Uma das minhas refeições veganas preferidas, faço em várias versões e fica já aqui a promessa que em breve partilharei a versão de curgete e couve flor, já que me tem sido muito solicitado a partilha de refeições veganas e vegetarianas em que não haja falta nutricional, nomeadamente de proteína.
Este mesmo prato nem sempre faço desta forma, muitas vezes faço uma versão mais "fit" em que em vez de leite de coco uso queijo quark. O queijo quark não pode ir ao lume da mesma forma que o leite de coco ou natas, já que a proteína coagula e fica uma espécie de granulado, para além de , tal como o iogurte, fica mais liquido em vez de cremoso, mas podemos usar esta alternativa juntando apenas no fim de pronto.
Lá em baixo na descrição explico tudo.
Aqui usei o caril pré-cozinhado da Incopil. Gosto bastante e aconselho aos amantes de caril. Se não tiverem podem usar o caril em pó ou moído na hora e juntar uns flocos de pimenta vermelha que fica ótimo.
Vão precisar de:
(serviu 3 pessoas)
- 5oog de grão de bico cozido (peso escorrido)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pimento vermelho pequeno
- 3 colheres de sopa de tomate em pedaços (usei de lata)
- 1 colher de chá de salsa, manjericão e tomilho secos (opcional)
- 1 colher de chá de caril pré-cozinhado da Incopil (*ver nota para alternativa)
- 200ml de leite de coco (em lata) (**ver nota para alternativas)
- 3 mãos cheias de espinafres baby
**Em alternativa ao leite de coco podem usar natas de soja. Para opção não vegan podem usar queijo creme magro (há um ótimo no supermercado Lidl que é pouco calórico e económico) ou iogurte ou queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda). Para a opção iogurte ou queijo quark, e porque estes alimentos vão ficar mais líquidos se estiverem ao lume, coloca-se só no fim, depois do lume desligado. Se tiverem duvidas podem ver a técnica carregando 👉aqui
Confeção:
(fotos no fim)
- Pus a cebola, o alho e o azeite a refogar numa frigideira grande. Quando a cebola amoleceu juntei o pimento cortado em cubos. Mexi e adicionei o tomate, as ervas secas aromáticas e depois o caril. Voltei a misturar e deixei cozinhar 3 minutos.
- Acrescentei o grão de bico cozido e escorrido. Agitei bem a lata de leite de coco** (não é necessário estar no frigorifico pois é para usar com a água da própria lata) e verti sobre o cozinhado. Mexi e deixei cozinhar mais 3 minutos após levantar fervura.
- Desliguei o lume e adicionei os espinafres. Envolvi bem para que murchem e servi de imediato.
- Acompanhei com arroz seco integral.
Bom apetite!
1 Comentários
Boa tarde. Pode dizer me, por favor, onde comprou o caril pré cozinhado da Incopol?
ResponderEliminar