Aqui está a obra prima do meu filho mais velho que alguns dos que me vão ler viram nas historias das redes sociais Facebook e Instagram. O J. Pedro investiu toda a tarde do passado domingo a fazer estes donuts, por isso, tenham atenção, está aqui qualquer coisa de especial!!!!!!!!
A Camila tinha pedido para fazer sobremesa. Queria ser ela mesmo a fazer a receita. veio aqui ao blogue da mãe, pesquisou, elaborou uma ideia, escreveu tudo numa folha, tal e qual como eu faço, e mostrou-me. "O que achas mamã?" A minha resposta foi obvia: estava perfeito, iria resultar com certeza, a combinação que ela elaborou estava excelente. Essa é uma receita que vão ver num post á frente, porque aqui está a do J. Pedro, o mais velho.
Pois o J. Pedro, nos seus 22 anos e 5º ano de faculdade, ouviu isto e veio dizer-me que também queria uma receita para ele fazer. "Uma receita de quê, filho?"_ perguntei-lhe eu. "Uma coisa fácil que dê nas vistas" foi a resposta. É para rir, não acham?
Depois de alguns minutos de uma conversa no mínimo divertida sobre o que é que é fácil e dá nas vistas, resolveu que ia fazer donuts.
Agora vem a parte boa, é que eu aproveitei-me da situação e dei-lhe para ele testar uma receita que tinha elaborado de donuts de manteiga de amendoim. Mais importante que essa receita, até porque é muito básica, era fazer um ultimo teste ao que já ando a fazer há algum tempo de substituição de chocolate branco em coberturas.
Um produto com que tenho andado a trabalhar é leite em pó desnatado. Já fiz varias experiencias com este produto, em breve partilharei alguns resultados. Antes de passar a explicar o porquê deste produto, deixem-me só explicar que leite em pó desnatado (ou normal) a que me refiro não é leite em pó para os bebés, é leite em pó que encontram há venda nos supermercados junto ao leite de vaca, ás natas e outros subprodutos do leite.
O leite em pó é um substituto da proteína whey. A proteína whey é um subproduto da produção de queijo e está presente no leite, constituindo cerca de 20% da sua proteína total. sendo os restantes 80% constituídos por caseína.
O soro do leite é o resíduo que resulta da coagulação do leite durante o fabrico do queijo. Um aparte, é com ele que é feito o requeijão português, portanto, o requeijão resulta da coagulação do soro do leite por ação do calor.
As proteínas do soro do leite, também conhecidas por whey protein, são extraídas durante o processo de fabrico de queijo. Resumidamente, quando o ph do leite é alterado para o fabrico do queijo, a caseína coalha e separa-se do soro. O soro é coletado e passa por vários processos, que vão posteriormente determinar a qualidade da whey protein extraída.
Durante estes processos a gordura e a lactose são filtradas o que resulta num produto final lowfat e lowcarb e muito concentrado de proteína. Durante esta filtração há compostos que se perdem, são eles minerais e vitaminas, assim como a lactose, ficando a proteína mais concentrada como já disse.
Depois, para que fique seca tal e qual como é comercializada, é feita uma secagem a baixa temperatura para que a proteína não desnature.
Resumindo isto tudo, a proteína whey consumida pelos desportistas resulta do desenvolvimento de novos alimentos enriquecidos com as proteínas do soro, com o intuito de facilitar o consumo e melhorar a eficácia.
O leite em pó desnatado é um bom substituto da proteína whey. Ele tem cerca de 33 gramas de proteína por 100g, fornece ao organismo nutrientes vários que á proteína whey são retirados, é mais económico e excelente para quando se está saturado das proteínas artificias.
Como já disse, eu tenho vindo a trabalhar neste produto no sentido de lhe dar o melhor uso nas sobremesas. Hoje apresento-vos um chocolate branco "falso" feito precisamente que o leite em pó.
Não podia ser mais fácil, tudo tem que ver com a concentração desejada. Neste caso eu queria um creme, por isso misturei igual quantidade de leite em pó e água. Adicionei apenas 10ml de sumo de limão, são 2 colheres de chá, e adocei a gosto. Depois de colocado como cobertura ele vai secar e fica tal e qual como se de uma cobertura de chocolate branco se tratasse.
Vão precisar de:
(serve 6)
- 140g de farinha de espelta*
- 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
- 1 colher de chá de fermento
- 6 colhes de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
- 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim + 1 colheres de sopa para a decoração
- 150ml de leite ou bebida vegetal
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/4 de colher de chá de sal
* ou 1 chávena de 250ml de farinha de aveia.
Cobertura
- 50g de leite em pó desnatado
- 10ml de sumo de limão
- 50ml de água fria
- 1 colher de sobremesa de xilitol
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Pré aquecer o forno a 170ºC. Não precisei de untar as formas já que usei de silicone, se usarem regulares terão que untar.
- Numa tijela misturar os ingredientes secos. Adicionar os líquidos, leite aos poucos e de acordo com a necessidade, e envolver bem. (Vão obter uma massa densa, que escorre com dificuldade.)
- Colocar a massa na forma de donuts sem encher.
- Levar ao forno durante 15 minutos. Deixar arrefecer por completo antes de desformar.
Cobertura de falso chocolate branco
- Numa tacinha colocar o leite em pó, sumo de limão, a água e xilitol. Misturar bem até fazer um creme fluido e sem grumos, idêntico a chocolate branco fundido.
- Deformar os donuts e "mergulha-los" no creme até meio. Passar para um prato virados do lado sem cobertura. Deixar "secar" 1 hora antes de decorar.
Tão bom…
0 Comentários