Madalenas de limão e requeijão (saudável; fit; sem manteiga)


O incrível sabor dum bolo de requeijão e limão na textura de madalena!


Quem como eu adora a combinação de limão com requeijão? Quem como eu adora bolos de limão? E quem como eu adora bolos de requeijão? Já agora, quem como eu não resiste ás tradicionais madalenas, com a sua textura única, leves, na medida certa para acompanhar aquele cafezinho?
Eu acho que estou a ouvir muitos "eu" por aí, ahaha

Eu acho que nunca tinha feito umas madalenas tão boas, a textura ficou perfeita, o cozimento foi o ideal, o sabor está incrível!




Eu vou começar por falar dos bolos de requeijão. Como eu gosto muito de cozinhar com requeijão, sobremesas e pratos salgados, ás vezes vêm as senhoras dizer-me duas coisas muito distintas. Uma é que os filhos não gostam de requeijão e pedem-me um substituto para o "tal" bolo que utilizei requeijão. O meu filho mais velho também não gosta de requeijão. Nem requeijão nem queijo fresco ou creme! Mas come perfeitamente bem e gosta dos bolos feitos com ele. Sabem porquê? Porque não tem sabor ao mesmo. O J. Pedro tem 22 anos, já é um homem, por isso não é fácil enganá-lo. Quero com isto dizer que podem fazer os bolos com requeijão e oferece-los a quem não aprecia, não vão dar pelo sabor. Ponho um bolinho de fora deste assunto, as queijadas tradicionais de requeijão sabem realmente a ele.


Outro motivo para me pedirem um substituto do requeijão é não terem no local onde vivem. Requeijão é o mesmo que ricota, ou seja, em português é requeijão, em italiano é ricotta. O produto é o mesmo, ou quase, porque não há requeijão como o nosso português, é o melhor e único!!!
Por falar no melhor e único, eu usei nesta receita o Requeijão de Vaca Santiago 100% natural. Adoro, é fantástico para receitas doces, é leve, de sabor suave, textura aveludada, uma maravilha para fazer os nossos tradicionais bolinhos de requeijão.


No que diz respeito á confeção, é tão simples que eu nem sei o que vos dizer sobre ela na introdução. Para mim o segredo da massa das madalenas não está na manteiga como já ouvi muitas vezes dizer. Como vêm, estas não têm qualquer manteiga e estão perfeitas. Para mim o segredo está na "física" e não na "química", isto quer dizer que é no bater dos ingredientes que conseguimos a textura perfeita, isto, claro, se a receita estiver bem feita. É, por isso, importante que cumpram o seguimento da entrada dos ingredientes. A farinha deve ir no fim e o fermento só mesmo depois da massa pronta.
No caso destas madalenas, que não são vegan, têm ovos, é importante que os batam bem até estarem volumosos e cremosos.






Vamos lá então á receitinha, não sem antes vos deixar o acesso a outra receita deliciosa de madalenas. É só carregarem no nome a seguir.
Madalenas de abóbora saudáveis 


Vão precisar de:
(rende 36 madalenas formas pequenas)
  • 3 ovos
  • 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei stevia com erythritol)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sumo e raspa de 1 limão
  • Requeijão de Vaca Santiago 100% natural (200g)
  • 160g de farinha de espelta
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento (8g)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus o forno a  aquecer a 180ºC. Não precisei de untar formas, já que usei de silicone; se usarem regulares, terão que untar.
  2. Comecei por bater com a batedeira elétrica os ovos com o ingrediente adoçante até dobrarem de volume e estarem cremosos. 
  3. Adicionei o azeite e voltei a bater para misturar.
  4. Juntei as raspas de limão, o sumo de limão, o requeijão e voltei a bater até estar tudo bem incorporado.
  5. Aos poucos, cerca de meia chávena de cada vez, envolvi bem a farinha e no fim adicionei o fermento. Voltei a envolver bem (nesta altura devem provar e acertar o ingrediente adoçante ao vosso gosto). 
  6. Preenchi a cavidade das formas com a massa obtida e levei ao forno 12 minutos. Repeti a operação até terminar a massa.


Tão bom …

0 Comentários