Ausente das redes sociais, mas não da cozinha.
Peço desculpa pelas mensagens, comentários e emails que estão sem resposta, esta semana esteve reservada para os meus filhos.
Foram dias de grandes emoções para mim, momentos de alegria à mistura com uma incontrolável vontade de chorar.
Por muito que saibamos por antecipação o que vai acontecer, "esperar não é viver" e nós mães não nos aguentamos quando o assunto é ficar distante dos nossos filhos.
Esta semana começou com a já esperada notícia da entrada da minha filha mais nova, a Camila, na universidade. Sem surpresa, ficou em medicina na Universidade Nova de Lisboa. Claro que fiquei feliz, mas não consigo deixar de pensar em todas as situações difíceis que ela vai ter pela frente sozinha em Lisboa e na falta que me vai fazer a companhia dela aqui.
Ontem foi mesmo para chorar. O J. Pedro, o mais velho, viajou para Itália para fazer um semestre de Erasmus. Novidade não era, claro, há meses que está tudo marcado, mas, lá está, é o mesmo que já disse em cima, "esperar não é viver" e só quando as coisas estão a acontecer é que realmente as sentimos. Eu sei da importância que as deslocações para outras universidades têm no currículo final deles, sei que é uma experiência muito interessante nesta fase da vida dele, o J. Pedro tem 22 anos e está no 5 ano de universidade, ou seja, na hora certa de conhecer outras realidades académicas.
Se estou feliz pelos meus filhos, pelo percurso que os meus filhos têm feito? Claro que sim, feliz e orgulhosa, só não me peçam é para rir quando se trata de tê-los longe de mim, seja qual for o motivo, tenham lá eles a idade que tiverem.
Cozinhar exerce sobre mim o poder da abstração dos maus pensamentos. Enquanto ando entretida a fazer bolos e novas receitas em geral, não me vêm á cabeça as tristezas. Sim, eu sei que não são tristezas, são sim alegrias, talvez a palavra certa seja inquietações.
Muitas coisinhas boas têm saído da minha cozinha estes últimos dias. Algumas delas irei mostrar-vos em breve. Para hoje fica este magnifico bolo de chocolate.
Á semelhança de outros que já vos mostrei, este bolo não tem farinha, não tem manteiga nem tem açucar. São comuns na blogosfera os bolos de chocolate sem farinha, no entanto, quase todos têm uma grande quantidade de manteiga. Ora, isto quer dizer que, retiramos as calorias da farinha e vamos pô-las em manteiga, para não falar nas habituais 250 a 300g de chocolate em tablete que têm.
Também retirei o açucar neste bolo e troquei-o por tâmaras, demolhadas e posteriormente reduzidas a puré. As tâmaras são um super alimento, riquíssimo em fibras, que ajudam muito a reduzir o índice glicémico deste "fruto" com poder adoçante de açucar.
O que me parece praticamente obrigatório neste bolo é o uso de um bom chocolate, 70% cacau no mínimo. Querem saber se conseguem fazer o bolo com um chocolate de 50% cacau? A resposta é positiva, conseguem um bolo, mas não igual a este e também aconselho a usarem só 150g de tâmaras nesse caso.
Na lista de ingredientes vão ver que usei queijo quark. Este é outro elemento essencial. Este queijo batido, que substitui natas em grande parte das nossas receitas, é rico em proteína e pobre em gordura, pelo que, aqui em conjunto com o chocolate, um produto "cheio" de manteiga de cacau", faz com que o bolo resulte, no sentido em que ele vai ficar firme e não uma mousse de chocolate cozida no forno.
Outro fator importante é terem os ovos á temperatura ambiente. Devemos ter sempre os ovos assim quando é para bater, seja neste bolo, seja em qualquer outro.
A confeção, apesar de parecer complicada, não é. Tudo passa por misturar cremes que se fazem separadamente. Primeiro um creme feito de tâmaras e café forte. Depois um creme de chocolate e queijo quark. Passamos a juntar estes dois cremes e, no final, envolvemos este ultimo num outro feito de apenas ovos bem batidos. Muito, mesmo muito simples.
Cá em casa já saíram dois destes esta semana, são fantásticos, mas atenção, pelo fato de não terem farinha, açucar ou manteiga não quer dizer que possam comer á vontade, este continua a ser um bolo de chocolate.
Em meu prejuízo, porque sei que fatias pequenas fazem fotos mais "feias", cortei uma fatia para verem o interior do bolo tal e qual como as sirvo para nós, o tamanho de fatia que eu como.
Antes de passar á receita, deixo-vos duas receitas de bolos idênticos a este, deliciosos e já muitas vezes reproduzidos pelos seguidores.
Bolo de chocolate sem farinha e sem açúcar com cobertura de mousse de abacate (lowcarb; paleo; fit; proteico; sem glúten; lowfat; sem choclate em tablet)
Bolo (mousse) de chocolate com 3 ingredientes (sem farinha; sem manteiga nem óleo; saudável; paleo)
Vão precisar de:
- 4 ovos
- 1 embalagem de queijo quark Santiago (200g)
- 200g de chocolate minimo 70% de cacau
- 200g de tâmaras secas
- 100ml de café (ou descafeinado) forte
Confeção:
- Pus as tâmaras a demolhar em água quente durante 15 minutos (se poderem deixar mais tempo é ainda melhor, o objetivo é ficarem bem macias).
- Pus o choclate a derreter em banho maria. Fiz o café (descafeinado) bem forte.
- Pré aqueci o forno a 180ºC. Untei e forrei uma forma de fundo amovivel de 20 cm de diamentro (22cm também dá) com papel vegetal.
- Escorri a água das tâmaras, adicionei o café forte e triturei com a varinha mágica até ter uma pasta.
- Entretanto o chocolate estava derretido e cremoso. Juntei-lhe o queijo quark, aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, e mexi com o batedor de varas manual firmemente até estar tudo num creme. Adicionei o creme de tâmaras ao de chocolate e voltei a misturar.
- Numa tigela grande bati os ovos com a batedeira eletrica até dobrar de volume e formar um creme esbranquiçado (5 minutos).
- Juntei a mistura anterior de chocolate aos ovos batidos e envolvi.
- Verti a massa na forma e levei ao forno durante 55-60 minutos.
- Depois de frio reservei no frigorifico (fica muito bom depois de umas horas no frigorífico).
Tão bom....
2 Comentários
Gosto e hei de fazer! Bjinhos e muito sucesso para os teus filhos e para todos, claro! Bom fds!
ResponderEliminarOlá :)
ResponderEliminarNão sei se já sabe mas encontrei aqui a sua receita.
https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/o-bolo-recheado-e-delicioso-que-nao-engorda-prepara-se-em-5-minutos/attachment/468128