Risotto cremoso de salmão com queijo cabra curado (versão sem manteiga)




Hoje ensinei o meu filho mais velho, o J. Pedro, a fazer risoto. Ah pois é! E é a mãozinha (leia-se mãozona) dele que vão ver lá em baixo nas fotos de confeção! Correu-lhe lindamente, estava delicioso, não sei se foi sorte de principiante ou se a professora ensinou bem😂😂
Vou-vos contar um segredo, estou com a sensação que os meus filhos começam a dar os primeiros sinais de falta do ambiente lisboeta, de estar na grande cidade, do convívio com os amigos. Acho perfeitamente normal que isso aconteça, seria estranho o contrário.

O que é certo é que o J. Pedro ficou fã de fazer risotto e já pensa no sabor que vai dar ao próximo que irá ser quando voltar a Lisboa e fizer jantar de amigos lá.

Uma coisa ninguém tem duvidas, fazer risotto é um mundo num tacho. De tudo e de tão pouco se pode fazer um espetacular prato!


"De tão pouco" foi o que aconteceu neste caso. Tinha duas postas de salmão congeladas. Há um mês atrás, quando tudo isto começou e os meus filhos regressaram de Lisboa com o encerramento das respetivas faculdades, o meu congelador estava preparado para dias de semana a dois. No tempo de aulas os miúdos só estão ao fim de semana, pelo que os 5 dias de trabalho somos só dois. Havia peixe congelado, como de resto há sempre já que eu praticamente não como carne, e estas duas postas de salmão que usei hoje eram um deles. Das duas uma, ou esperava que tudo voltasse ao normal e voltássemos a ser dois a almoçar, ou fazia uma destas refeições em que "do pouco se faz muito e especial".


Pensei em fazer um dos pratos de salmão de aproveitamentos que mais gostamos cá em casa, mas infelizmente não tinha arroz selvagem em casa. Tive de fazer outra escolha e o risotto vinha mesmo a calhar já que, como vos disse, o J. Pedro queria aprender a fazer.

Tudo isto para vos dizer que, duas simples postas de salmão fizeram uma rica, sofisticada e deliciosa refeição para quatro, sem qualquer falta nutricional. É que, como sabem, o risotto leva queijo, rico em proteína completa, e este ainda foi acrescido de ervilhas, também ricas em proteína e fibras.

Por falar em queijo, hoje escolhi um queijo de cabra curado para o meu risoto. Pela combinação com o salmão e também pela parecença a nível de resultado final de confeção com o tradicional parmesão dos risotos.


Tenho-vos dito muitas vezes, é apenas uma opinião, mais que nunca é altura de apoiar a economia portuguesa e nada melhor que usar produtos portugueses para o fazer. Muitas vezes ouço dizer aqui e ali que não têm possibilidades de apoiar a economia, que pouco podem fazer. Começar por dar preferência aos produtos portugueses é uma grande ajuda. Desde a produção até á distribuição, é sempre uma forma de apoiar.


Aqui usei um bom queijo de cabra curado português, feito com leite português, o Queijo Quinta do Olival Curado Barrado da Santiago, um queijo curado apimentado, produzido através de leite nacional de cabra. A sua cura torna-o num queijo de aroma e sabor fortes, fantástico para saborear e para utilizar em pratos como este que habitualmente pedem o também forte queijo parmesão.

Muitas e muitas vezes perguntam-me que tipo de queijo pode substituir o parmesão no risotto e até em outros pratos. Um bom substituto é sempre um queijo que não faça muito "fios" como é o caso do mozarela. Será sempre um queijo curado, não amanteigado, que possam ralar facilmente.

Eu tenho feito risotto com queijo cremoso, mas, atenção, queijo cremoso não é queijo creme, é queijo "tradicional", vamos chamar "normal", que compramos já no estado cremoso, ou seja, já vem derretido. Naturalmente que se já vem derretido e no estado cremoso não vai fazer os tais "fios" característicos de, por exemplo, uma pizza.


Como vêm é possível fazer um risotto cremoso sem manteiga. Eu nunca coloco manteiga nos meus risotos e são dos pratos mais apreciados pelos meus convidados. Não tenho nada contra a manteiga a não ser o valor calórico ser enormíssimo e completamente desnecessário em tantas e tantas situações, Esta é apenas uma delas.

Ultima dica para esta refeição: o limão é muitíssimo importante. Sim, podem fazer sem limão, o prato não fica estragado, mas o sabor é diferente. O limão faz um contrate com o salmão e o queijo que é surpreendente!!!!!!

Hoje a descrição da receita não será na primeira pessoa como é habitual, já que eu estive apenas a ensinar, o J. Pedro hoje foi o chefe😁

Outras receitas idênticas que poderão gostar:
Arroz selvagem de alho francês com salmão 

Risotto de bacalhau cremoso (sem natas nem leite de coco) 

Risotto de cogumelos cremoso (saudável; vegetariano) 

Risotto de trigo sarraceno com ervilhas e lombos de pescada 

Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de chá de alho granulado ou 2 dentes de alho picados
  • 1 e 1/4 de chávena de arroz arbóreo (arroz para risoto)
  • 120ml de vinho branco (opcional; podem usar cerveja ou apenas água)
  • 1/2 colher de chá de erva Provence e gengibre secos (opcional)
  • sumo e raspas de 1/2 limão
  • 1 chávena (150g) de ervilhas congeladas
  • 100g de Queijo Quinta do Olival Curado Barrado Santiago ralado (queijo de cabra curado)
  • salsa picada q.b. (cerca de 5 pés)
  • 2 postas de salmão médias
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Começar por grelhar o peixe para que esteja frio e fácil de retirar pele e espinhas no momento de usar.
  2. Num tacho largo refogar a cebola com o azeite. Adicionar alho e de seguida o arroz. Regar com o vinho de deixar cozinhar até todo o liquido se evaporar. Temperar com 1 pitada de sal, gengibre e erva Provence.
  3. Acrescentar 1 chávena de água, envolver e deixar cozinhar, em lume médio e mexendo ocasionalmente, até todo o liquido se evaporar. Quando o arroz estiver sem caldo, juntar mais água, agora 1/2 chávena de cada vez, até um total de 2 e 1/2 chávenas. Quando o arroz der sinais de estar a ficar cozido e restar a ultima 1/2 chávena de água para adicionar, colocar o sumo e raspa de limão e as ervilhas.
  4. Quando o arroz voltar a ficar sem liquido e estiver bem cozido, retirar do lume, adicionar o queijo ralado e a salsa picada. Envolver cuidadosamente.
  5. Retirar a pele e espinhas ao salmão, partir em lascas e envolver no arroz.
  6. Servir de imediato com mais queijo e salsa. 


Bom apetite!







0 Comentários