Risotto de abóbora e queijo cabra com ovo poche no micro-ondas (ou presunto)





Receitinha dos meus filhotes! Por um lado tenho o J. Pedro que quanto mais gosta de comer risotto mais quer aperfeiçoar a técnica e experimentar novos sabores; por outro lado está a Camila sempre á procura do lado prático de tudo. Tendo em conta que o J. Pedro é quase engenheiro, já em fase de tese, e a Camila é estudante de medicina, eu diria que é este perfil deles no que diz respeito á cozinha lhes assenta na perfeição. E lá foram os dois fazer este risoto. Ela tratou da parte da abóbora e do ovo, ambos feitos no micro-ondas, ele tratou do risotto em si. A mim coube-me fotografar e escrever tudo aqui no blogue.

Mais uma vez vou explicar e deixar um vídeo de como podem fazer puré de abobora fácil e rápido no micro-ondas. 
Muitos de vós implicam com o fazer receitas de abobora pelo trabalho que dá a preparar. Não tem de ser assim, eu cozo a abobora em poucos minutos no micro-ondas, é muito fácil e rápido, depois é só tirar a casca e triturar. Apesar de cozer no micro-ondas sem água, a abobora tem sempre uma certa percentagem de água que temos de escorrer. Nada difícil de fazer, é só colocar num passador e deixar escorrer durante a noite, ou, em alternativa, colocar num pano e espremer ligeiramente para que saia o tal excesso de água. Já a seguir têm um vídeo com todo o processo.




A Camila também fez os ovos poché no micro-ondas. É super rápido e ficam fantásticos, ainda melhores do que como faço habitualmente com a técnica da pelicula aderente ou da água em rodopio. No entanto, tenho um alerta para vos fazer. Como sabem os micro-ondas variam muito uns dos outros. O meu é velhote, tem tantos anos quantos eu tenho de casada (que são para lá de muitos, ahahah) e já não se consegue ler a potencia de cada posição, por isso não vos consigo dizer em que potencia fazemos os ovos. Por isto, aconselho fazerem um, retirarem para o prato, abrirem, verem se está bem, ao vosso gosto, e quando tiverem mais certinho o tempo que precisam para que os vossos ovos fiquem no ponto, guardem isso na vossa memória e repitam muitas e muitas vezes. Terão um vídeo antes da descrição de ingredientes com o processo do ovo.


Este é um prato simples de confeção, mas sofisticado no sabor. Para isso usei um bom queijo de cabra curado português, feito com leite português, o Queijo Quinta do Olival Curado Barrado da Santiago, um queijo curado apimentado, produzido através de leite nacional de cabra. A sua cura torna-o num queijo de aroma e sabor fortes, fantástico para saborear e para utilizar em pratos como este que habitualmente pedem o também forte queijo parmesão.


Muitas e muitas vezes perguntam-me que tipo de queijo pode substituir o parmesão no risotto e até em outros pratos. Um bom substituto é sempre um queijo que não faça muito "fios" como é o caso do mozarela. Será sempre um queijo curado, não amanteigado, que possam ralar facilmente.

Eu tenho feito risotto com queijo cremoso, mas, atenção, queijo cremoso não é queijo creme, é queijo "tradicional", vamos chamar "normal", que compramos já no estado cremoso, ou seja, já vem derretido. Naturalmente que se já vem derretido e no estado cremoso não vai fazer os tais "fios" característicos de, por exemplo, uma pizza.


Como vêm é possível fazer um risotto cremoso sem manteiga. Eu nunca coloco manteiga nos meus risotos e são dos pratos mais apreciados pelos meus convidados. Não tenho nada contra a manteiga a não ser o valor calórico ser enormíssimo e completamente desnecessário em tantas e tantas situações, Esta é apenas uma delas.

Hoje a descrição da receita não será na primeira pessoa como é habitual, já que eu estive apenas a dar apoio, os chefes foram o J. Pedro e a Camila😁

Como fazer o ovo poche no micro-ondas, tudo em 1 minuto:


Como fazer puré de abobora fácil e rápido no micro-ondas:




Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de chá de alho granulado ou 2 dentes de alho picados
  • 1 e 1/4 de arroz arbóreo (arroz para risotto)
  • 120ml de vinho branco (opcional; podem usar cerveja ou apenas água)
  • 1/2 colher de chá de manjericão, tomilho, gengibre, noz moscada, sal e pimenta (secos)
  • 120g de puré de abobora (cerca de 300g de abobora pesada com casca sem sementes)
  • 150g de Queijo Quinta do Olival Curado Barrado Santiago  ralado (queijo de cabra curado)
  • 4 ovos ou 4 fatias de presunto
Confeção:
  1. Começar por preparar o puré de abóbora. Cortar a abobora em cubos (sem descascar), colocar numa tigela, tapar com pelicula aderente e levar ao micro-ondas 10 minutos. Deixar arrefecer um pouco e retirar a casca. Triturar com a varinha magica até estar num creme. Passar para um passador de rede e deixar escorrer o excesso de água. Pressionar ou mexer ocasionalmente o puré para que a água sai mais rapidamente.  (Vídeo explicativo na introdução. No vídeo foi feito o dobro da quantidade pedida nesta receita).
  2. Num tacho largo refogar a cebola com o azeite. Adicionar alho e de seguida o arroz. Regar com o vinho de deixar cozinhar até todo o liquido se evaporar. Temperar com as ervas aromáticas e condimentos.
  3. Acrescentar 1 chávena de água, envolver e deixar cozinhar, em lume médio e mexendo ocasionalmente, até todo o liquido se evaporar. Quando o arroz estiver sem caldo, juntar mais água, agora 1/2 chávena de cada vez, até um total de 2 e 1/2 chávenas. Quando o arroz der sinais de estar a ficar cozido e restar a ultima 1/2 chávena de água para adicionar, colocar o puré de abobora.
  4. Quando o arroz voltar a ficar sem liquido e estiver bem cozido, retirar do lume e adicionar o queijo ralado. Envolver cuidadosamente.
  5. Preparar os ovos. Colocar água num copo até meio (cerca de 100ml de água num copo de 200ml de capacidade. Abrir o ovo para a água. Levar ao micro-ondas 30 segundos na potencia máxima. Retirar de imediato da água.
  6. Servir de imediato com os ovos, mais queijo e salsa picada. 

Bom apetite!



0 Comentários