Bolachas "thumbprint" de amêndoa com lemon curd (sem glúten; opção lowcarb)


Eu adoro estas bolachas! Sabem porquê? Porque são as únicas em que como só uma e fico por aí. É mesmo verdade, uma bolacha desta consola-me e não penso mais no assunto. No fundo é como se fosse uma sobremesa que começou e acabou.


Estas foram feitas pela minha Camila. Tem estado imparável na cozinha! No dia em que fez estas, fez também outras de chocolate, essas vegan. Todos os dias quer fazer coisas novas, eu já tenho dificuldade em elaborar tantas receitas para ela executar.

A Camila, tal como a maioria dos jovens, está em casa, não há aulas na faculdade onde estuda aproposito do surto de covid-19. O J. Pedro também está á data que escrevo aqui no blogue, no dia em que se fizeram estas bolachas ainda estava por Lisboa. A faculdade onde anda a Camila, medicina em Lisboa, fechou logo na segunda feira 9 de março, mas o IST onde estuda o J. Pedro só encerrou na quinta feira.

Esta pandemia que está a assolar o nosso planeta está a mudar o dia a dia de todos nós. Os filhos em casa por norma significa ferias, mas aqui em casa nem sempre é assim, eles gostam de vir para casa estudar em época de exames, por isso não estamos a estranhar, trabalhar a partir de casa não é novidade para nós os três. Só o meu marido está a trabalhar normalmente.


O que tem acontecido é mesmo fazer muita comida e muitos petiscos. Até o nosso pão temos feito com mais frequência.

Passando agora ás dicas da receita, pode acontecer a massa estar um bocadinho peganhenta e terem dificuldade em fazer bolas de massa nas vossas mãos. A melhor maneira de dar a volta a isso é ir lavando as mãos ou tê-las molhadas.  Na minha opinião adicionar mais farinha não é solução, só vai deixar as bolachas mais secas, logo, mais calóricas. Também podem untar as vossas mãos com azeite, é uma estratégia que resulta sempre muito bem, principalmente quando as crianças estão a ajudar.


Em relação ao lemon curd, esta é a receita de lemon curd mais antiga aqui no blogue. Muitos dos que me vão ler já a fizeram e já estão completamente pró na técnica de cozinhar os ovos inteiros em banho maria resultando num creme.

 Para os que vão fazer a primeira vez, começo por referir a importância de usar os ovos inteiros nas nossas receitas. Os ovos são um alimento saudável, mas só quando consumido inteiro. Essa deve ser a forma correta e preferencial de os colocarmos nas nossas receitas. Com isto quero dizer que, fazer sobremesas saudáveis só com as gemas dos ovos não está correto. Se é só um, até se tolera, mais que isso não é saudável. É com certeza muito bom, mas não é saudável.


Para se fazer um creme com os ovos inteiros temos de trabalhar a química e a física.
O ovo é conhecido pelo alimento "bipolar". A temperatura de cozimento dos dois elementos da sua composição é diferente. A clara coze aos 60ºC, ou seja, a partir dos 60ºC a proteína que compõe a clara começa a "reagir, a "coagular". Já na gema isso acontece aos 68ºC. Ora, o que acontece é que assim que chegamos com uma fonte de calor acima dos 60ªC á clara ela começa a ficar branca e formar grumos caso esteja batida com o a gema. No entanto, a gema não acompanha isso.

Consequência: não conseguimos homogeneidade.

 Solução: adicionar ingredientes líquidos como água ou leite ou sumos que irão provocar uma diluição das proteínas da clara e requerer mais calor para a coagulação, conseguindo assim uma temperatura equivalente para gema e clara.
 É isso que fazemos, por exemplo, em pudins como o pudim de ovos e também é isso que podemos fazer com o leite de creme. Mas, atenção, se levarmos ao lume diretamente nunca iremos conseguir controlar a temperatura, mesmo com a tal minimização do problema da diferença de temperatura de coagulação com a adição de líquido. Temos que fazer um banho maria.

Controlar a temperatura do banho maria, ou seja, a temperatura de cozimento, é realmente muito importante. É nela que reside o segredo desta saudável receita.

 Tal como acontece quando derretemos chocolate, a temperatura do banho maria não pode ser elevada. Há cuidados a ter. Ter a água fervente muito perto do que estamos a querer cozinhar é um risco. Estar a ferver intensamente é outro risco. Por isso, um banho maria ideal, seja para este fim seja para derreter chocolate, o recipiente deve ter alguma margem de distancia para a água fervente e o lume deve estar baixo a partir do momento em que começa a ferver. Na minha placa de vitrocerâmica, que é muito antiga, tem mais de 15 anos e não é muito potente,  coloco no 4.



Outra receita aqui no blogue que também é "famosa" e que uso esta técnica é o leite de creme. Carregando⇛ AQUI podem ver a minha receita de leite de creme com os ovos inteiros.

Outras receitas com este lemon curd que encontram aqui no blogue:
Pavlova com "lemon curd" saudável e "fit" ("low sugar"; "lowcarb"; "lowfat"; sem glúten) 

Tarte limão saudável ("fit"; "low fat"; low carb"; com queijo quark; sem leite de coco; sem maisena; sem natas; sem leite condensado) 

Mousse de limão (saudável; proteica; com queijo quark; sem natas; sem leite de coco; sem leite condensado; sem açúcar)

Outra receita de bolachas "thrumprint" que poderão gostar:
Bolachas "thumbprint" de amêndoa com recheio de chocolate (fit; vegan; sem glúten)

Vão precisar de:
(rende 25 a 30 bolachas)
Bolacha
  • 100g de farinha de amêndoa (amêndoa triturada em farinha)
  • 300g de farinha de aveia*(sem glúten se necessário)
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de agave ou mel
  • 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram seco (ex: açúcar de coco, mascavado, xilitol stevia,...)
  • pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento

Lemon curd
  • 3 ovos
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
  • raspas de 1 limão
  • sumo de 1 limão pequeno
*Podem trocar por 3 chávenas de 250ml de farinha de trigo sarraceno ou 3 e 1/2 chávenas de farinha de amêndoa.

Confeção:
Bolacha
  1. Pus o forno a aquecer a 175ºC. Forrei o tabuleiro do forno a papel vegetal.
  2. Numa tigela coloquei os ingredientes secos e misturei-os. Adicionei os líquidos, envolvi-os bem e obtive uma massa muito densa.
  3. Retirei bocadinhos de massa, fiz pequenas bolas, coloquei-as em cima do tabuleiro e achatei ligeiramente. Com o dedo polegar fiz uma cavidade ao centro.
  4. Levei ao forno durante 15 minutos.

Lemon curd
  1. Pus um tachinho com água ao lume.
  2.  Numa tigela bati bem os ovos com o sumo de limão, a raspa e o adoçante. Coloquei em cima do tacho (em banho maria), lume brando para não ter demasiado calor no banho maria, e deixei que engrossasse mexendo com frequência. Obtive um creme macio.
    Deixei arrefecer mexendo ocasionalmente para não ganhar pelicula.
  3. Com tudo frio coloquei uma colher de chá de creme na cavidade de cada bolacha. 


Tão simples, tão bom…

0 Comentários