Bolo gelado de chocolate (saudável; sem açucar; sem glúten)




A parte de bolo é uma delicia e facílimo de fazer, já para não falar dos fantásticos ingredientes que a compõe. De facto, tenho falado aqui no blogue tantas vezes deles que me sinto repetitiva e hoje vou passar á frente e falar apenas do resultado final. A grande característica do bolo que faz parte deste gelado é que não vai gelar e, assim que colocarem o vosso gelado á temperatura ambiente ou no frigorifico para posteriormente ser servido, ele fica como quando foi feito. Tudo isto graças á composição da farinha de coco que usei.




Já o gelado em si, quero começar por vos chamar á atenção que devem evitar tanto quanto possível a água da lata de coco, sobe o risco de vos aparecerem cristais de gelo no gelado. Este também não é um gelado cremoso, é apenas um gelado normal.


Como sabem, os nossos congeladores domésticos não estão a temperatura adequada a gelados, o que significa que temos de os retirar para o frigorifico algum tempo antes de ser servido. Também não é aconselhável ter este tipo de gelado congelado muito tempo, eles perdem qualidade. Só gelados como muitos dos que compramos, com grande percentagem de gordura vinda das natas e açucar, ou gelados feitos em maquina própria, conseguem estar algum tempo nos nossos congeladores sem perderem qualidade.




Pormenores para melhorar os nossos gelados domésticos sem usar máquina resumem-se a evitar água ou ingredientes que tenham água e contacto com o ar. Por exemplo, se usarmos frutas inteiras, devemos secá-las bem depois de lavar; se usarmos frutas trituradas, devemos congela-las antes e triturar já congeladas para que não larguem sumo. Também é sempre bom tapar bem o recipiente do gelado com pelicula aderente, que deve estar mesmo a colar ao gelado, não só melhora a qualidade do gelado, como evita que algum "odor" de outros alimentos do congelador passem para o gelado.
De resto, é apenas saborear em dias quentes.

Vão precisar de:
Base de bolo
  • 3 bananas médias (cerca de 330g)
  • 2/3 de caneca (160ml no copo medidor) de farinha de coco*
  • 3 colheres de sopa de cacau ou farinha de alfarroba
*Alternativa que recomendo é farinha de amêndoa na quantidade de 2 canecas (480 a 500ml no copo medidor). Os flocos de aveia também é possível, na mesma quantidade que farinha de amêndoa, mas terão de acrescentar alguma "gordura", por exemplo óleo de coco ou manteiga (2 colheres de sopa)

Gelado**
  • 400g (1 lata) de leite de coco que deve estar no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida (vão usar só a sólida que tiverem na lata)
  • 8 a 10 colheres de sopa de iogurte grego natural ou outro iogurte que prefiram***
  • sumo de 1 lima ou 2ml aroma de baunilha ou ainda 25ml dum licor que gostem
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (mel, agave, geleias/ xaropes adoçantes; usei stevia liquido)
  • 50g de chocolate preto (usei 70% cacau) picado grosseiramente com uma faca
Cobertura/decoração (molho de chocolate):
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (usei stevia liquido)
  • 10g de chocolate picado para decorar
**Se não quiserem fazer o gelado, hoje em dia já existe á venda gelados bastante aceitáveis com baixo teor de açucar. Podem usar para fazer esta camada.
***Se usarem o iogurte grego light o gelado tem tendência a ficar mais "gelo" (eu usei).

Nota: Antes de passar á confeção, uma nota para os dizer que as fotos foram tiradas apenas 30 minutos depois do gelado ter passado para o frigorifico, já que demoro sempre um bocadinho a fotografar e fi-lo antes da nossa refeição. Como vêm a parte do bolo fica imediatamente "descongelada", só o gelado demora um pouco mais a chegar à textura ideal (1 hora no frigorifico como vão ver em baixo na descrição).

Confeção:
Comecei por fazer a base. Triturei as bananas com a varinha mágica até estar em completamente em creme. Juntei o cacau e depois a farinha de coco. Formei uma pasta.
Preenchi a base duma forma de silicone com esta pasta (massa). Se não tiverem forma de silicone podem forra com papel vegetal uma forma normal. Reservei no frigorifico enquanto fiz a camada de gelado.

Para o gelado retirei da lata de leite de coco apenas a parte sólida. (É mesmo importante evitar a água da lata.) A minha lata tinha 120ml de água. Foi essa quantidade que usei de iogurte grego para completar a receita. Medi 120ml de iogurte grego num copo medidor.
Misturei numa tigela o leite de coco, o iogurte, o sumo de lima e o adoçante. Triturei bem tudo com a varinha mágica. Podem usar o vosso processador de alimentos ou uma batedeira.
Parti o chocolate e juntei. Triturei apenas para misturar.
Verti sobre a base, tapei cuidadosamente com película aderente e levei ao congelador por 5 horas.



Para o molho de chocolate, derreti o óleo no microondas e misturei o cacau e o adoçante.
Servi com o molho de chocolate e mais 10g de chocolate picado.
Caso o vosso gelado fique mais horas no congelador, retirem 1 a 1 e meia hora antes de servir para o frigorifico.

Tão bom...


1 Comentários