"Petit Gateau" de beterraba (vegan; fit; saudável)



E eu que até nem sou nada romântica ando aqui a fazer sobremesas de inspiração S. Valentim… Quem diria que me metia numa destas nesta idade😂
Pois bem, eu sempre achei que o "Petit Gateau" era o bolo do dia de S. Valentim. Como o nosso querido presidente Marcelo está para as selfies, o Petit Gateau está para o dia dos namorados.
Se querem saber onde fui buscar esta ideia, não vos sei dizer, apenas sempre fiz esta associação. Acho que é de ver esta sobremesa nos menus dos restaurantes neste dia. Não que eu vá jantar fora em dia de S. Valentim, nem pensar, mas é menu que não passa despercebido já que ficam plantados à porta dos restaurantes uma semana antes.
Eu lá resolvi ir inspirar-me para fazer um. Claro que tinha de ser vermelho, não fosse essa a cor chamada do amor. Feita a escolha do ingrediente principal, o que lhe desse a dita cor, toca a pensar na receita.



Esta foi inspirada numa do blogue "minimalistbaker". De resto, um blogue em que muitas vezes me inspiro, embora não use muitos dos ingredientes que a blogueira usa. O aspeto era delicioso e eu, alterando alguns dos ingredientes, fiz a minha versão.
O que correu mal? Nada, pelo menos na confeção nada. No entanto, não vêm "lava" a escorrer do bolo. Pois não, é que eu demorei imenso tempo até ao momento de ir fotografar. A família e as tarefas domesticas falaram mais alto e eu só fotografei mais de meia hora depois de sair do forno, logo, o chocolatezinho já tinha solidificado.
Não deixou de estar divinal, todos adoramos, é a segunda tentativa e vão haver mais com certeza!







Para 4 bolinhos vão precisar de:
  • 150g de beterraba pesada crua
  • 120ml de bebida vegetal ou leite
  • 1 colher de chá de vinagre branco ou sumo de limão
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei açucar de coco)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1/2 chávena (120ml no copo medidor) de farinha de aveia ou espelta
  • 4 quadrados de chocolate preto (opcional)
  • chantilly de leite de coco e morangos para a decoração
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por cozer a beterraba inteira em água fervente por 20 minutos. Retirei a pele depois de cozida e reduzi a puré com a varinha magica.
  2. Misturei o vinagre no leite e deixei descansar 5 minutos para que azede (fazer "buttermilk" ou leitelho).
  3. Untei 4 ramequins e forrei o fundo com "rodas" de papel vegetal. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  4. Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinha, cacau, açucar, fermento e sal.
  5. Adicionei o azeite e o puré de beterraba. Misturei. Acrescentei o leite azedado e voltei a misturar.
  6. Coloquei 1 e 1/2 colher de sopa da mistura obtida em cada ramequim. Inseri 1 quadrado de chocolate e dividi a restante massa pelos ramequins.
  7. Levei ao forno 15 minutos. Retirei e deixei descasar 5 minutos antes de desformar.
  8. Servi decorado com chantilly de leite de coco e morangos.






Tão simples, tão bom!

2 Comentários

  1. Muito interessante, quase q parece um mini red velvet ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde! Realmente! Não tinha pensado nisso . O conceito de confecção até se assemelha a muffins. Acho que me deu uma ideia 😉

      Eliminar