Bolo Delicias do Algarve ou Bolo Misto do Algarve (versão saudável sem açucar, farinha nem gordura adicionada)







Visita obrigatória durante as minhas ferias no algarve é a qualquer sitio onde haja o tradicional Bolo Misto ou Bolo 3 delicias do Algarve. Muito sinceramente, ainda não percebi qual é a diferença entre um e outro, se é que existe. Onde tenho comido chamam Bolo Misto do Algarve.
Nos últimos 2 anos foi no restaurante "Rocha da Palha" em Armação de Pera que tenho saboreado esta delicia. Bendito seja quem o inventou esta maravilha! Na verdade é mais que uma delicia que me dou ao luxo e prazer de comer, já que a Tarte de Alfarroba e o Morgado da Guia em nada ficam atrás.
 Meu Deus, que maravilhas! Parecem de outro mundo!


No ano passado vim para casa tentar "imitar" alterando para um formato mais saudável. Até nem é muito difícil já que os principais ingredientes já fazem parte de uma alimentação saudável: figos, alfarroba e amêndoa. Comecei por fazer uma pesquisa na net para ter alguma orientação. Comer dá-nos uma ideia de que é feito, mas não de como é feito. Nada!!!! Não encontrei rigorosamente nada! Uma ou outra pessoa que me pareceu terem tentado fazer uma tarte parecida, provavelmente outra iguaria das terras algarvias que não conheço, mas para quem já provou e apreciou o bolo original percebe que não é por ali que passa a receita pretendida.


Arrisquei e fiz um que, apesar de estar muito bom (outra coisa não seria de esperar quando se mistura tais ingredientes….), ainda estava muito longe do que comi. Podem ver a receita que fiz no ano passado carregando👉aqui.
Este ano voltei a tentar fazer. Mais uma prova durante as ferias, mais uma tentativa de "tirar" a receita a cada garfada. Não vos vou aqui dizer que consegui, como é obvio, não teria essa ousadia, apenas cheguei mais perto, muito perto, mesmo fazendo uma versão saudável sem açucar nem manteiga.
Retirei o açucar pelas razões obvias e a manteiga porque entendo que a amêndoa já tem gordura que chegue e a manteiga acrescenta uma quantidade gigantesca de calorias que me parece serem prescindíveis.



E pronto, aqui o têm. Não vou dar os pormenores da receita na introdução, leiam por favor as notas.

Vão precisar de:

Base de alfarroba e figos
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de puré de maça*
  • 200g de figos**
  • 100g (1 caneca de 240ml de capacidade) de farinha de amêndoa (amêndoa moída em farinha)
  • 80g (3/4 de caneca de 240ml de capacidade) de farinha de alfarroba
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
Recheio de amêndoa
  • 8 colheres de sopa de puré de maça*
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha de preferência liquido*** (usei 1 colher de sopa de mel e stevia liquido)
  • 100g (1 caneca de 240ml de capacidade) de farinha de amêndoa
  • 3 gemas
  • 3 colheres de sopa de água (pode ser necessário mais, dependendo da textura do vosso puré de maça)
Cobertura 
  • 5 figos + 1 na decoração
  • Farinha de amêndoa na decoração

*Para fazer o puré de maça de toda a receita precisei de 3 maças pequenas. Descasquei, parti em pedaços para um copo alto, tapei com pelicula aderente, fiz 2 furos na pelicula e levei ao microondas 5 minutos. Triturei com a varinha mágica até estar num puré fino.

**Toda a receita levou cerca de 250g de figos, o que significa que precisam de mais que uma embalagem de 200g. Se quiserem podem substituir alguns figos por tâmaras na base de alfarroba que não vai alterar em nada a receita nem o sabor.
**Comprei os meus figos no supermercado Lidl e são bastante moles, pelo que não precisei de os hidratar. Se os vossos estiverem muito secos, comecem por hidrata-los em água morna por pelo menos meia hora.

***Se escolherem algum açucar granulado levem ao lume (brando) com o puré de maça até que se dilua.

Confeção:
(fotos no fim)

Base de alfarroba
  1. Forrei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal e untei. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Numa tigela coloquei o puré de maça, os ovos e os figos partidos em pedaços (ver nota**). Triturei tudo com a varinha mágica (podem usar o processador de alimentos).
  3. Juntei os restantes ingredientes (os secos) e misturei bem.
  4. Verti na forma, alisei e levei ao forno 8 minutos. 

Recheio de amêndoa
  1. Enquanto a base de alfarroba esteve no forno preparei o recheio. Misturei o puré de maça, os ovos, a farinha de amêndoa e o adoçante. Para que fique com textura fluida, juntei agua, aos poucos. Eu precisei de 3 colheres de sopa, mas podem precisar de mais ou menos dependendo do vosso puré de maça→ maças mais verdes fazem puré mais consistente.
  2. Verti este creme granulado de amêndoa por cima da base de alfarroba que entretanto está pronta a recebe-lo (não está totalmente cozida) e levei ao forno 18 minutos.
  3. Retirei e deixei arrefecer um pouco antes de colocar a cobertura.

Cobertura
  1. Parti 5 figos em pedaços e coloquei num copo com 80ml de água quente durante 15 minutos para que fiquem bem hidratados e moles. Triturei com a varinha mágica. Fica idêntico a doce de figo.
  2. Com a ajuda dum palito fiz furos por toda a superfície do bolo. Espalhei esta pasta de figo por cima.
  3. Decorei com mais amêndoa triturada (farinha de amêndoa).






Irresistível!!!!






2 Comentários

  1. Aspecto delicioso e vou experimentar!!

    ResponderEliminar
  2. Lo explicas muy mal perdona que te diga....repásalo y corrige. Porque dices base de algarroba y pones todos lo ingredientes y de algarroba no pones nada ....así no se puede hacer tu receta ...y más lo complicada que es

    ResponderEliminar