Tarte de cerejas com base e crumble de aveia (saudável; fit; opção vegan; opção sem glúten)


As maravilhosas cerejas do Fundão chegaram e nós temo-nos deliciado! Sou completamente doida por cerejas, só mesmo os mirtilos é que me conseguem desviar as atenções sobre elas. Atenção, os mirtilos só as superam por não terem caroços, claro, ahaha
Estão muito caras este ano, isso é uma verdade! Tenho comprado a 6€ o kg as de tamanho maior como estas que usei nesta sobremesa. É muito! Enfim, é uma perdição que tenho e prefiro gastar em cerejas que noutras coisas, ahaha




Hoje não vai haver dicas para a receita, também não me perecem necessárias, deixo-vos muitas fotos e uma sugestão. Podem adicionar mais nozes ou outro fruto seco oleaginosos ao crumble, vai com certeza ficar muitíssimo bem.  




Vão precisar de:
Base e crumble
  • 200 + 100g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 60g de miolo de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso)
  • 3 colheres de sopa de azeite (ou qualquer manteiga que prefiram ou óleo de coco)
  • 200g de tâmaras secas 
  • 1 ovo ou 1 ovo de linhaça
Recheio
  • 500g de cerejas
  • 1 colher de sopa rasa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (opcional e dependente da doçura das cerejas)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base e crumble
  1. Pus as tâmaras a demolhar em água bem quente por 15 minutos.
  2. Untei uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  3. Coloquei os primeiros 200g de flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha. Acrescentei o azeite, o ovo e pulsei para misturar.
  4. Escorri as tâmaras da água da demolha e juntei no processador. Voltei a triturar até formar uma pasta.
  5. Adicionei os restantes flocos de aveia e pulsei mais uma vez para que se misturem bem. Formou-se uma massa compacta, ligeiramente peganhenta. 
  6. Á massa obtida retirei e reservei no frigorifico 3/4 de chávena (160g) para fazer o crumble.
  7. Passei a restante para a forma e estiquei sobre o fundo e lados da forma (nota: esta massa quando acabada de fazer está um pouco peganhenta. Podem reservar no frigorifico 10 minutos para "secar" ou usar um pedaço de papel vegetal ou ainda molhar os vossos dedos em água para esticar com mais facilidade).
  8. Levei ao forno 10 minutos. 
Recheio:
  1. Enquanto a base esteve no forno descarocei as cerejas. Coloquei numa tigela e misturei uma colher de sopa de amido de milho rasa. (Não adicionei qualquer ingrediente adoçante, estas cerejas do Fundão são extremamente doces. Caso estejam a usar das mais acidas, adicionem pelo menos 1 colher de sopa de qualquer ingrediente adoçante).
  2. Espalhei a mistura de cerejas na base, esfarelei por cima a massa reservada para o crumble, tapei com folha de alumínio e levei ao forno 45 minutos. 10 minutos antes de terminar o tempo retirei a folha de alumino para dourar.


Tão simples, tão bom!




1 Comentários

  1. Hmm. Que maravilha! Uma coisa parecida que já fiz foi streusel de cerejas, tb é uma delícia! Mas hei de fazer esta tua sugestão :) Bom feriado! Bjinhos.

    ResponderEliminar