Bolo de chocolate (lowcarb, saudável, fit; sem açúcar; sem glúten; sem farinha)


Dizem que a vida é feita de desafios. Eu confesso que não sou nada dada a estas frases filosóficas. Se a vida é feita de desafios, eu não tenho vivido muito😅 A verdade é que eu não gosto de ser desafiada, gosto de fazer o que me apetece e mais nada! O meu marido diz que é puro mimo! Diz que é síndrome de filha/irmã mais nova, sempre a querer fazer apenas o que dá na "real gana".
Até não estará assim tão errado, se há coisa que me chateia é fazer o que quer que seja só para agradar os outros, mesmo que isso signifique ganhar alguma coisa com isso.










Esta é a historia deste bolo. O desafio era, novamente, fazer um bolo de chocolate sem farinha. Não porque esteja na moda, mas porque depois de fazer o meu último, receita que podem ver carregando👉AQUI, e depois de ver uns quantos colegas blogueiros fazerem outros idênticos, achei que estava na hora de fazer um novo, desta vez sem chocolate em tablete. É que, vejamos, o chocolate em tablete é sempre uma enorme fonte de calorias. E ainda há quem lhe junte óleo de coco como se ele já não tivesse uma quantidade generosa de manteiga de cacau (gordura, portanto), manteiga essa que apesar de saudável, tem muitas calorias. Sabem porque é que o chocolate sem açucar, á venda em qualquer superfície comercial, continua a ser um produto extremamente calórico e proibido a muitas pessoas? É que grande parte das suas calorias vêm da manteiga de cacau e não do açucar. O chocolate de leite, por exemplo, é menos calórico que o preto com grande percentagem de cacau. Isso é devido à manteiga de cacau.






Bom, já estou aqui a vaguear no tema. Voltando à historia deste bolo, e como vos dizia em cima, eu queria fazer um bolo sem farinha e sem chocolate em tablete. Estudei o assunto e, como de costume, fiz uma pesquisa na net em inglês e português. Fiquei super confusa. Por um lado o meu estudo dizia que o meu bolo resultaria sem a adição de qualquer farinha, mesmo que se tratasse de amêndoa ou outro fruto oleaginoso triturado em farinha, ou até coco ralado como já fiz; por outro lado todas as receitas que vi tinham algum destes ingredientes.



Eu não arrisquei e adicionei à receita que tinha elaborado um pouco de amêndoa triturada em farinha.
Resultou num fantástico bolo que fez as delicias da minha família.
Mas… a minha ideia inicial não morreu, antes pelo contrário, ainda ficou mais viva. Eu tinha mesmo que experimentar fazer o que tanto tempo me tomou a estudar: um bolo sem farinha, sem chocolate tablete, sem nenhum tipo de açucar e sem frutos oleaginosos triturados em farinha.
Não, não é este que aqui está, é que virá num post seguinte aqui no blogue.
Esta receita não deixou de existir por a oura ter resultado. Este é realmente um incrível bolo de chocolate.

Vão precisar de:
  • requeijões de ovelha/ cabra ou natural rico em proteína da Saloio (340g peso total)
  • 4 ovos grandes
  • 10 a 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia com erythritol)
  • 80g de cacau em pó puro
  • 1 colher de sopa de café (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de água
  • 85g de amêndoa triturada em farinha (com ou sem pele)* 
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento
* Podem substituir por qualquer outro fruto seco oleaginoso triturado em farinha ou por flocos de aveia também triturados em farinha. Em qualquer uma das hipóteses devem medir 1 chávena de 200ml (não em peso).

Cobertura:
  • 100g de chocolate preto (usei 74% cacau)
  • 120g de requeijão 
Confeção:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei com papel vegetal uma forma amovível com 22 cm de diâmetro.
  2. Bati os ingredientes pela ordem da lista acima. Obtive uma massa densa que escorre com dificuldade. Verti na forma e levei ao forno 25 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar.
  3. Para a cobertura, pus o chocolate a derreter em banho maria.
  4. Triturei o requeijão com a varinha magica até estar cremoso. Juntei-lhe o chocolate derretido e voltei a triturar para misturar bem. De imediato espalhei a mistura por todo o bolo.














Tão bom!!!

0 Comentários