Caril de grão de bico e couve flor com iogurte (vegan/ vegetariano)




É a segunda receita de caril de grão de bico e couve flor que publico no blogue, a anterior podem ver carregando👉 Caril de couve flor, grão de bico e curgete acompanhado de bulgur (vegan)
Trata-se de um caril suave, uma refeição leve, apesar de bastante condimentada. Ao contrário daquilo que muitas vezes se diz, a comida não fica "pesada" pelos condimentos, mas sim pelos ingredientes que muitas vezes estão associados a essa mesma comida, por exemplo excesso de gordura, muitas vezes vinda das carnes e enchidos gordos que estão presentes.
O caril e as especiarias que dele fazem parte são muito interessantes para a dieta e saúde de qualquer um de nós. O que devemos retirar é o sal, esse sim, prejudica gravemente a nossa saúde, não são os condimentos e especiarias.



O açafrão da terra, também chamado de  curcuma, turmérico, raiz de sol, açafrão da índia ou ainda gengibre amarelo, é uma especiaria resultante da raiz seca e moída duma planta da família do gengibre, e é das mais completas que se conhece. Estamos habituados a vê-lo nos pratos salgados, mas ele não é salgado e tem inúmeros benefícios para a saúde. Tem propriedades anti-inflamatórias, é uma antioxidante, tem ação antidiabética, antiviral, anti tumoral, antibacteriana e antifúngica. 


O que muitos não sabem é que o caril tem a cor amarela dada pelo açafrão. Isto quer dizer que caril, ou pó de caril, é uma mistura à base de açafrão da terra e outras especiarias como o cardomo, coentro, gengibre, cominho, cravinho, pimenta, noz moscada, canela, entre outros.

Com toda esta conversa quero apenas dizer que o caril é um excelente condimento para muitos pratos, dá-nos uma larga sensação de satisfação, sem no entanto acrescer os nossos pratos de calorias ou ingredientes que nos prejudicam a saúde.


Esta é uma refeição que fica pronta em 30 minutos, toda confecionada num único tacho e de forma muito simples. Após os primeiros 5 minutos, ou seja, depois de todos os legumes partidos e a cebola refogada, é só colocar tudo no tacho e deixar cozinhar.



Acompanhei com 1 colher de sopa de arroz basmati em cada prato. Se o meu marido tivesse a almoçar teria de ser mais para ele, adora arroz, ahaha.

Gostava de vos falar do arroz , mais exatamente da forma como guardo o arroz. Quando faço arroz cozinho duas chávenas. Deixo arrefecer e depois divido em doses individuais, colocando em pequenos sacos (uso sacos de embalar sandes que são bem pequenos). Depois congelo. Quando quero acompanhar os meus pratos com arroz, retiro do congelador no momento e coloco 2 minutos no mico ondas. Fica como acabado de fazer. Desta forma tenho arroz sempre pronto, sempre no ponto certo, sem desperdícios.


 Não percam estas e outras receitas de caril aqui no blogue:








Vão precisar de:
(serve 2 pessoas)
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2colher de chá de cominhos secos moídos*
  • 1/2 colher de chá de coentros em pó*
  • 1/2 colher de chá de gengibre seco moído*
  • 1/2 colher de chá de pimentão doce ou paprika*
  • 1/2 colher de chá de açafrão*
  • 1/4 de colher de café de flocos de piripiri (piripiri triturado)*
  • 1 colher de chá de alho seco ou 2 dentes de alho picados
  • sal
  • 2 tomates maduros partidos em pequenos pedaços
  • 100g de polpa de tomate Guloso sem adição de açúcar, corantes nem conservantes
  • 250g de flores de couve flor
  • 260g de grão de bico cozido 
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural ou queijo quark (usei iogurte de soja)
*Podem trocar todos estes condimentos por 1 colher de sopa de caril em pasta ou em pó.

 Confeção:
  1. Levei ao lume um tacho com a cebola e o azeite. Quando a cebola ficou translucida adicionei todos os condimentos. Misturei, adicionei o tomate e a polpa de tomate. Refresquei com 100ml de água.
  2. Adicionei a couve flor, o grão de bico , envolvi e deixei cozinhar 20 minutos.
  3. Retirei do lume, deixei arrefecer 3 a 4 minutos e envolvi o iogurte.
  4. Servi com 1 colher de sopa de arroz basmati.
 Bom apetite!

1 Comentários