Gelado de iogurte e doce de framboesa (ou morango) e chia (saudável)




"Saudades de comer gelados!"
 Foi esta a exclamação dos meus filhos perante estes dias de verão sem calor. "Ó mamã, eu sei que não está calor, mas será podemos comer um gelado na mesma?". Esta foi a pergunta do J. Pedro, o meu filho mais velho, que, apesar de estar em época de exames, tem estado por casa a estudar. Mais exatamente , é um cá e lá de Lisboa para Aveiro.

Eu tinha pudim de chia e framboesas feito e resolvi fazer gelado com ele. A quantidade era pequena e só daria para uma ou duas taças de pequeno almoço, no entanto, se fosse para gelado, daria para mais.
 Um dos gelados que os meus filhos mais gostavam em pequenos era o Perna de Pau. Quem não gosta dum Perna de Pau? É impossível não gostar e acho que é esse o principal motivo desse gelado estar a atravessar gerações. Já havia quando eu era nova e também eu e as minhas irmãs adorávamos.
Com o que tinha tentei dar esse sabor ao meu gelado. E não é que consegui!?

O J. Pedro é um rapaz enorme. Nos seus quase 22 anos, um homem portanto, muito de altura e de estrutura, barba quase sempre por cortar, tem muitas expressões de autêntica criança. Ás vezes dou por mim a rir sozinha com coisas que ele diz e me fazem lembrar quando ele era pequeno, continua na mesma.


Estava eu na cozinha a preparar estes gelados para fotografar, ele chega lá, olha por cima da minha cabeça (o que é fácil já que é bem mais alto que eu😉) e diz-me em tom de voz alto: "Olha um Perna de Pau!!!! Fizeste mamã? Posso tirar?"
Claro que a resposta foi um claro "Não!!!". Ele até já sabe que não se pode tocar em nada antes de fotografar, nem sei de onde veio a pergunta. Mas…, se olharem para a foto estão lá 5 gelados e não os 6 que fiz. Pois é, eu dei mesmo um gelado ao J. Pedro antes de fotografar tal era o entusiasmo dele, um autentica criança em ponto grande a babar-se para um gelado.


Não sei se chame receita, acho que é apenas uma forma de fazer gelado. A realidade é que só o doce requer confeção. E é dessa confeção que falta aqui falar. Eu fiz com framboesas, as maravilhosas framboesas da Quinta do Antão, mas podem fazer com morangos ou qualquer outro fruto. É provável que a quantidade que vos dou seja demasiado, tudo vai depender do tamanho dos vossos copos de gelado.
Podem usar qualquer ingrediente adoçante, no entanto, não recomendo o açucar de coco. Já experimentei e os doces ficam escuros, perdem completamente o sabor da fruta que têm. Sugiro o uso de mel, agave ou stevia,  erythritol, xilitol para versões fit.



Quanto ao iogurte, não aconselho uso de iogurte 0% matéria gorda, sobe o risco de criar cristais de gelo. Eu usei com 3% matéria gorda. É muito pouco, mas o suficiente para criar a textura perfeita.
Como qualquer gelado, demasiado tempo no congelador prejudica o seu sabor, assim como o próprio recipiente em que o colocamos. Quem usar os copinhos não tem esse problema, no entanto, quem queira fazer para servir em bola, cuidado, protejam bem o gelado com película aderente, não deve ter contacto com oxigénio.


Vão precisar de:
(serve 6 gelados)
  • 250g de iogurte grego natural
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (usei 2 colheres de sopa de stevia em pó e 2 colheres de sopa de agave)
Doce de framboesa (morango) e chia:
  • 100g de framboesas ou morangos (frescos ou congelados)
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 1 colher de sopa de água ou sumo de laranja
  • 1 colher de sopa rasa de sementes de chia

Confeção:
  1. Comecei pelo doce de framboesa. Levei ao lume num tachinho as framboesas com o adoçante e a água (ou sumo). Deixei ferver 3 minutos. Retirei e triturei em puré. 
  2. Voltei a colocar no tacho,  juntei as sementes e ferveu 2 minutos, lume brando. Deixei arrefecer por completo.
  3. Adocei o iogurte. Retirei 6 colheres de sopa e reservei. O restante dividi pelos copos de gelado.
  4. Ao iogurte reservado adicionei 2 colheres de sopa de doce de framboesa. Misturei e dividi pelos copos, cuidadosamente, por cima do iogurte.
  5. Dividi o restante doce pelos copos.
  6. Coloquei os pauzinhos e levei ao congelador por 6 horas.

Tão simples, tão bom…

2 Comentários

  1. Interessante! Com certeza, uma receita a experimentar :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! A minha filha Camila anda interessadíssima em fazer gelados. Só falta o calor a serio para apetecer comer.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar