Bolo de requeijão e limão (saudável; fit; proteico)



Os bolos de requeijão são uma sobremesa adorável e leve para terminar qualquer refeição ou fazer um lanche bem acompanhado de chá. Esta versão de limão, uma receita tradicional italiana, é perfeita para disfrutar de alguns sabores e cores do outono.

Adaptável a qualquer cobertura, eu optei por cobri-lo de frutas frescas desta época do ano. Uma coalhada de limão ("lemon curd", receita saudável para ver carregando👉AQUI), um chantilly de leite de coco ou ainda framboesas ou morangos, ficam-lhe lindamente.


Sendo o requeijão o principal ingrediente deste bolo, há que escolher bem. Eu optei pelo Requeijão de vaca 100% natural da Santiago, um requeijão de sabor suave e textura aveludada, um produto fresco como se quer num bolo de sucesso. Já o fiz com 340g (2 embalagens de 170g de Requeijão Saloio natural rico em proteina ) e fica igualmente bom, um pouco mais fofo e menos enqueijado, quase não se nota a diferença, nem tão pouco a propria personalidade deste bolo. (nota***)


No que diz respeito á confeção, vou continuar no assunto do requeijão. Em primeiro lugar, não se esqueçam de o escorrer bem para evitar alterações da receita com excesso de água. Este requeijão que usei já vem numa espécie de "rede", pelo que basta tirá-lo da embalagem antes de começar a fazer o bolo e ele escorre por si mesmo.


Podem trocar a farinha de espelta por farinha de aveia, assim como podem usar farinha de amêndoa, ainda que neste caso devam acrescentar 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce, desta forma terão o vosso bolo sem glúten e lowcarb.





Quanto ao ingrediente adoçante, eu fiz a já habitual mistura de adoçante stevia com outro ingrediente adoçante mais tradicional e calórico, neste caso o açúcar mascavado. Faço isto para que os meus bolos não percam o seu sabor característico, cortando em metade nas calorias que o ingrediente adoçante tradicional carrega. Não aconselho o uso de açúcar de coco ou geleias adoçantes escuras ou muito aromatizadas, pois vai alterar a cor e até o sabor do vosso bolo, anulando quase por completo o aroma de limão. (nota*)





Disfrutem do outono, dum bolo proteico e sem culpas, que tão bem sabe quando os dias teimam em ficar mais frios.




Vão precisar de:
  • raspa de 2 limões e sumo de 1
  • 3 ovos
  • 14 a 16 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade stevia em pó e metade açúcar mascavado) (ver nota* na introdução)
  • 4 colheres de sopa de puré de maça**
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Requeijão de vaca 100% natural da Santiago (400g de requeijão no total) (ver nota*** na introdução).
  • 1 e 1/2 chávena (370ml no copo medidor) de farinha de espelta (170g)
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
** Podem trocar por 1/2 banana madura ou 150ml de azeite. Para fazer o puré de maça irão precisar de 1 maça pequena. Descascar, cortar em pedaços, colocar num copo alto, tapar com pelicula aderente e levar ao micro-ondas 2 minutos. Retirar e triturar com a varinha mágica (não adicionar água nem limão).

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Numa tigela bati os ovos, a raspa de limão, o açúcar e adoçante, o azeite e o puré de maça, com a batedeira na potencia máxima por cerca de 5 minutos. Juntei os requeijões e voltei a bater até estar homogéneo.
  3. Adicionei a farinha, o fermento e o sal. Voltei a bater, agora em potencia mínima e só para misturar.
  4. Acrescentei o sumo de limão, envolvi, verti a massa na forma e levei ao forno cerca de 40 minutos.
  5. Deixei arrefecer antes de desformar.
  6. Polvilhei com farinha de coco e decorei com frutas frescas.

Tão bom…

0 Comentários