Bolo de chocolate saudável fofo e suculento (fit; opção sem lactose)


Fresco, porque este bolo fica fantástico frio. Faz o bolo, deixa arrefecer e depois coloca no frigorifico. Com esta ou qualquer outra cobertura á sua escolha, ele é bom fresquinho.




Dicas para esta receita:

=>A farinha pode trocada por farinha de aveia. Caso tomem essa opção, não pesem, meçam. Devem medir 1 e 1/2 chávenas (370ml no vosso copo medidor).

=>O ingrediente adoçante é á vossa escolha, mas atenção, não devem usar toda a quantidade de ingrediente adoçante no estado liquido, isso vai fazer o bolo demasiado pesado. Tentem fazer só com ingrediente adoçante seco ou, se não for possível, então optem por uma mistura simpática de metade mel ou agave ou qualquer geleia adoçante e outra metade de, por exemplo, xilitol ou stevia ou açúcar de coco.


=>O iogurte pode ser trocado por "buttermilk" e o leite por bebida vegetal.  Para fazer o buttermilk coloquem 180ml de leite ou bebida vegetal num copo com 1 colher de sopa de vinagre. Misturam, deixam descansar 5 minutos e está pronto a usar. Atenção que o aspeto do leite/ bebida vegetal não vai mudar, mas ele vai estar azedo. Assim conseguem de forma fácil e económica fazer o bolo sem lactose.

=>O café que usei pode ser trocado por água quente.



=>No que diz respeito a cobertura, eu usei uma de chocolate com leite que é muito fácil e rápida. Adoro faze-la e adoro o efeito que faz nos meus bolos. Qualquer uma pode aqui ser usada já que, apesar de estarmos na primavera com bastante calor, este bolo pode e deve estar no frigorifico. Por isso, sugiro uma de batata doce que podem ver carregando AQUI ou uma de abacate que podem ver carregando AQUI.

=>Quanto á confeção, duas dicas importantes para que tudo funcione na perfeição. A primeira é a mistura dos ingredientes secos. Sabem porque é que os bolos feitos com os mixs para bolos já prontos ficam tão bons e fofinhos? Porque a mistura está perfeitamente feita. É isso que temos de fazer em casa. O ideal é peneirar tudo, todos os secos. Ou então mistura-los bem com um batedor de varas manual. A outra dica vai para o bater dos ovos. Devem faze-lo na potencia máxima da vossa batedeira e por 5 minutos até que esteja cremoso e consistente. Não basta dobrar de volume, há que insistir com a batedeira até estar muito cremoso.




Vou contar-vos um segredo. Eu não sou muito de comer bolos. Gosto de fazer, gosto de provar as massas cruas, fico sempre ansiosa enquanto estão no forno, adoro a adrenalina que me causa cada decoração, no entanto, raramente fico com aquela vontade louca de comer. 
Quando termino de fotografar provo. Quase sempre há uma fatia partida para a fotografia e é de lá que faço a prova. Este bolo não foi exceção, quando terminei as fotos comi o bocadinho que estava no garfo. 
Não foi exceção a prova, mas foi a vontade com que fiquei de comer a fatia inteira. Soube-me tão bem aquele bocadinho! Estava fofo, ainda que húmido. Não posso considerar suculento, isso é outra coisa, é a sensação que temos quando comemos uma queijada, apenas mais fofo. Não resisti e ao lanche fui buscar a resto da fatia que estava partida. Estava tão bom!!!


 Outras receitas de bolo de chocolate que poderão gostar:










Vão precisar de:
  • 180g de farinha de espelta
  • 8 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei 6 de açúcar de coco e 6 de xilitol)
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 180g de iogurte natural
  • 80ml de leite
  • 80ml de café quente ou água quente
Cobertura
  • 80g de chocolate preto
  • 80ml de leite
  • 250g de morangos frescos
Nota: Ver na introdução as sugestões de substituição de ingredientes

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Bolo
  1. Pus o forno a aquecer a 175ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Numa tijela misturei bem todos os ingredientes secos: farinha, cacau, fermento, bicarbonato, sal e ingredientes adoçantes.
  3. Noutra tigela bati os ovos com a batedeira elétrica na potencia máxima durante 5 minutos até estar volumoso e cremoso.
  4. Adicionei o iogurte, o leite, o azeite aos ovos batidos e voltei a bater, agora na potencia mínima e apenas para misturar.
  5. Verti a mistura anterior sobre a dos secos e envolvi (não bater, só envolver). 
  6. Fiz o café e verti na massa. Voltei a envolver cuidadosamente.
  7. Verti o preparado na forma e levei ao forno 30 a 35 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar.
Cobertura
  1. Pus o leite numa pequena tigela e levei ao micro-ondas a aquecer (deve estar perto do ponto de fervura).
  2. Parti o chocolate em pedaços e inseri no leite quente. Tapei e deixei descansar 5 minutos sem lhe mexer. Ao fim do tempo misturei bem até estar cremoso. Coloquei no frigorifico até enrijecer por completo (1 hora no mínimo).
  3. Retirei o chocolate enrijecido do frigorifico e bati com a batedeira elétrica até estar cremoso (se estiver muito duro, vai depender do chocolate usado, adicionar 1 colher de sopa de água ou leite).
  4. Espalhei o creme de chocolate no topo do bolo desformado e decorei com morangos. (nota: fotos de confeção da cobertura AQUI)



Tão bom …


2 Comentários

  1. Hmm, bem apetitoso! Vou copiar para fazer quando encontrar farinha de espelta!!! Está esgotada há semanas! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Vou recriar, mas só tenho farinha de espelta integral. Será que altera a textura do bolo? Obrigada.

    ResponderEliminar