É uma combinação batida aqui no blogue, a mesma técnica no que diz respeito ao tratamento dos espinafres neste tipo de receitas, eu não salteio nem cozo os espinafres, apenas os parto em pedaços, e uma massa também já conhecida, já que é exatamente igual á que fiz para o strudel de maça. apenas retirei o ingrediente adoçante.
Não há, por isso, novidades nesta receita. Antes de vos dar algumas dicas de substituição de ingredientes gostava de salientar um assunto que já outras vezes abordei aqui no blogue e que vale a pena recordar. O requeijão é um alimento muito popular entre os desportistas e também recomendado a quem está em perda de peso. Isto não é por acaso, claro, em 100g de requeijão há 12g de proteína, mas não é uma proteína qualquer, é a caseína, uma proteína de absorção lenta. É um alimento rico nutricionalmente, no entanto, pouco calórico devido ao baixo teor de gordura em relação ao queijo.
Se está de dieta ou apenas se preocupa com a sua linha, escolha as versões magras. Eu faço isso e hoje, mais uma vez, fiz esta receita com requeijão rico em proteína Saloio, grupo Queijos Santiago
Em relação aos ingredientes que podem ser substituídos, começando na massa, sei que ainda há algumas dificuldades em encontrar farinha de espelta. Se não tiverem, como devem substituir?
Neste tipo de massa eu não recomendo a substituição integral da farinha de espelta pela de aveia. A razão é muito simples. Estas massas requerem alguma elasticidade que a farinha de aveia não tem. Na realidade requerem a elasticidade que só a farinha de trigo tem. O que vai acontecer se usarem farinhas alternativas a estas duas que têm maior elasticidade, espelta e trigo, é que vão ter mais altura de massa, não vão conseguir uma massa tão bem esticada como vêm nas fotos. Ora, na minha opinião não vale a pena estar a escolher uma farinha mais rica nutricionalmente se depois vão ter mais quantidade dela por fatia. Se há mais farinha, seja mais rica nutricionalmente ou não, há mais calorias.
Assim sendo, se não encontrarem farinha de espelta, façam uma mistura com aveia e trigo de forma a garantirem a elasticidade da vossa massa e assim conseguirem um rolo fino. Essa mistura basta ter 30 a 40% de farinha de trigo para ficar boa.
O iogurte pode ser clássico, grego ou vegetal. O fermento a que me refiro é o fermento para bolos, ou seja, esta massa não é levedada.
Em relação ao recheio, podem substituir os espinafres por outros legumes cozidos e partidos. Fica bem com brócolos, com ervilhas, cenoura ralada salteada com alho francês, etc. Usem a vossa imaginação, acrescentem frutos secos, tomate seco, enfim, o que quiserem com o cuidado de não usar alimentos que vão largar água durante a assadura e estragar não só o recheio como a massa exterior.
Outras receitas que poderão gostar:
Vão precisar de:
Massa
- 240g de farinha de espelta*
- 1 colher de chá de fermento
- 1 pitada de sal
- 125g de iogurte natural (1 pote)
- 3 colheres de sopa de azeite
Recheio
- 2 requeijões natural rico em proteína saloio grupo Santiago(340g)
- 150g de queijo ralado
- 1 ovo + 1 para pincelar
- 150g de espinafres baby
*Dicas para substituição na introdução.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Para o recheio, numa tigela misturei os requeijões, o queijo ralado, o ovo e os espinafres cortados até formar uma espécie de massa.
- Para a massa, coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e pulsei até formar uma bola de massa (caso fique em "crumble", adicionem uma colher de sopa de água com o processador em andamento até formar uma bola de massa).
- Passei a bola de massa para uma folha de papel vegetal. Estiquei com o rolo da massa até formar um grande retângulo.
- Ao centro, marquei um retângulo no sentido do comprimento, com o cuidado de apenas marcar, não cortar. Nos lados desse retângulo interior cortei tiras iguais. Retirei as primeiras tiras das duas larguras de forma a ter uma tira nas pontas do retângulo interior (ver fotos abaixo)
- Preenchi o retângulo interior com o preparado de requeijão.
- Virei a tira do retângulo interior para dentro. Pegando em uma tira de massa cortada de cada lado, entrancei-as, uma a uma de cada lado.
- Pincelei com ovo batido, polvilhei com sementes de sésamo e levei ao forno 25 minutos.
Bom apetite!
0 Comentários