Bolo de chocolate do "German" saudável e vegan ("Healthy vegan German chocolate cake)




Este foi o bolo que escolhi para o Dia do Pai deste ano de 2020. Provavelmente não é o que irei fazer, já que entretanto já o repeti duas vezes até acertar na receita😞 Vida de bloguer de comida é mesmo assim, temos de andar sempre á frente no tempo e ainda há que repetir as receitas mais que uma vez para ter a certeza que está tudo certo. Não me queixo disso, gosto bastante desta dinâmica.



O que é o "German chocolate cake", um bolo conhecido mundialmente?

Quem percebe inglês diz já que é o tradicional bolo de chocolate alemão. Não é assim, não é isso.
É um bolo americano, que tem como principais ingredientes chocolate (cacau), coco e nozes. A receita foi levada para o centro-oeste americano por imigrantes alemães, mas, atenção, não foi por isso que passou a chamar-se "german", o bolo recebeu este nome porque o seu criador tinha como sobrenome "German". Ora, o que aconteceu foi que com o passar do tempo as receitas passaram a omitir o apóstrofo e o "s", dando assim uma falsa dica sobre a origem deste bolo.

A primeira receita foi publicada em 1957 num jornal de Dallas, no entanto, foi em 1852 que Sam German criou a barra de chocolate escuro e suave para a "Baker`s chocolate company" e também foi nessa altura que a mesma companhia nomeou o chocolate de "“Baker’s German’s Sweet Chocolate.” em sua honra.



Eu achei que esta combinação de ingredientes estava perfeita para o Dia dos Pais. São sabores que por norma eles adoram e acho que é um excelente bolo de família. Posto isto, tratei de fazer uma versão saudável e, aproveitando que estava a trabalhar na receita, fiz também em versão vegan, ou seja, sem ovos nem lacticínios.


Agora tenho para vos dizer que estou um bocadinho triste. É que este ultimo, o que fotografei, não está tão bonito como o anterior.

A começar pelo recheio, fi-lo num dia á noite e só o usei no dia seguinte, também á noite. Já não estava com menos "luz", mais murcho do que devia estar no momento de ir para o meio do bolo.
Também  cobertura ficou mal espalhada. Tudo consequência de estar a fazer já em horas muito tardias, o sono a chegar, a pressa para arrumar a cozinha e poder ir descansar não deixou que fizesse as coisas como deve de ser.


Pior que isto só mesmo fotografar chocolate á noite, ou seja, sem luz natural😞 Só quem já o fez é que sabe o quanto difícil é. Um autentico desespero! Se focamos num lado, desfoca do outro; se iluminamos um lado, o outro fica preto. Eu devia ter deixado para fotografar o dia seguinte, mas como o recheio já estava "sem vida", preferi arriscar e fazer as fotos mesmo á noite.
Uma coisa é certa, é absolutamente delicioso, maravilhoso, fabuloso e outros tantos adjetivos sinónimos a estes!



Já sabem que compro o leite de coco de lata nas lojas minipreço, mas eu volto a repetir. É o único leite de coco em que abro a lata e o conteúdo não desilude, é tudo leite de coco, quando muito tem lá um restinho de água no fundo. Tudo que têm de fazer é ter a lata no frigorifico pelo menos um dia e não vão ficar desiludidos. São 400ml de leite de coco efetivamente por 1,69€.


Hoje vou deixar uma única dica na introdução. Tem que ver com a forma a usar. Eu fiz numa pequena, de 20cm de diâmetro. Se não tiverem uma forma deste tamanho, usem uma maior e façam apenas 2 camadas. Nesse caso podem optar por cobrir o bolo com o recheio. De resto, a receita original é assim, três camadas e com a cobertura idêntica ao recheio.


Vão precisar de:
Bolo
  • 420g de farinha de espelta
  • 80g de cacau
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 3/4 de colher de chá de sal
  • 120 ml de azeite
  • 1 a 2 colheres de sopa de água
  • 125g de iogurte natural (usei de soja)
  • 1 e 1/2 chávenas de ingrediente adoçante (usei xilitol e açúcar de cocô)
  • 400ml de café/descafeinado instantâneo* 
  • 1 colher de sopa de vinagre
* Podem fazer café ou descafeinado instantâneo forte ou diluir 2 cafés tipo bica de forma a fazer 400ml. Podem trocar por chá, água ou bebida vegetal a gosto.

Recheio
  • 400ml de leite de cocô sólido (devem ter a lata de coco no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
  • 150g de açúcar de cocô**
  • 90g de cocô ralado
  • 100g miolo de noz 
**Podem troca por uma chávena de 200ml de capacidade de açúcar mascavado.

Cobertura
  • 120ml de bebida vegetal
  • 100g de chocolate preto no mínimo 70% de cacau

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Bolo
  1. Pus o forno a aquecer a 175ºC. Forrei com papel vegetal e untei 1 forma de fundo amovível de 20cm de diâmetro.
  2. Numa tigela coloquei os ingredientes secos e misturei-os bem. Adicionei os ingredientes líquidos e misturei-os bem até obter uma massa fluida e homogénea.
  3. Dividi a massa em 3 partes iguais. Como só tenho uma forma desta medida, coloquei uma parte na forma e levei a assar 15 minutos, reservando as outras duas partes de massa. 
  4. Desformei e repeti o mesmo processo para as duas restantes porções de massa. Deixei arrefecer por completo.

Recheio
  1. Levei ao lume um tacho com o açúcar e o leite de coco. Em lume brando, deixei que fervesse 5 minutos. 
  2. Piquei as nozes. Adicionei-as ao caramelo formado, assim como o coco ralado. 
  3. Misturei bem e deixei no lume mais alguns minutos mexendo com frequência (vão obter uma pasta ligeiramente fluida, mas que vai endurecer ao arrefecer).


Cobertura
  1. Pus a bebida vegetal numa pequena tigela. Levei ao micro-ondas 1 minuto de forma a ficar bem quente, muito perto de entrar em fervura.
  2. Adicionei o chocolate partido ao leite quente, tapei e reservei, sem mexer, 5 minutos. Passado esse tempo misturei bem com batedor de varas manual até estar num creme fluido.
  3. Levei este creme de chocolate ao frigorifico 1 hora até estar bem firme.
  4. Retirei do frigorifico, passei para uma tigela maior e bati com a batedeira elétrica até ter uma pasta densa.

Montagem
  1. Dividi o recheio em duas partes e coloquei entre os dois primeiros "discos" de bolo.
  2. Em cima do último disco espalhei a cobertura fazendo pequenos movimentos circulares para criar efeito de pequenos remoinhos.


Tão bom...

1 Comentários

  1. Hmm, uma boa sugestão, mas não será o Dia do Pai, pelo menos p dia 19.. pq dia do pai é todos os dias e, assim q for possível, será festejado como deve ser, ou seja, em grande! Bjinhos e força!

    ResponderEliminar