Bolo de maça e requeijão (saudável; sem açúcar; opção paleo; low carb)





Bolos de maça nunca são demais, não acham? Eu nunca me canso e ando sempre a tentar fazer novas receitas.







Como de costume há objetivos para quem como eu tenta realizar receitas diferentes a cada confeção. Os meus objetivos prendem-se quase sempre pelo retirar os ingredientes mais inconvenientes: açucar, manteiga e farinha.






Ora, a maça tem capacidades extraordinárias nos bolos. Ela sozinha consegue substituir a manteiga, mas não só, também evita algum do açucar, já que, sendo um fruto, já tem o seu próprio açucar. É um dois em um, portanto. Se a isto já muitos de nós estamos habituados a fazer, substituir farinhas já não é tão fácil assim. Neste caso o meu objetivo era cortar na farinha e não exatamente elimina-la. Foi por isso que usei farinha de coco. Com a sua capacidade incrível de absorção de líquidos, ela permite reduzir muito as quantidades. Tem o seu sabor característico, a isso não podemos fugir, mas misturada com outra resolve muitos dos problemas de quem quer reduzir nas calorias dum bolo.




Vão precisar de:
Bolo
  • 2 maças medias/grandes (cerca de 400g de peso total)
  • sumo de meio limão
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (xilitol, mel, agave, geleias/ xaropes adoçante, açucar de coco, mascavado,...Usei stevia em pó)
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1 pitada de sal
  • 100g de farinha de aveia ou de amêndoa
  • 5 colheres de sopa de farinha de coco (38g)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
Recheio/ cobertura
  • 1 requeijão de cabra ou ovelha de 170g (usei requeijão de ovelha da Saloio)
  • 2 maças medias
  • 1 fio de mel
  • noz pecã q.b.
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Descasquei as maças do bolo, retirei o centro, cortei em cubos e coloquei no processador de alimentos* com o sumo de limão. Triturei até estar num puré. Juntei os ovos, o adoçante e a canela. Voltei triturar para misturar. Acrescentei as farinhas, o sal e o fermento e, mais uma vez, pulsei para misturar.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de 22cm de diâmetro.
  3. Parti as maças do recheio e cobertura em gomos. Dividi o requeijão ao meio.
  4. Verti metade da massa do bolo na forma. Em cima dispus gomos de 1 das maças e metade do requeijão, com o cuidado de não encostar os gomos aos lados da forma (ver fotos abaixo).
  5. Cobri com a restante massa de bolo e voltei a repetir o processo de colocação requeijão e maça, agora trocando a ordem, primeiro requeijão e depois maça.
  6. Verti um fio de mel por cima dos gomos de maça, decorei com algumas nozes pecã e levei ao forno 1 hora.
  7. Deixei arrefecer antes de desformar. Servi polvilhado com farinha de coco.
Nota*: Se não tiverem processador podem ralar as maças num ralador tradicional e no fim triturar toda a massa com a varinha mágica.
 
 Tão simples, tão bom!





10 Comentários

  1. Olá! Dá para fazer com queijo fresco em vez do requeijão?! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!! Em princípio sim Não convém é que seja daqueles muito magros, vai coagular

      Eliminar
  2. Bom dia :) posso substituir a farinha de coco por coco ralado moido ou outra coisa? Obrigada e continuação de excelente trabalho!! Sou fã 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já, muito obrigada por gostar das receitas. Fico muito feliz!
      Infelizmente não é a mesma coisa por muito bem moído que ficasse o coco ralado é um produto diferente. Será melhor substituir por farinha de aveia. Terá de usar 2 a 3 vezes mais quantidade do que está mencionado de coco .
      Também pode fazer com 2 vezes mais farinha de aveia e depois adicionar coco ralado, acho que vai ficar excelente
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Posso substituir o requeijão por quark ou queijo tipo Filadélfia?

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela receita, o bolo deve ser delicioso. Nunca me lembrei desta mistura e adoro bolos com maçã e com requeijão, com os dois deve ficar divinal! :)
    A fotos são de uma profissional e valorizam ainda mais o bolo. Parabéns e obrigado por partilhar connosco estas receitas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Sim, é realmente um bolo delicioso. Esta combinação é incrível.
      Agradeço de coração o elogio, fico muito contente por saber que gosta das receitas. Quanto ás fotos, acredite que é o que me custa mais fazer. Para mim é fácil decorar, encontrar as cores certas, mas depois tirar as fotos, é mesmo muito difícil, não tenho nenhum tipo de formação, sou completamente amadora.
      Mais uma vez, muito obrigada e boa noite!

      Eliminar
  5. Boa noite!
    Vi este bolo e quero muito experimentar. Eu adoro queijo, sob qualquer uma das suas formas, mas o namorido odeia queijo. Mas por outro lado, adora bolos de maça. Como ando a ver se o convenço a comer mais saudável, será que dá para "ignorar" o queijo na receita ou substituir por outro ingrediente/recheio?
    Parabéns pelo blog, vai ser uma fonte de inspiração para mim. ;)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Dá para ignorar o requeijão, mas o bolo vai ficar sem graça. Use iogurte a substituir. Um iogurte natural do género grego.

    ResponderEliminar