Bolo (mousse) de chocolate com 3 ingredientes (sem farinha; sem manteiga nem óleo; saudável; paleo)




[Estava eu de férias, véspera de 25 de Abril, chovia a potes lá fora, e fui fazer um bolinho de chocolate simples para a sobremesa (já que a panna cotta de limão do dia anterior evaporou…). Resolvi colocar uma foto nas redes sociais instagram e facebook e...lá se foram as férias!!!!! Cá vai mais uma noite, supostamente de ferias, a escrever receitas. Não irei conseguir responder a todas as mensagens que me estão a chegar, o canto inferior direito do meu portátil não para de piscar, desejo apenas que que experimentem e gostem do bolo.]



Muito populares na blogosfera, os bolos de chocolate sem farinha são sempre muito procurados por quem está dieta. Nem sempre entendo isso muito bem, já que em 99,9% das receitas não consta farinha mas consta enormes quantidades manteiga, óleo ou chocolate. Basicamente retiram na farinha mas "enfiam" as calorias na gordura. Eu não consigo compreender isto. Energia é energia, venha ela donde vier, se é mais, dá lugar a gordura acumulada.

Este meu bolo não é inocente, não senhor, mas acreditem que dei o meu melhor para que fosse o menos calórico possível.









Vejamos. Grande parte dos bolos de chocolate, em especial os sem farinha, têm, como já disse, uma boa quantidade de manteiga ou óleo de coco. As receitas que reduzem esta quantidade aumentam a de chocolate em tablete, ou seja, colocam a gordura na mesma. Já alguma vez se perguntaram porque é que o chocolate preto sem açucar é tão ou mais calórico que o chocolate de leite? A resposta é simples, é porque têm uma grande percentagem de pasta de cacau que, num bom chocolate, ronda os 70%.

Ora, o que é pasta de cacau? É um excelente produto! Os grãos de cacau são torrados e moídos de forma a ficarem em pasta e, desta forma, preservam toda a gordura saudável do cacau e todos os bons nutrientes.

Então, como é que se faz chocolate e porque é que ele é tão calórico? Um bom chocolate, vou repetir, um bom chocolate, é feito com apenas 3 ingredientes, embora haja mais 2 muito comuns e que são perfeitamente aceitáveis. À pasta de cacau, composta por manteiga de cacau e cacau em pó (resultado da tal moagem dos grãos torrados), é misturado mais manteiga de cacau e açúcar. A percentagem que vemos nas embalagens indica a quantidade de cacau em pó que tem e que está na pasta de cacau. Assim sendo, bons chocolates têm 3 ingredientes: pasta de cacau, manteiga de cacau e açucar. Grande parte dos que estão no mercado bem referenciados também têm uma pequeníssima percentagem de lecitina de soja ou girassol e aroma de baunilha natural, nada que incomode ou estrague a qualidade do chocolate.

 Isto é tudo muito lindo e muito bom, é verdade, mas é calórico, muito calórico, já que a manteiga de cacau é muitíssimo calórica, saudável, sem duvida, mas calórica.





Voltando agora ao meu bolo e aos demais por esta internet fora, eu achei, como de resto é costume, que o chocolate já tem gordura que chegue, pelo que o meu bolo não precisava de mais. Para melhorar a performance do chocolate usei ÁGUA. Sim, a água pode substituir óleo e manteiga e não é só nos bolos, também podem, por exemplo, refogar cebola para os cozinhados em água.

Estudei e encontrei um equilíbrio entre uma tablete de chocolate e um numero de ovos que fizesse um bolo saboroso. Depois tive de acertar a sua doçura. Como usei chocolate amargo e sem açucar precisei de 4 colheres de sopa para o adoçar. Nada mais que isto.




Antes de passar à receita gostava apenas de vos fazer entender como é que se faz este tipo de bolos e até talvez aí em casa possam elaborar um. O recheio duma quiche é feito de ovos batidos, certo? Há quem acrescente natas, eu gosto de fazer com requeijão, mas há sempre ovos batidos. Também fazemos ovos mexidos e eles ficam rijos. Este é o principio usado neste tipo de bolos, uma espécie de "ovos doces".




Vão precisar de:
  • 200g de chocolate preto (usei 70% cacau e sem açucar)
  • 60ml de água 
  • 6 ovos (usei classe L)
  • 3 a 5* colheres de sopa ingrediente adoçante que prefiram (usei açucar de coco; podem usar mascavado, brown sugar, mel, agave, stevia, …)
*esta quantidade é dependente do chocolate que usarem; provem a vossa massa no fim para ver se está ao vosso gosto

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus o chocolate a derreter em banho maria.
  2. Untei e forrei o interior duma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Forrei o exterior da forma com folha de alumínio para que não entre água na cozedura (ver foto abaixo). Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  3. Quando o chocolate ficou cremoso juntei a água e misturei bem até ter um creme macio. Reservei enquanto bati os ovos.
  4. Numa tigela bati os ovos com a batedeira elétrica na potencia máxima durante 3 minutos até estarem muito espumosos e volumoso. Adicionei o açucar e continuei a bater por mais 1 minuto até ficarem mais cremosos.
  5. Envolvi cuidadosamente 10 colheres de sopa de ovos batidos no chocolate derretido. Quando já estavam incorporados, envolvi mais 5 colheres de sopa, sempre cuidadosamente e sem bater. Finalmente envolvi esta mistura em todo o restante de ovos batidos, sempre sem bater, apenas envolvendo levemente.
  6. Verti a massa obtida na forma preparada, coloquei-a dentro dum tabuleiro, coloquei água fervente no tabuleiro até chegar a cerca do meio da forma e levei ao forno de imediato por 35 minutos. Os primeiros 5 minutos a 200ºC, depois baixei para 180ºC para os restantes 30 minutos (espetem um palito para ver se está pronto, deve sair limpo embora húmido; o bolo cresce muito durante a cozedura e baixa logo que sai do forno).
  7. Retirei de imediato da água, retirei a folha de alumino e desformei para arrefecer (se tiverem uma grade para arrefecimento de bolos é o ideal).
  8. Decorei com cacau em pó puro, noz pecan picada e bagas de goji.



 Tão simples, tão bom!


4 Comentários

  1. Respostas
    1. Vai gostar com certeza, é mesmo delicioso.
      Bom final de semana

      Eliminar
  2. Verdade, parece uma mousse enformada :) Bjinho e bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é não me tinha lembrado disso . Mas olhe que hoje (deixei destapado) já está mais textura de bolo.
      Bom fim de semana

      Eliminar