Abóbora com gão de bico em molho cremoso de caril (vegan; saudável)






Cá estamos nós em mais uma segunda feira, como de costume sem carne, o frigorifico a meio gás (o meu fica sempre assim à quinta e à segunda😞) e pouca vontade de cozinhar!
Não sei se vos acontece aí em casa, mas eu á segunda feita pareço um carro antigo difícil de pegar. Bom, eu já sou um bocadinho antiga, se calhar até é mesmo por isso, mas a segunda feira é mesmo difícil para mim. Custa ainda mais adormecer na noite de domingo (ou madrugada de segunda, porque deitar antes da meia noite é milagre…), durmo ainda menos que é habitual e depois…, depois já vos disse, é difícil pegar!
Temos de comer na mesma, ir comprar comida não é solução para mim, e desta vez fiz este caril de grão de bico com abobora. Já não é a primeira vez que faço e até já há umas receitas idênticas publicadas aqui no blogue, desta vez substituí a habitual batata doce por abobora.

Ora, porquê mudar o que está tão bem? É tão bom este estufadinho de grão de bico com batata doce, porquê mudar? Apenas por uma questão de "poupar" nas calorias! Não, não sou obstinada pelas calorias, mas vou contando por alto o que ingiro e este fim de semana foi uma desgraça! Fim de semana prolongado, mais um dia de passeio e lá se descontrola a ingestão de calorias. É então preciso fazer algumas escolhas menos calóricas nos próximos dias, diminuir os hidratos de carbono e a gordura nas refeições.
 Gão a grão enche a galinha o papo, já diz o velho ditado, e neste caso é preciso esvaziar o papo, aos poucos, sem passar fome e sem me "passar" da cabeça, continuando a comer com muito sabor. Lembrem-se que só uma única colher de sopa de azeite, que nada custa retirar ao nosso prato, tem cerca de 120 calorias. E cada 100g de batata doce têm 86 calorias contra 26 da abóbora! Fiz-me entender?!😉
Também é costume fazer este prato com leite de coco sólido. Desta vez optei por leite e, para que fique igualmente cremoso, juntei uma colher de sopa de amido de milho (maisena). Também aqui poupei muitas calorias. Uma chávena de leite magro tem 87 calorias e uma colher de sopa de maisena tem 68 calorias. Isto dá 155 calorias contra as 177 calorias que tem o leite de coco por cada 100ml e nós precisamos de 200ml (354 calorias) para fazer o mesmo que faz o leite com a maisena.
São nestas pequenas coisas que podemos retirar calorias. Não é por isso que vamos perder no sabor, já que podemos usar as especiarias, por norma muito saudáveis e quase sem calorias, para aromatizar e perfumar.
Vamos á receitinha?
(serve 3 pessoas)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picadinho ( ou 1 colher de chá de massa de alho; uso da Incopil)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1/2 pimento vermelho partido em cubos
  • 1 colher de sopa de pasta de caril (ou caril em pó; opcional*)
  • 200ml de leite
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de café de pimentão doce ou paprika (opcional; uso da Chaparral)
  • sal
  • 500g de abobora partida em cubos (usei congelada)**
  • 500g de grão de bico cozido 
  • 2 mãos cheias de espinafres baby

*Podem, por exemplo, aromatizar com um pouco de gengibre e acrescentar toamte em pedaços ou polpa de tomate.
**Usei uma embalagem de abobora partida em cubos congelada. Há venda em qualquer supermercado e pronta a usar.

Nota: Coloquei algumas informações sobre as calorias dos ingredientes que aqui usei na introdução.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus ao lume uma frigideira larga com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola ficou translucida juntei o pimento, depois a pasta de caril e misturei bem.
  2. Acrescentei a abóbora ao refogado. Dissolvi o amido de milho no leite e verti sobre a frigideira. Mexi e deixei cozinhar cerca de 10 minutos (até a abobora estar tenra). O meu molho estava a ficar demasiado espesso, por isso adicionei água.
  3. Acrescentei o grão de bico, misturei e depois os espinafres. Voltei a misturar e desliguei o lume logo que levantou fervura.
  4. Servi com sementes de sésamo e 2 colher de sopa de arroz integral seco (por curiosidade, 2 colheres de sopa de arroz integral cozido são 50 calorias).








Bom apetite!



0 Comentários