Magnum saudável, vegan, paleo, sem açúcar





Foram 3 experiencias diferentes, todas elas ficaram válidas e são futuras receitas. Esta é a primeira que vos deixo aqui no blogue e por uma única razão: foi a que mais gostaram cá em casa. Apesar das outras não terem desiludido, quando fomos fazer a nossa avaliação, esta foi a preferida.
Vão surgir novos gelados com as outras experiencias que fiz, mas isso não invalida que vos deixe aqui qual foi o principal ingrediente que alterei. Poderão fazer este gelado com esta alteração que vos vou indicar, com a certeza que fica excelente como este.


O ingrediente de base que alterei foi o caju.
 Numa primeira experiência fiz a receita exatamente igual a esta, mas com iogurte em vez de caju. A quantidade foi de 1 chávena, cerca de 15 colheres de sopa ou 2 potes de 125g. Neste caso poderão ter de acertar a doçura. Provem o creme que vão obter e vejam de merece uma colher de sopa de agave ou mel. Esta também foi a experiencia em que obtive o creme mais fluido, por isso, não se preocupem por não terem um produto idêntico ao que vêm em baixo nas fotos.


Na outra experiência usei trigo sarraceno em grão. Sim, é verdade, podemos fazer gelado com trigo sarraceno em grão, fica maravilhoso. Para isso tive de demolhar os grãos durante a noite, tal e qual como nesta receita demolhei os cajus, com a diferença que não coloquei as tâmaras junto com o trigo, mas sim separadamente. Neste gelado adicionei 1 colher de sopa de manteiga de amendoim. Não sendo obrigatório, fica absolutamente maravilhoso. Se fizerem e tiverem em casa manteiga de amendoim, não deixem de experimentar. A quantidade de trigo sarraceno em grão a usar é de 1/2 chávena. Neste caso irão precisar de usar mais um pouco de bebida vegetal ou leite, será mais 50 a 80ml.


Estamos no verão, embora por aqui não pareça😞, os gelados são a sobremesa favorita, os Magnus são os preferidos cá de casa e eu tenho feito de tudo para acertar em versões saudáveis das várias variáveis deste gelado. Já consegui fazer com recheio de caramelo, ficou bom, mas não bonito para ser fotografado, fica a promessa que irei continuar esta missão.


Vão precisar de:
(rende 4 gelados em formas de 80ml de capacidade)
  • 80g de cajus cru natural*
  • 40g de tâmaras secas
  • 1 banana
  • 1 colher de chá de manteiga de amêndoa (opcional)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional; podem não usar nada ou adicionar uma pitada de canela em pó)
  • 120 ml de bebida vegetal a gosto (ou leite) (usei de amêndoa)
Cobertura:
  • 60g de chocolate preto mínimo 75% cacau
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 6 amêndoas picadas
*Alternativas aos cajus na introdução.


Confeção:
(fotos de execução no fim)
  1. Pus os cajus com as tâmaras descaroçadas a demolhar em água abundante durante a noite (4 horas no mínimo). Em alternativa podem cozer por 5 minutos.
  2. Escorri a água da demolha, coloquei no liquidificador com os restantes ingredientes e triturei até estar num creme muito macio. 
  3. Distribuí pelas formas de gelado, coloquei o pauzinho e levei ao congelador 5 horas.
  4. Pus o chocolate da cobertura a derreter em banho maria com o azeite. (Tenham atenção ao banho maria que deve ser sempre lento, pois o chocolate "coze" a 85ºC; para que fique bem fluido, não podemos ter a água do banho maria nem muito perto do chocolate, nem a ferver muito). Quando bem cremoso, passei-o para um prato raso e coloquei o prato em cima do tacho que tinha a água quente para que se mantenha na textura fluida.
  5. Retirei os gelados do congelador, um a um desformei e passei no chocolate, rodando em toda a sua volta. De imediato polvilhei amêndoa picada e reservei novamente no congelador, agora embrulhado em pelicula aderente.





 Tão bom!!!!


2 Comentários

  1. Todos as outras bases levam banana? :( Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Não necessariamente. Pode usar mais tâmaras que também fica bem.

      Eliminar