Trança da Páscoa recheada (saudável; sem açúcar; sem manteiga; opção vegan)


É a terceira que faço este ano e com toda a certeza que não fico por aqui. A minha família gosta imenso de tranças de pascoa, mais do que folares, por isso acho que até a final da semana ainda vou fazer mais uma.


Esta é mais uma das receitas que iria apresentar no workshop sobre sobremesas da pascoa que não foi nem vai acontecer por força das circunstancias que todos conhecemos. Tenho mesmo a sensação que terei de adiar o workshop que marquei em substituição deste.



É uma receita que faço muitas vezes, nem sempre no formato de trança, mas em pequenos rolinhos recheados e colocados numa forma de pão para assar. Vou ver se me lembro de fazer nesse formato durante a semana para vos mostrar. De resto, até tem sido a Camila a preparar tudo, massas e recheio, vou pedir-lhe para colocar um lembrete no sentido de mudarmos o formato para vos ensinar.




Também os recheios podem mudar. É muito fácil. A base acaba por ser sempre esta: 200g de tâmaras demolhadas e trituradas em puré.

⇒Se querem sabor a chocolate só têm de acrescentar cacau em pó puro a gosto. Vão colocando aos poucos e vejam quando está no tom e sabor que mais vos agrada. Se acharem que está a ficar demasiado denso adicionem água aos pouquinhos.

⇒Para darem o sabor a nutella é praticamente o mesmo que o anterior, apenas têm de acrescentar as avelas moídas em ponto de manteiga. Podem ver a receita carregando AQUI

⇒Também podem fazer com compota. Qualquer compota da vossa preferência pode ser usada. Há duas que nós gostamos especialmente para esta situação, uma é a de framboesa, receita que podem  ver carregando AQUI; outra é de pera e maça com canela e gengibre. Penso que não tenho nenhuma receita publicada com ela, mas é muito fácil de fazer e eu explico aqui muito rapidamente. Colocam ao lume 500g de pera e 500g de maça descascada e partida em pedaços. Regam com sumo de 1/2 laranja, adoçam com, por exemplo, 3 colheres de sopa de frutose + 3 de xilitol. Adicionam canela a gosto, e 1 colher de chá de gengibre seco ou fresco ralado. Deixam cozinhar em lume brando meia hora e está pronto. Eu costumo esmagar ligeiramente com o esmagador de batata.

⇒ Também podem fazer um creme de ovos sem açúcar. Já sabem que eu não considero saudável o uso de gemas de ovos isoladas das claras. Ovos são saudáveis, sim, mas é o ovo inteiro, só gemas não é um produto saudável. Eu já tenho feito muitas receitas tradicionais que usam só gemas com os ovos inteiros, como é o caso do leite de creme, do lemon curd, tarte de limão ou a tarte de maracujá, infelizmente ainda não consegui a formula para doce de ovos ou ovos moles. No entanto, em situações muito especiais como é o caso do domingo de Páscoa, dias em que a tradição deve falar mais alto que as dietas, acho que podemos abrir uma exceção.
E naturalmente uma opinião minha. Dia de Pascoa não deve ser comparado a qualquer festa de amigos, de aniversario, ou santos populares, etc, essas datas permitem-nos cozinhar de forma saudável sem estarmos a fugir a tradições. A Páscoa é obviamente diferente.
     ➟Para ver como fazer doce de ovos sem açúcar adoçados com tâmaras carregar AQUI
     ➟Para fazer doce de ovos com ingrediente adoçante livre de calorias colocar num tacho 1 colher de sopa de água e 1 colher de sopa de xilitol ou stevia por cada gema de ovo. Bater bem e levar ao lume, brando e mexendo frequentemente, até estar consistente.








Receitas como esta, ou folar, pão doce, croissants, são todas muito idênticas. O que mais varia é essencilamnete a quantidade de manteiga e a de fermento.
Eu dispenso a manteiga em qualquer das situações, prefiro usar azeite e pouco. Em qualquer das situações não devem ultrapassar as 100g por cada 500g de farinha.


Em relação ao fermento, para uma fermentação normal, que é sempre 1 a 2 horas a uma temperatura ambiente de mais ou menos 20 a 22ºC, devemos usar 7 a 8g de fermento seco (2 e 1/4 colher de chá) ou 25g de fermento fresco por 500g de farinha.
Se estamos com tempo ou, por outro lado, temos um local em casa aquecido em que a temperatura facilmente ultrapassa os 27ºC,por exemplo, em frente da lareira acesa, podem reduzir a quantidade de fermento até ás 5g por 500g de farinha. Se quiserem fazer fermentação lenta, então devem usar somente 3gde fermento, fazer a fermentação no frigorifico durante 8 horas e depois 1 hora á temperatura ambiente.





Eu ontem fiz uma fermentação que não foi lenta, foi antes calma. Reduzi o fermento padeiro seco para as tais 5g, coloquei a fermentar na sala onde estava a lareira acesa, embora não muito perto dela. Fermentou cerca de 4 horas. Lá em baixo têm a receita tal qual ela estava escrita para dar aos participantes no workshop, pelo que a descrição diz respeito a fermentação rápida.

Uma ultima nota antes de ir á receita, para quem prefira fazer a trança da pascoa vegan pode trocar cada ovo por 2 colheres de sopa de iogurte de soja ou coco, ou usar ovos de linhaça, ou ainda meia banana em puré ou ainda 3 colheres de sopa de puré de maça.

Deixo-vos ainda 2 fotos da trança anterior a esta. Como vêm está ligeiramente mais "pálida", tem uma decoração um pouco diferente, usei sementes de sésamo e amêndoa laminada. A receita é exatamente a mesma.


Vão precisar de:
  • 450g de farinha de espelta
  • 2 colheres de chá de fermento de padeiro seco (7g)
  • 2 ovos + 1 para pincelar no fim (*opção vegan na introdução)
  • 4 colheres de sopa de mel ou agave
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 100 a 120ml de água quente (40 a 45ªC)
Recheio (ver outras sugestões na introdução)
  • 200g de tâmaras secas 
  • canela a gosto
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Aquecer a água a 45ºC. 
  2. Numa tigela misturar a farinha com o fermento. Abrir uma cavidade e adicionar os ovos, o mel, o azeite e o sal. Amassar bem e, aos poucos, juntar a água quente até formar uma bola de massa maleável.
  3. Untar a tigela com azeite, colocar a bola de massa, tapar com um pano de deixar em local quente 1 hora até dobrar de volume.
  4. Preparar o recheio. Demolhar as tâmaras em água quente por 15 minutos. Escorrer, juntar 100ml de água e triturar até ter um creme.
  5. Passar a massa levedada para uma superfície bem enfarinhada (ou tapete de silicone). Amassar para retirar o ar. Dividir em 3 partes.
  6. Com o rolo da massa esticar cada bocado num retângulo. Espalhar 1/3 do recheio por cada bocado e enrolar.
  7. Passar os rolos para o tabuleiro do forno forrado a papel vegetal. Fazer uma trança com os 3 rolos recheados (ver fotos abaixo).
  8. Tapar com o pano de deixar descansar novamente em local quente 30 minutos.
  9. Pincelar com 1 ovo batido, decorar com sementes ou amêndoa laminada. 
  10. Levar ao forno pré aquecido a 180ºC por 20 minutos.
 
 
 
 


Uma Páscoa feliz para todos!!!

2 Comentários

  1. Gostei imenso da trança ficou muito bonita.Obrigada também pelo conselho.que tudo corra bem

    ResponderEliminar
  2. Sempre que vejo alguma receita sua, sei que será boa!!! Abraços do Sul do Brasil!

    ResponderEliminar