Fresco, porque este bolo fica fantástico frio. Faz o bolo, deixa arrefecer e depois coloca no frigorifico. Com esta ou qualquer outra cobertura á sua escolha, ele é bom fresquinho.
Dicas para esta receita:
=>A farinha pode trocada por farinha de aveia. Caso tomem essa opção, não pesem, meçam. Devem medir 1 e 1/2 chávenas (370ml no vosso copo medidor).
=>O ingrediente adoçante é á vossa escolha, mas atenção, não devem usar toda a quantidade de ingrediente adoçante no estado liquido, isso vai fazer o bolo demasiado pesado. Tentem fazer só com ingrediente adoçante seco ou, se não for possível, então optem por uma mistura simpática de metade mel ou agave ou qualquer geleia adoçante e outra metade de, por exemplo, xilitol ou stevia ou açúcar de coco.
=>O iogurte pode ser trocado por "buttermilk" e o leite por bebida vegetal. Para fazer o buttermilk coloquem 180ml de leite ou bebida vegetal num copo com 1 colher de sopa de vinagre. Misturam, deixam descansar 5 minutos e está pronto a usar. Atenção que o aspeto do leite/ bebida vegetal não vai mudar, mas ele vai estar azedo. Assim conseguem de forma fácil e económica fazer o bolo sem lactose.
=>O café que usei pode ser trocado por água quente.
=>No que diz respeito a cobertura, eu usei uma de chocolate com leite que é muito fácil e rápida. Adoro faze-la e adoro o efeito que faz nos meus bolos. Qualquer uma pode aqui ser usada já que, apesar de estarmos na primavera com bastante calor, este bolo pode e deve estar no frigorifico. Por isso, sugiro uma de batata doce que podem ver carregando AQUI ou uma de abacate que podem ver carregando AQUI.
=>Quanto á confeção, duas dicas importantes para que tudo funcione na perfeição. A primeira é a mistura dos ingredientes secos. Sabem porque é que os bolos feitos com os mixs para bolos já prontos ficam tão bons e fofinhos? Porque a mistura está perfeitamente feita. É isso que temos de fazer em casa. O ideal é peneirar tudo, todos os secos. Ou então mistura-los bem com um batedor de varas manual. A outra dica vai para o bater dos ovos. Devem faze-lo na potencia máxima da vossa batedeira e por 5 minutos até que esteja cremoso e consistente. Não basta dobrar de volume, há que insistir com a batedeira até estar muito cremoso.
Vou contar-vos um segredo. Eu não sou muito de comer bolos. Gosto de fazer, gosto de provar as massas cruas, fico sempre ansiosa enquanto estão no forno, adoro a adrenalina que me causa cada decoração, no entanto, raramente fico com aquela vontade louca de comer.
Quando termino de fotografar provo. Quase sempre há uma fatia partida para a fotografia e é de lá que faço a prova. Este bolo não foi exceção, quando terminei as fotos comi o bocadinho que estava no garfo.
Não foi exceção a prova, mas foi a vontade com que fiquei de comer a fatia inteira. Soube-me tão bem aquele bocadinho! Estava fofo, ainda que húmido. Não posso considerar suculento, isso é outra coisa, é a sensação que temos quando comemos uma queijada, apenas mais fofo. Não resisti e ao lanche fui buscar a resto da fatia que estava partida. Estava tão bom!!!
Outras receitas de bolo de chocolate que poderão gostar:
Vão precisar de:
- 180g de farinha de espelta
- 8 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei 6 de açúcar de coco e 6 de xilitol)
- 1/2 colher de chá de fermento
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de azeite
- 180g de iogurte natural
- 80ml de leite
- 80ml de café quente ou água quente
Cobertura
- 80g de chocolate preto
- 80ml de leite
- 250g de morangos frescos
Nota: Ver na introdução as sugestões de substituição de ingredientes
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Bolo
- Pus o forno a aquecer a 175ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
- Numa tijela misturei bem todos os ingredientes secos: farinha, cacau, fermento, bicarbonato, sal e ingredientes adoçantes.
- Noutra tigela bati os ovos com a batedeira elétrica na potencia máxima durante 5 minutos até estar volumoso e cremoso.
- Adicionei o iogurte, o leite, o azeite aos ovos batidos e voltei a bater, agora na potencia mínima e apenas para misturar.
- Verti a mistura anterior sobre a dos secos e envolvi (não bater, só envolver).
- Fiz o café e verti na massa. Voltei a envolver cuidadosamente.
- Verti o preparado na forma e levei ao forno 30 a 35 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar.
Cobertura
- Pus o leite numa pequena tigela e levei ao micro-ondas a aquecer (deve estar perto do ponto de fervura).
- Parti o chocolate em pedaços e inseri no leite quente. Tapei e deixei descansar 5 minutos sem lhe mexer. Ao fim do tempo misturei bem até estar cremoso. Coloquei no frigorifico até enrijecer por completo (1 hora no mínimo).
- Retirei o chocolate enrijecido do frigorifico e bati com a batedeira elétrica até estar cremoso (se estiver muito duro, vai depender do chocolate usado, adicionar 1 colher de sopa de água ou leite).
- Espalhei o creme de chocolate no topo do bolo desformado e decorei com morangos. (nota: fotos de confeção da cobertura AQUI)
Tão bom …
2 Comentários
Hmm, bem apetitoso! Vou copiar para fazer quando encontrar farinha de espelta!!! Está esgotada há semanas! Bjinhos!
ResponderEliminarVou recriar, mas só tenho farinha de espelta integral. Será que altera a textura do bolo? Obrigada.
ResponderEliminar