Creme de avelã (nutella) saudável (sem açúcar; vegan; 3 ingredientes)



Popular na blogosfera, esta versão de creme de avelã, conhecido por "nutella", é uma das que nós mais gostamos cá em casa. Sim, tenho outra versão publicada numa receita de natal nas redes sociais facebook e instagram, essa feita com grão de bico em vez das avelãs, o que quer dizer que não passa de imitação do próprio do creme de avelãs, uma imitação com a finalidade de ser proteica ao mesmo tempo que preparada para os alergénicos aos frutos secos oleaginosos.



Ora, esta receita também já foi publicada nas redes sociais facebook e instagram, mas nunca tinha vindo aqui para o blogue. A razão é simples: eu sou apenas mais uma a fazer!! De facto, e como já disse, esta é uma das versões de "nutella" saudável e vegan mais populares no mundo virtual, talvez por ser a que melhor se assemelha á tradicional da marca Nutella.

Hoje entendi fazer um post aqui no blogue com ela, não só porque fiz um pequeno pote para rechear os novos croissants, receita que sairá brevemente, mas também porque durante as minhas ferias no algarve me apercebi que havia inúmeras pessoas que não conheciam, nunca tinham ouvido falar de tal possibilidade de fazer nutella saudável e sem açucar. Na verdade, a única pessoa, dentro dum grupo largo de amigos, que conhecia uma versão "saudável" de nutella, essa era feita com óleo e açucar de coco.


É realmente muito fácil de fazer estas versões, no entanto, requer um processador de alimentos, liquidificador ou "Blender" com alguma potência para ficar lisinha. Não é nada fácil pôr as avelãs em estado de creme, ou seja, fazer manteiga de avela, ao contrario de amêndoa ou noz que é super fácil de fazer.

Eu não tenho uma quantidade de água certa. Acho que nunca coloco a mesma. Naturalmente que as tâmaras que estou a usar influenciam; naturalmente que o estado de hidratação delas influência, mas também as próprias avelãs influenciam. Até o nosso gosto pessoal influência!


O que irão ver de diferente entre a minha receita e as demais por esta blogosfera fora é mesmo as quantidades. De facto, nem todos os que fazem esta versão de creme de avelã o fazem nas mesmas proporções. Há quem goste mais doce e coloque mais tâmaras; há quem goste com mais sabor a cacau; há quem goste mais amanteigado e coloque mais avelãs. Nós cá em casa é assim que gostamos, não exageradamente doce, o ligeiro " amargo" do cacau misturado no suave sabor da avelã!

Uma ultima nota nesta introdução vai para os croissants que estão nas fotos. A receita estará brevemente aqui no blogue.

Vão precisar de:
(serve um frasco de 220ml)
  • 100g de avelãs
  • 100g de tâmaras secas
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
Confeção:
  1. Coloquei as avelãs no forno pré aquecido a 200ºC por 10 minutos. Retirei, coloquei num pano e esfreguei para que se solte a pele.
  2. Ao mesmo tempo pus as tâmaras descaroçadas a demolhar em água bem quente.
  3. Passei as avelãs para o processador de alimentos e triturei por 10 minutos até estar numa espécie de creme (manteiga). 
  4. Juntei as tâmaras escorridas, o cacau e voltei a triturar. Aos poucos fui juntando água até ter a consistência cremosa de nutella (entre 150 e 200ml de água).
  5. Passei para o frasco que deve estar esterilizado se não for para consumir em breve prazo.


Tão bom...

0 Comentários