Bolachas/ barritas de granola sem açúcar nem manteigas (saudável; vegan; fit)


Somos mega fãs destas bolachas, hoje em formato de barrita, ou seja, um bocadinho maiores e  mais retangulares do que é habitual.
Vou explicar rapidamente o que é esta receita. Faço a receita cá de casa de granola, receita essa que podem ver carregando AQUI, com uma proporção ligeiramente diferente na parte das tâmaras de forma a ficar com uma massa mais húmida, mais pasta, para que quando vai ao forno não se parta tudo como é suposto acontecer na granola.
 Depois é só esticar num tabuleiro, deixando a altura que é pretendida. Por exemplo, se quero fazer bolachas retangulares deixo uma altura de 3mm; se quero uma barrira num retângulo estreito faço com 5 mm. Qual é a principal diferença? É que uma bolacha já sabemos que não comemos só uma, por isso convém ser mais baixa e com menos quantidade. A barrita é suposto ser dose única, por isso ponho nela logo a quantidade ideal para um snack.



O conceito é o das famosas bolachas de aveia e banana, no fundo é isso que estamos a fazer, mas eu acho muito mais interessante usar tâmaras do que banana, embora já tenha feito esta receita com a banana. É que o valor nutricional das tâmaras nada tem que ver com a banana, só as fibras da tâmaras são uma mais valia para qualquer snack, sobremesa ou onde quer que as quisermos colocar, para não falar do potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia, pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente, que é o mesmo que dizer baixo índice glicémico, também associado á enorme quantidade de fibras.
Quando a isto juntamos os flocos de aveia e frutos secos na proporção certa, que não deve ser excessivo já que são muito calóricos, estas barritas ou bolachas, tal como a granola que faço com a mesma receita, são um excelente e delicioso snack.


Para dar um ar de graça e aquele miminho que qualquer bolacha ou barrita merece, pincelo com chocolate derretido. A seguir fica um vídeo de como é que faço este processo. A intenção é não usar muito chocolate, apenas "um cheirinho", e faze-lo de forma prática e sem desperdícios. Até uma criança pequena pode fazer este trabalho e acredito que vai gostar. Usando um pincel de silicone conseguimos dar um pequeno sabor a chocolate a todas estas barritas com, nada mais nada menos, 30g de chocolate. E usei o chocolate sem açúcar 70% cacau á venda nos supermercados Mercadona.



Antes de passar á receita, fica uma dica que faço para ficarem mesmo fantásticas e a parecer barritas embaladas. Eu trituro em farinha uma parte dos frutos secos, farinha bem fina quase a chegar a manteiga. Outra parte parto mais grosseiramente para se sentirem a comer. Essa parte que vai estar em farinha vai libertar facilmente gordura durante a assadura e as barritas vão ficar mais gostosas.


Outras receitas que poderão gostar:




Vão precisar de:
  • 250g de flocos de aveia
  • 80g de amêndoas*
  • 20g de nozes*
  • 20g de avelãs*
  • 200g de tâmaras secas
  • 1 colher de sopa de canela em pó (opcional)
  • 30g de chocolate preto 70% cacau sem açucar
*Podem usar os frutos secos oleaginosos que preferirem e em qualquer proporção que complete o total de 120g.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Descarocei  as tâmaras e hidratei em 200ml de água quente por 10 minutos. Triturei em puré com a varinha mágica (caso usem tâmaras correntes, escorram a água da demolha para um copo medidor, vejam a quantidade que retiraram e substituam por água limpa).
  2. Pré aqueci o forno a 160C. Forrei um tabuleiro grande com papel vegetal.
  3. Dividi os frutos secos ao meio. Metade piquei finamente no processador de alimentos e outra metade piquei grosseiramente com uma faca.
  4. Numa tigela misturei todos os ingredientes até formar uma massa tipo pasta.
  5. Espalhei a pasta no papel vegetal deixando cerca de 5mm de altura.
  6. Levei ao forno 20 minutos, retirei, parti em retângulos e devolvi ao forno mais 10 minutos. Deixei arrefecer.
  7. Pus o choclate a derreter em banho maria. Quando cremoso pincelei-o em metade das bolachas (ver video e dicas na introdução).









3 Comentários

  1. Espectacular, Sandra! Hei de fazer, assim como outras receitas tuas q já tenho apontadas :P Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Parabéns pelo blog! Adoro as sugestões que dá. Será que me podia dizer onde compra as tâmaras. O que é que considera tâmaras correntes? Beijinhos e muito sucesso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Muito obrigada! Fico muito feliz por saber que gosta das receitas.
      Em relação ás tâmaras, eu compro na frutaria da vila onde vivo. São vendidas avulso e encontro lá biológicas, ou tâmaras que são naturalmente colhidas e secas, sem qualquer adição. Considero correntes as que se vendem embaladas nos supermercado. Não têm nada de mal, também já comprei, apenas trazem uma pequena pelicula de glicose em volta para se conservarem. Como essa pelicula se dissolve na água, basta demolhar um pouco e desperdiçar a água.

      Eliminar