Caril de couve flor, grão de bico e curgete acompanhado de bulgur (vegan)



Mais uma refeição vegan para aqueles dias em que a carne e o peixe ficam de lado. Não é necessário estar sempre a comer carne ou peixe, existem outras fontes de proteína, que, em partos bem temperados, podem ser igualmente saboroso e saciantes. 
Nós cá em casa adoramos o caril no grão de bico, assim como na couve flor.
Esta é uma refeição que fica pronta em meia hora, é saudável e até eu mesma fiz a pasta de caril, sem qualquer demora ou trabalho.


O açafrão da terra, também chamado de  curcuma, turmérico, raiz de sol, açafrão da índia ou ainda gengibre amarelo, é uma especiaria resultante da raiz seca e moída duma planta da família do gengibre, e é das mais completas que se conhece. Estamos habituados a vê-lo nos pratos salgados, mas ele não é salgado e tem inúmeros benefícios para a saúde. Tem propriedades anti-inflamatórias, é uma antioxidante, tem ação antidiabética, antiviral, anti tumoral, antibacteriana e antifúngica. 

O que muitos não sabem é que o caril tem a cor amarela dada pelo açafrão. Isto quer dizer que caril, ou pó de caril, é uma mistura à base de açafrão da terra e outras especiarias como o cardomo, coentro, gengibre, cominho, cravinho, pimenta, noz moscada, canela, entre outros.


Com toda esta conversa quero apenas dizer que o caril é um excelente condimento para muitos pratos, dá-nos uma larga sensação de satisfação, sem no entanto acrescer os nossos pratos de calorias ou ingredientes que nos prejudicam a saúde.


O bulgur que acompanhou é um cereal integral, muito rico a nível nutricional, e feito a partir de qualquer variedade de trigo completo, sendo o grão de trigo duro o mais comum.
Conhecido por triguilho ou trigo bulgur, é preparado a partir dos grãos de trigo. O grão de trigo é triturado e parcialmente pré-cozido, seco e partido.
É muito utilizado nas cozinhas de Medio Oriente e do Mediterrâneo e serve como alternativa ao arroz, à massa e até ao cuscuz.

Este cereal tem cerca de 370 calorias por cada 100g. Os nutrientes que mais se destacam
são a fibra (18g ) e a proteína (12g) por 100g de produto, tem baixo teor de gordura e uma enorme riqueza em minerais como o ferro, magnésio e fosforo, ótimo para quem tem pressão arterial alta.

Não se assuntem com o valor das calorias que referi. É que o bulgur cresce imenso depois de preparado e o que realmente come são muito poucas gramas.


Sendo um grão integral, é um ingrediente alimentar apto para a alimentação vegetariana e vegan.
Pode ser utilizado como acompanhamento ao almoço ou ao jantar ou como parte de uma salada

É realmente um excelente acompanhamento das refeições, no entanto, não é adequado a doentes celíacos ou pessoas que sigam dietas livres de glúten.





Vão precisar de:

(serve 4 pessoas)
  • 3 dentes de alho picadinho ou 2 colheres de chá de alho em pó*
  • 2 colheres de chá de coentros secos (ou frescos picados)*
  • 2 colheres de chá de açafrão da terra (curcuma) em pó + 1 colher de chá*
  • 2 colheres de chá de caril em pó*
  • 2 colheres de chá de cominhos secos*
  • 2 colheres de chá de gengibre seco*
  • 1 colher de sopa de molho de soja (ou vinagre balsâmico)*
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão*
  • sal*
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 pimento vermelho cortado em pequenos cubinho
  • 2 colheres de polpa de tomate sem açucar**
  • 1 pé de couve flor partida em pequenas flores
  • 1 curgete partida em meias luas
  • 1 frasco de grão de bico cozido e escorrido (400g)
  • 240ml de bebida vegetal (ou leite)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
*Condimentos e ervas aromáticas secas que uso são da Chaparral. Podem trocar todos estes ingredientes por 2 colheres de sopa de pasta de caril já pronta. Recomendo o caril pré-cozinhado da Incopil.
**Existe no mercado nacional polpa de tomate sem adição de açucar, conservantes nem sal. Podem trocar por tomate picadinho.



Confeção:
(fotos no fim)
  1. Levei ao lume um tacho largo com a cebola e o azeite. Quando a cebola amoleceu acrescentei os condimentos e erva aromática (10 primeiros ingredientes). Misturei e adicionei o pimento. Deixei cozinhar em lume brando enquanto parti a couve flor em pequenas flores.
  2. Juntei 1 chávena de água ao tacho, a polpa de tomate e de seguida a couve flor. Deixei ferver 3 a 4  minutos e acrescentei a curgete.
  3. Numa chávena misturei o leite com o amido de milho e a restante colher de chá de açafrão da índia (fazer golden milk).
  4. Adicionei o grão de bico ao tacho, logo de seguida a mistura de leite, deixei ferver para apurar o molho e servi com bulgur.
Para o bulgur:
Faço 1 chávena para 5 a 6 pessoas (neste caso sobrou para outra refeição).
  1. Coloquei 1 e 1/2 chávenas de água ao lume para ferver. Num passador lavei 1 chávena de bulgur em água corrente.
  2. Quando a água ferveu introduzi o bulgur, temperei com sal e retirei de imediato do lume. O bulgur vai "abrir" absorvendo água, tal como o cuscuz. Em 10 minutos ele já absorveu grande parte da água e está tenro.  Mexi-o e escorri alguma da água que estava no fundo para evitar que fique empado.








Bom apetite!



0 Comentários