Este bolo vegano, sem manteiga nem ovos, é uma verdadeira tentação!...O creme de abacate e cacau que o envolve, por dentro e por fora, confere-lhe uma textura cremosa e sedosa difícil de resistir. É leve, carregado de sabor a chocolate e com gorduras saudáveis.
Porque é que me prende tanto a atenção os bolos vegans, se eles utilizam muito daquilo que eu evito (farinha, açúcar, óleos)? Porque normalmente são muito práticos de fazer e como não levam ovos, não é necessário bater claras em castelo.
Na confeção deste bolo usei adoçante para substituir algum açúcar. A receita original tinha uma quantidade grande de açúcar de pasteleiro no creme da cobertura. Tive algum receio de substituir por mel, pois iria alterar a consistência, visto serem densidades diferentes e não ir ao lume. Optei então pelo adoçante e explico como devem fazer este tipo de troca.
Vão precisar de:
- 3 canecas de farinha (usei 2 de trigo integral e 1 de aveia, mas podem fazer com a que quiserem)
- 5 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 abacate maduro descascado e esmagado
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 canecas de água
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 300g de açúcar mascavado (ou 2 canecas)*
É sempre assim que devem fazer a substituição de açúcar para adoçante em pó: o espaço que ocupa é o mesmo e podem medir dessa forma; se for ao peso terão de fazer as contas em relação ao vosso adoçante. Por exemplo, o meu é canderel stevia e 0,5 g de adoçante corresponde a 3g de açúcar. Nesta receita teria de colocar 50g. Parece pouco mas o adoçante é mesmo muito leve. Eu usei adoçante só no creme para a cobertura.
Creme para cobertura e recheio:
- 2 abacates maduros
- 5 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 canecas de adoçante (ou de açúcar de pasteleiro)
Confeção:
Forrei e untei uma forma redonda. Liguei o forno a 180ºC.
Numa tigela misturei a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.
Noutra tigela, esmaguei o abacate com um garfo e juntei-lhe o azeite, o vinagre, a água e o açúcar. Misturei bem.
Adicionei a mistura de abacate á de farinha e misturei tudo muito bem. (não se podem esquecer do bicarbonato e do vinagre; são eles que vão reagir por ação do calor e fazer o bolo crescer; digamos que fazem as vezes dos ovos ou das claras).
Verti a mistura para a forma e levei ao forno 35 minutos (verificar com o palito para ver se está cozido).
Entretanto fiz o creme. Coloquei os ingredientes num copo alto e bati com a varinha mágica até ter um creme liso e denso.
Com a ajuda da "seringa" de cozinha ou saco de pasteleiro, introduzi creme dentro do bolo, pelos lados e por cima. Não tenham receio de o bolo ficar furado pelo bico da seringa, vai ficar tapado pela cobertura.
Nota: é um bolo muito húmido e difícil de abrir ao meio para rechear normalmente. Se quiserem podem dividir a massa e fazer 2 bolos para sobrepor um pelo outro. Desta forma poderão rechear como é habitual.
A minha doce tentação...