Tarte de limão saudável (receita tradicional saudável; fit; opção sem glúten)





Esta é a terceira tarte de limão que publico aqui no blogue e a que mais se parece com a tradicional. E vocês perguntam, tradicional de onde? De onde vem a tarte de limão? Pois, é uma boa pergunta, a resposta é difícil, ninguém sabe bem, há quem diga que é dos Estados Unidos, e há quem defenda que é da França.

Eu tenho uma opinião sobre isto. Não devia ter, não se tem opiniões sobre factos, mas vou dizer-vos na mesma o que acho sobre isto. Existem duas versões de tarte de limão que são chamadas de "originais". Há quem diga que a tarte de limão com recheio de "lemon curd" é a original; e há quem diga que a versão de creme de limão é que é a original. Depois ainda temos a merengada, também tradicional, neste caso sem duvidas, da frança.


Eu já fiz todas as versões, ahaha. Já me conhecem, não é?! Adoro experimentar e tenho um gosto especial por sobremesas do mundo. Lá em baixo coloco o link das receitas já publicadas, onde está a de recheio "lemon curd" saudável, para já vou passar ás dicas para esta receita.




Começando pela base, é simples e não passa de uma vulgar receita de bolacha de aveia. Basicamente, se quiserem fazer bolachas simples e depois, por exemplo, passa-las por chocolate derretido, podem usar esta receita. Porque é que a usei aqui? Porque tradicionalmente a base desta tarte é feita com bolacha picada e eu queria mesmo ir ao encontro da receita original.

Tudo que têm de fazer é colocar os ingredientes no processador de alimentos e pulsar até formar uma bola de massa maleável. Se não tiverem um processador, amassem tudo com as mãos que fica bem na mesma.

Como vão ver lá em baixo, usei um ovo e uma clara. Foi uma estratégia para usar os ovos inteiros em toda a tarte, já que o recheio precisa de uma gema isolada da clara para ficar mais próximo do original. É muito importante tentarmos usar os ovos inteiros nas nossas receitas, e isso não tem só que ver com desperdício, tem a ver com o facto de o ovo só ser saudável quando usado inteiro, usar só as gemas não é de todo saudável.




O recheio é um bocadinho mais complexo do ponto de vista da execução. Diria que requer alguma atenção. Não estou a dizer que é difícil, atenção! Para terem uma ideia de como é fácil, foi a minha filha Camila que executou o que vêm na foto. Sobre a minha orientação, é certo, mas foi ela que fez. Enquanto eu fiz o almoço, ela fez a sobremesa.

O atenção que requer é o momento em que fazemos o creme de leite. Temos de estar a mexer constantemente para não ganhar grumos. Uma distração e está tudo estragado. Bom, há sempre a hipótese de passar a varinha magica, mas já nunca volta á textura desejada. Aquecemos bem metade do leite e diluímos o amido de milho na outra metade. Quando juntamos o leite com o amido diluído no leite quente, ele vai engrossar com tendência a agarrar ao fundo do tacho e também a ganhar grumos. Temos de estar a mexer constantemente e ter o lume brando para evitar isso. Um creme liso e pastoso nesta fase é o segredo da receita.

Depois é só juntar os ovos bem batidos. Ovos bem batidos significa que dobraram de volume e formaram um creme. Nada que a batedeira não faça por nós.
O sumo de limão entra no fim para evitar coalhar o preparado.
Como vêm, nada difícil.


Outras receitas de Tarte de limão saudáveis aqui no blogue:

Tarte limão saudável ("fit"; "low fat"; low carb"; com queijo quark; sem leite de coco; sem maisena; sem natas; sem leite condensado) 

Tarte de limão (vegan, sem açúcar nem nenhum tipo de gordura) 

Vão precisar de:
Base:
  • 225g de farinha de aveia*
  • 1 ovo
  • 1 clara de ovo (reservar a gema para o recheio)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 2 de agave e 2 de xilitol)
  • 1 pitada de sal
* Podem trocar por 2 chávenas e meia (620ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno.

Recheio
  • 2 ovos
  • 1 gema (reservada da base)
  • 500ml de leite
  • 1 chávena (250ml no copo medidor) de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol e stevia; não aconselho o uso de açúcar de coco ou Brown sugar porque altera a cor)
  • 3 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 100ml de sumo de limão (cerca de 1 e 1/2 limão)
  • rasta de 1 limão
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
  1. Untei uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e triturei até formar uma bola de massa maleável (podem amassar tudo numa tigela).
  3. Passei para a forma e estendi sobre a base e lados da forma. Piquei toda a superficie com um garfo.
  4. Levei ao forno 12 minutos.

Recheio
  1. Pus ao lume um tacho com metade do leite e o ingrediente adoçante. Diluí o amido de milho no restante leite.
  2. Enquanto o leite aqueceu bati os ovos e a gema com a batedeira elétrica por cerca de 5 minutos, até dobrar de volume e ficar cremoso.
  3. Quando o leite deu sinais de estar a começar de ferver, retirei do lume e juntei a metade com o amido diluído. Misturei bem e devolvi ao lume, brando e mexendo sempre com um batedor de varas manual até estar num creme muito denso (nota: tenham atenção, é necessário estar a mexer constantemente para não ganhar grumos).
  4. Retirei novamente do lume e misturei bem os ovos batidos com uma espátula (nota: envolvam indo do fundo do tacho até cima para que fique bem misturado, sem pressas). Devolvi o tacho ao lume, sempre brando, por 1 minuto.
  5. Retirei o tacho do lume, esperei 2 minutos e misturei o sumo e raspas de limão.
  6. Verti sobre a base e reservei no frigorifico 3 horas.




Tão bom...









0 Comentários