Brownie de chocolate e beterraba (sem açúcar, ovos nem nenhum tipo de gordura)



Eu já não sei quantas qualidades de brownie fiz na vida, muito menos quantos é que fiz, mas digo já aqui, este foi dos melhores!
A ideia surgiu por mero acaso. Ontem cozi beterraba para uma salada quente e, como é costume, comprei 4 beterrabas em vez das duas que necessitava. A ideia era fazer uma sopa de beterraba (podem ver a receita aqui). Ainda não tinha sobremesa para hoje, nem estava pensada, pelo que á noite, no fim de jantar, fui tratar de fazer uma sobremesa.
Cá me casa há sempre sobremesa e a principal razão é porque muitas vezes preferimos comer só uma boa sopa e depois uma sobremesa sem açúcar e com ingredientes nutritivos.
Já andava á algum tempo a pensar em fazer "muffins" de beterraba e a ideia era fazer exatamente esta receita, muito parecida com uma que fiz á algum tempo atrás com maça. A beterraba tem um comportamento muito idêntico á maça quando feita em puré, daí podermos fazer esta aproximação nas receitas de doçaria.
Como os "muffins" habitualmente vão para as lancheiras e o que eu pretendia era mesmo um pequeno docinho para o fim de jantar, surgiu este brownie.
Fiquei tão satisfeita com o resultado, que me dei ao trabalho de fazer uma pesquisa rápida no Google para ver se mais alguém já tinha feito a mesma receita que eu. Brownies de beterraba á muitos, muitas receitas, mas não encontrei nenhuma sem ovos (mesmo que ovos de linhaça).
Como já é costume, esta é uma receita muito simples, de execução e ingredientes, que ficou fantástica.
A beterraba, considerada um super alimento, é rica em poderosos antioxidantes, vitaminas, minerais,... e as suas propriedades nutritivas fazem dele um excelente aliado para quem perder peso, já que tem apenas 43 calorias por cada 100g de pois de cozida e 50 ainda crua.
Este tubérculo levemente adocicado, é cada vez mais consumido das mais diversas formas, seja cru em saladas, seja nas sobremesas como esta, grelado ou em sumo ou batidos ou mesmo em molhos.
Nos links seguintes poderão ver algumas receitas que este magnifico alimento.



Falta só falar das calorias deste fantástico bolinho. Como podem ver, a minha forma é grande ( 24 por 20 cm) e dá 20 quadrados. Contas feitas por alto, em valores arredondados, o bolo todo tem 1730 calorias. Se cortáramos em 20 quadrados como eu cortei, são 86 calorias cada quadrado; se cortarem em 16 quadrados, são 108 calorias.
O problema é mesmo comer um só quadrado...
Vão precisar de:
( a caneca que usei é de 240 ml de capacidade; forma retangular de 24 por 20cm)
  • 2 beterrabas com cerca de 400g as duas
  • 200g de chocolate preto (já há á venda chocolate de culinária sem açúcar; foi o que usei nesta receita e parece-me ótimo para esta e outras que precisam de 200g)
  • 4 colheres de sopa de cacau
  • 1 caneca + 2 colheres de sopa rasas de farinha de aveia*
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
*Estas colheres de farinha são para gerir consoante o tamanho das beterrabas, ou seja, um bocadinho mais ou menos puré, e também se querem o vosso bolo um bocadinho mais húmido.
Se as vossas beterrabas forem um pouco menores que as minhas, não é necessário cozer outra, apenas não coloquem estas duas colheres de farinha. Se forem maiores, coloquem. Se por outro lado quiserem o vosso bolo mais suculento, também podem omitir esta farinha, ele ficará mais difícil de servir, mas com certeza muito bom.

Para o molho de chocolate, que é opcional, derreti uma mão cheia de pepitas de chocolate no microondas e juntei 1 colher de chá de azeite.
Confeção:
Comecei por cozer as beterrabas. Cozo em água fervente, com a pele (apenas bem lavadas), 15 a 20 minutos. Escorri, deixei arrefecer um pouco enquanto pus o chocolate a derreter em banho maria.
Pus o forno a aquecer a 180ºC e forrei a forma do brownie com papel vegetal.
Descasquei e parti as beterrabas em pedaços. Coloquei num copo alto e reduzi a puré com a varinha mágica. Deve render cerca de 1 e 1/2 caneca de puré. Passei para uma tigela.

Juntei o cacau á beterraba, misturei, depois o chocolate derretido e voltei a misturar bem. Adicionei a farinha e envolvi. Finalmente o bicarbonato de sódio e o sal. Voltei a envolver e verti a massa sobre a forma.
Nota: Provem a vossa massa e vejam se está suficientemente doce. A minha estava ótima e também dei a provar á minha filha. Se por acaso acharem que o vosso chocolate não foi suficiente para adoçar o bolo, coloquem 1 colher de sopa de adoçante ou mel. Será com certeza o suficiente.







Levei ao forno por cerca de 30 minutos.
Nota: Se quiserem que o vosso bolo fique mais húmido (pastoso), podem omitir as 2 colheres de sopa de farinha de aveia. Este tem a textura tradicional do brownie, mas eu já fiz muitos mais moles e gosto bastante dessas versões.


Boas tentações!

2 Comentários

  1. Boa noite! Experimentei hoje esta receita e gostei muito...os meus filhos dizem que está bom mas que sabe um pouco a beterraba que nao gostam muito! Estou tentada a substituir numa proxima por cenoura...será que cai resultar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. É uma questão de tentar. Eu confesso que tenho algumas duvidas, no entanto não deve ficar "incomestível", pode apenas não ficar com a textura pretendida. A cenoura parece idêntica á beterraba mas não é assim tanto. Quando fizer diga como ficou. Boa semana!

      Eliminar