Este é outro gelado de eleição cá em casa. Faço imensas vezes, por norma na versão vegan com leite de coco sólido em vez do iogurte grego que aqui usei. O sabor muda ligeiramente, nada de significativo, embora eu prefira a versão leite de coco.
É um gelado simples, quantidade que serve toda a família, tem a particularidade de não precisarem de processador de alimentos.
Não tem qualquer tipo de açúcar, ainda assim, convém provarem no fim de pronto e verem se está ao vosso gosto em termos de doçura. Isto é valido para quem faça com iogurte grego como eu fiz neste dia, para quem opte pelo leite de coco não precisa desta preocupação.
Dicas para esta receita:
Hoje vou começar por falar da confeção em vez dos ingredientes que ficará para depois. Muito importante neste gelado é não estar dias e dias no congelador, é gelado que, para se manter cremoso e sem cristais de gelo deve ser feito num dia para consumir no outro, o mais tarde dois dias depois. Perde qualidade com o tempo.
O que fazer para contrariar isto? Para este gelado durar mais sem perder qualidade devem usar banana congelada em vez de banana fresca. A confeção também muda a ordem, primeiro envolvem o caramelo de tâmaras no iogurte, depois trituram a banana no processador e só no fim a envolvem na mistura de iogurte.
Os ingredientes depois de preparados devem ser envolvidos e não batidos. Com isto quero dizer que, depois de triturar a banana, as tâmaras e, caso usem leite de coco, batê-lo em chantilly, devem envolver suavemente tudo.
Em relação aos ingredientes:
- O iogurte grego deve ser pleno, ou seja, a versão magro/light não é aconselhada. Podem trocar por leite de coco sólido como já referi.
- Caso optem pelo leite de coco devem terá lata no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte solida se separe da líquida. Retirem com cuidado a parte sólida da vossa lata e batam com a batedeira em chantilly. É muito importante que não tentem aproveitar partes brancas que estejam agarradas ao líquido, isso vai estragar o vosso chantilly que não vai ficar firme.
- As bananas, que já sei que me vão perguntar se podem trocar porque não gostam do seu sabor nas sobremesas, podem ser trocadas por leite condensado. Não há no mercado leite condensado sem açúcar, por isso podem optar por uma versão saudável feita em casa. Eu faço duas diferentes, uma com leite de coco que podem ver carregando→ aqui, e outra com leite em pó. Para fazerem com leite em pó é exatamente o mesmo que o meu "falso chocolate branco" só que mais diluído. A receita podem ver carregando→ aqui e a diluição certa para leite condensado é de 150g de leite em pó para 250ml de água e 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante.
- As tâmaras não têm substituição, são elas a essência deste gelado, é com elas que faço caramelo desde há 4 anos. Tenho outras receitas de caramelo aqui no blogue feitas com açúcar de coco, ainda assim, acho que este é o que se adapta melhor a este gelado, a este conceito de gelado livre de açúcar.
- A manteiga de amendoim que faz com que o caramelo tenha o seu sabor mais "salgado" pode ser substituída por qualquer outra manteiga de frutos secos oleaginosos ou de sementes. O tahini fica aqui lindamente. Caso não tenham nenhuma delas podem omitir e adicionar uma pitada de sal.
Outras receitas de gelado que poderão gostar:
Vão precisar de:
(serve 8 gelados)
- 200g de tâmaras secas
- 100ml de leite ou bebida vegetal
- 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
- 2 bananas grandes maduras
- 400g de iogurte grego natural pleno (não light) (ou leite de coco sólido para versão vegan)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Comecei por demolhar as tâmaras em água quente abundante por 15 minutos. Escorri bem a água da demolha, adicionei o leite e triturei com a varinha magica até estar numa pasta. Acrescentei a manteiga de amendoim e voltei a triturar agora apenas para misturar.
- Triturei as bananas em creme.
- Numa tigela envolvi o iogurte grego com o creme de banana. Adicionei a pasta de tâmaras reservando 3 colheres de sopa para o final.
- Verti o preparado num recipiente de ir ao congelador e dispus pequenas quantidades do caramelo reservado por cima (cerca de 1 colher de café). Com um palito espalhei e afundei ligeiramente o caramelo.
- Levei ao congelador 8 horas. Retirei para o frigorifico 30 minutos antes de servir.
0 Comentários