer sem dúvidas, mas se eu colocar iogurte grego do Lidl o magro a chav. é 250 ml certo e não tendo Stevia posso colocar açúcar moscavo e metade de cocô? Obrigada e bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Eu fiz com esse iogurte grego light do Lidl, aqueles potes grandes de 1kg.
      Tem de colocar uma chávena de 250ml de capacidade de iogurte.
      Quanto ao ingrediente adoçante, pode usar o que quiser. Pode fazer a mistura que sugeriu ou usar só mascavado. A razão porque não aconselho fazer só com açucar de coco é por causa da cor. Se não se importar que fique mais "escurinho", não há qualquer problema em usar só de coco. Não encha a chávena de açucar, ponha mal servida. O primeiro que fiz tinha a chávena bem cheia e achei demasiado doce.

      Eliminar