Trufas energéticas de 3 ingredientes (saudáveis; vegan; sem glúten; alto teor de fibras)





Em dia da mãe não houve grande vontade para preparar os lanches da semana. Na verdade a "preguiça" nem veio do facto de ser dia da mãe, mas sim da noite anterior ter sido muito, mesmo muito longa. O baile de finalistas de minha filha Camila foi no sábado, era suposto eu e o meu marido virmos para casa logo no final do jantar e irmos buscar a Camila ao "after party" sobre a madrugada.

A conversa estava boa, a companhia era excelente, algumas amigas mães de colegas da minha filha desde a pré escola estavam também presentes no jantar, e pronto, já se sabe, meter a conversa em dia, falar dos planos futuros para os nossos filhos, relembrar as inúmeras peripécias deles em mais pequenos, e lá foi o tempo passando. Quando demos conta já eram 2 da manhã, a musica já tinha subido de volume e os nossos filhos já mexiam o pé na pista de dança. Resumindo, acabei por me deitar às 5 da manhã, até porque a Camila quando chegou a casa ainda quis tomar banho para lavar o cabelo que estava "armado" e pouco confortável.


Noite curta deu lugar a dia de preguiça e acabaram por ser desta forma simples e deliciosa os bolinhos para as lancheiras destes primeiros dias da semana. Já sabem que acompanho sempre com fruta estes pequenos mimos dos nossos lanches fora de casa.
Estes têm uma caraterística muito importante: um elevado teor de fibras que têm como objetivo saciar-me e, ao mesmo tempo, "limpar" o organismo dos excessos do fim de semana.
Porque as tâmaras? Elas são uma fonte de energia de grande valor. São ricas em diversas vitaminas e minerais, açucar de baixo índice glicémico pela enorme quantidade de fibras. Contêm quantidades generosas de cálcio, ferro, fosforo, potássio, magnésio e zinco.


A farinha de coco, para além de livre de glúten e de baixo índice glicémico, é uma fonte poderosa de nutrientes para o nosso organismo. 
Riquíssima em fibras e até proteína, em cada 100g podemos encontrar 56g de fibra solúveis e 4g de fibras insolúveis. Isto explica a sua função extremamente importante na regularização do intestino e ainda garante saciedade por muito tempo.
Esta é de facto uma farinha muito usada por quem precisa de melhorar o funcionamento do intestino, como é o meu caso, também agrada a quem precisa de melhorar os índices de mau colesterol e ainda ajuda quem precisa de queimar gordura corporal, já que a sua alta concentração de fibras solúveis formam um gel no estomago que, não só promove a sensação de saciedade como já disse, também torna a libertação de glicose no sangue mais lenta, evitando os picos de insulina. É sem duvida uma das farinhas com menor índice glicémico, rica em triglicerídeos da cadeia média, que são metabolizados e rapidamente transformados em energia, não dando lugar a acumulação no tecido adiposo.



Antes de passar à receita gostava de fazer um alerta. Este tipo de bolas energéticas é para ser consumido com muita moderação. A pesar de saudáveis, são energéticas, logo, muito calóricas. É boa energia, sem dúvida, mas isso não significa que seja para comer à vontade, isso é sim sinonimo de moderação no consumo.


Vão precisar de:
  • 200g de tâmaras secas
  • 1 caneca (250ml no copo medidor de coco ralado
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de farinha de coco
  • Podem aromatizar com baunilha, canela, farinha de alfarroba ou raspas de laranja
Confeção:
  1. Pus as tâmaras a demolhar por 15 minutos em 200ml de água bem quente. Triturei (com a água) com a varinha magica até estar num creme macio. (Nota: se usarem tâmaras correntes, que têm uma pequena pelicula de glicose, escorram a água da demolha para um copo medidor, meçam e recoloquem a mesma quantidade de água limpa)
  2. Passei o creme de tâmaras para uma tigela e misturei os restantes ingredientes até ter uma massa muito densa.
  3. Fiz bolas com esta massa, passei por coco ralado e estão prontas. 

3 Comentários

  1. Excelente! Vou passar e fazer já no próximo fds, pois tenho uns quilinhos p perder e tenho q começar já antes q TODA a mh roupa comece a encolher ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha, acho que sofremos todas desse mal. Bem, eu ás vezes sofro do contrário, sobrar tecido na roupa é mais comum em mim. Mas pelo andar da carruagem acho que isso vai mudar.
      Boa noite!

      Eliminar
    2. Oh Sandra, quem me dera que a roupa me assentasse bem, quanto mais sobrar tecido, haha :) Mas ainda bem q não nos 'queixamos' tds do mesmo ;) Bjinhos!

      Eliminar