Torta de espinafres recheada de requeijão e salmão fumado (ou atum) (saudável; fit; proteico)


Levei esta receita a um workshop em Lisboa no ano passado e foi um verdadeiro sucesso. Atrevo-me a dizer que foi a receita que obteve mais recriações pós Worshop. Não me admirou, faço imensas vezes cá em casa, habitualmente em dias de festa quando tenho convidados, e é daquelas que desaparece rapidamente, não há quem não se atreva pelo menos a provar.

Hoje é dia de partilhar a receita com todos os meus outros seguidores e amigos. A escolha do dia é apenas por, pela primeira vez, fiz a receita sem o salmão fumado mas sim com atum. Não tinha salmão fumado em casa, obviamente que não ia ao supermercado para comprar um único produto, e resolvi fazer com atum. Não, não é a mesma coisa, no entanto, estava muito bom e mereceu um foto para vos mostrar.


Uma dica para o tabuleiro a usar. Se não tiverem um tabuleiro grande como este que eu usei, façam no tabuleiro do vosso forno. Mesmo que fique um pouco mais baixa que a minha, não há problema, fica ainda mais bonita.

Que requeijão usar? Eu hoje usei o magnifico Requeijão de mistura de leites, light, rico em cálcio e proteína da Santiago. Gosto imenso de fazer com requeijão de ovelha ou cabra, no entanto, para um almoço mais leve e proteico, a minha escolha vai para este tipo de requeijão mais leve.


Vão precisar de:
  • 4 ovos
  • 120ml de leite ou bebida vegetal
  • 100g de farinha de aveia
  • 170g de espinafres
  • sal e alho granulado para temperar
Recheio
Confeção:
(fotos de confeção no fim)

  1. Pré aquecer o forno a 175ºC. Forrar e untar um tabuleiro grande com papel vegetal (usei um de 30x36cm).
  2. Separar as gemas das claras. 
  3. Colocar num processador de alimentos (ou um copo alto) as gemas, os espinafres, o leite, sal e alho. Triturar bem. 
  4. Juntar a farinha e voltar a triturar apenas para misturar.
  5. Bater as claras em castelo firme. Envolver o preparado anterior nas claras, verter no tabuleiro e levar ao forno 20 minutos.
  6. Retirar do tabuleiro com a ajuda do papel vegetal, espalhar o requeijão, dispor as fatias de salmão e enrolar no sentido do comprimento.
 
 



Bom apetite!


2 Comentários

  1. Boa Noite!! Amei a receita, porém ainda não fiz,a pergunta é? Posso congelar???

    ResponderEliminar
  2. Olá bom dia, gostei da receita e sou cozinheira numa escola. No entanto há colegas que não gostam de queijo. O que devo substituir? Agradeço que me dê uma dica... Obrigada

    ResponderEliminar