Ovos moles sem açúcar




Uma autentica revolução nos recheios e coberturas dos bolos cá de casa, estes ovos moles são muito mais que uma guloseima, são uma fonte de bons nutrientes, para consumir em qualquer momento do nosso dia!
 Como bons aveirenses, os meus filhos adoram ovos moles, sejam eles nas forminhas onde habitualmente são vendidos, sejam no recheio ou cobertura de bolos.
O meu marido vai fazer anos este mês e já era da praxe eu fazer o bolo preferido dele e dos filhos (Morgado do Buçaco), que leve uma enormmmeeee quantidade de ovos moles. Era, já não vai ser! Ou melhor, vai ser um "morgado do Buçaco made by me"!
Isto porque eu disse que não podia estragar a minha dieta a uma semana de ir de ferias. Ora, anda uma pessoa um ano inteiro a prepara-se para vestir o fato de banho e vai estragar tudo em poucos segundos...não pode ser! Claro que uma fatiinha não estraga nada, mas isso das fatiinhas não é para mim...
Assim sendo, eu tive de resolver o meu problema! (como de costume...)
Resolvi experimentar fazer ovos moles com puré de tâmaras. Nem foi necessário muitas tentativas, ficou bem á primeira, até melhor que estes que fiz hoje.
Bem, estes que fiz hoje estão mais moles, ou seja, mais cremosos, porque era para fazerem o efeito de creme a escorrer. Os que fiz 1ª vez deixei mais sólidos. É muito simples fazer mais ou menos cremosos, basta colocar mais um pouco de água ou retirar do lume mais cedo.
O que vos gostava de dizer em relação a estes ovos moles é mesmo que são muito mais que uma "guloseima", são uma fonte de bons nutrientes. É incrível como retirando o açucar e colocando as tâmaras podemos mudar por completo o valor nutritivo dum alimento.
As tâmaras são um dos frutos mais doces, logo com alto teor de açucares naturais. Depois de secas perdem alguns dos seus benefícios, mas mantém grande teor de fibras, vitaminas, minerais (potássio, sódio, ferro, magnésio,...), fibras solúveis e insolúveis que melhoram o sistema digestivo e reduzem a obstipação e ainda têm proteínas.
É por tudo isto que inclui-las na nossa dieta diária, com a devida moderação pelo açúcar que têm, só nos trás benéficos.
Alia-las á gema de ovo é transformar um doce que tão bem sabe numa fonte de bons nutrientes, excelente para inserir no nosso pequeno almoço ou a qualquer hora do dia.

Vamos lá então á receitinha.
(O rendimento é idêntico ao dos ovos moles tradicionais, apenas difere as proporções)
  • Para cada 2 gemas têm de colocar 1 colher de sopa de puré de tâmara e 2 colheres de sopa de água se quiserem mais cremosos e 1 se quiserem mais consistentes
  • Para fazerem 1 colher de sopa de puré de tâmara precisam de 2,5 tâmaras, ou seja, 5 tâmaras para 2 colheres de sopa de puré, ...
Para fazer esta quantidade que está na foto (uma tigelinha que dá para fazer a cobertura dum bolo), precisei:
  • 10 tâmaras
  • 8 gemas
  • 8 colheres de sopa de água
Confeção:
Comecei por fazer o puré de tâmara. Retirei o caroço a 10 tâmaras e pus a demolhar em 50ml de água quente. Se estiverem secas deixem mais um bocadinho, mas pelo menos 10 minutos devem estar.
Triturei com a varinha mágica até estar num creme.

Coloquei num tachinho 4 colheres de sopa de creme de tâmara, 8 gemas e 8 colheres de sopa de água. Levei ao lume, brando e mexendo sempre, até estar na consistência que queria (pode ser mais ou menos cremosa mas lembrem-se que ainda engrossa um pouco ao arrefecer).



Está pronto para usar onde quiserem.
Experimentem pôr por cima das vossas papas de aveia, porque estes ovos moles são muito mais que uma sobremesa são uma fonte de nutrientes importantes para todos logo pela manhã.

O recheio dos bolos cá de casa nunca mais vai ser o mesmo...



8 Comentários

  1. Estava a pesquisar receitas de ovos moles sem açúcar (no Google, pois claro!...) e descobri esta versão sua. Cuidei que iria encontrar receitas em que o açúcar seria substituído por mel ou por stevia, que está na moda, mas...

    ...tâmaras??? Olha... E não é que eu adoro esse fruto das arábias?... Vou experimentar, com certeza.

    Obrigado
    Giuseppe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são iguais aos originais, nem podiam ser. Os verdadeiros ovos moles não são "imitáveis", ainda assim, acho que vale a pena experimentar, é igualmente uma delicia. Obrigada eu e fico á espera de saber como correu.

      Eliminar
    2. E nem eu queria que fossem iguais aos originais!... Que são muito bons, pois são, mas... Vivemos numa época em que é mister reinventar toda a secular doçaria conventual - toda!... - sem empregar essa substância que se tornou maldita, o açúcar.

      Até que um dia descubram às tantas que certos açúcares não são assim tão maus. Até lá, back to the drawing board e vamos lá re-escrever a receita do Pudim do Abade de Priscos, a que não se pode resistir durante muito tempo.

      Obrigado, uma vez mais.
      Giuseppe

      Eliminar
    3. Concordo plenamente! Excelente sugestão para eu estudar a fundo: uma forma de fazer o Pudim do Abade de Priscos sem açúcar. Vou mesmo começar a estudar, ver as hipóteses que tenho e depois experimentar. Se correr bem será o 1º a saber.
      Obrigada eu, boa noite!

      Eliminar
  2. Olá :) Uma pergunta, as tâmaras que usa nas receitas são as medjol? ou podem ser normais? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Aqui usei normais. Costumo comprar na frutaria da vila onde vivo. Se quiser usar medjol são cerca de 100g.

      Eliminar
    2. Obrigada!! :) otimas receitas, apetece fazer todas :D

      Eliminar
  3. Achei interessantes as suas receitas Também tenho dois filhos que comem de tudo (boas bocas).Acho que iriam gostar. Vou experimentar.

    ResponderEliminar