Tagliatelle de curgete com salmão grelhado e molho de caril






Acham que precisam daquele aparelhinho para fazer as massas de courgette? Não, não precisam, só precisam do descascador de cenouras.
Acham que a família, crianças e maridos, não vão gostar, vão abrir o livro de reclamações domestico e a refeição vai ser um desastre? Talvez não, só têm de fazer um bom tempero. Foi o que aconteceu cá em casa...
Como alguns de vocês sabem, eu tenho filhos jovens. Se a Camila alinha em tudo que é saudável e diatético, o J. Pedro reclama de tudo que sai-a da rotina e da cozinha tradicional. A 1ªvez que fiz torceram o nariz, não vou mentir. Segui uma receita de um site e só temperei com sal. Não desisti, fiz um tempero melhor, aproveitei o molho que tinha feito para o salmão de ontem e ficou divinal... 
No fim de semana vou voltar a fazer à carbonara! Não há mais reclamações!
Para 4 pessoas vão precisar de: (foto de cima é para 2 pratos)
  • 3 courgettes grandinhas
  • 1/2 copo de vinagre
  • 1 colher de sobremesa de açúcar (usei mascavado)
  • sal
  • sementes de sésamo
  • 4 postas de salmão temperado como mais gostarem (eu temperei com uma mistura de especiarias já pronta)
  • molho de caril ou outro molho que gostem ou maionese *
Carregar aqui e aqui para ver sugestões de molhos que acho que ficam bem.
* Para o molho de caril precisei de:
1 iogurte natural
1/4 de courgette ou pepino
1 fio de azeite
1 colher de chá de caril
Para verem a confeção carregar aqui.

Temperei o salmão e pus uma frigideira anti aderente ao lume untada com azeite.
Lavei e cortei as pontas ás courgettes. Parti-as ao meio e, com a ajuda de uma colher de café, retirei a parte do meio que tem as sementes.
Pus o salmão a grelhar em lume forte.

Enquanto grelhou fui fazendo a massa de courgette. Com a parte verde (de fora) virada para mim, fui fazendo tirinhas como se estivesse a descascar cenouras. (ver fotos) Nem todas ficam perfeitas mas não há problema nenhum.


Entretanto o salmão ficou pronto e tirei para um prato para arrefecer um pouco e poder tirar as espinhas e a pele.
Sequei as tiras de courgette com papel absorvente. Coloquei numa tigela o açúcar, sal, o vinagre e as sementes de sésamo. Misturei tudo e juntei as tiras de courgette. Envolvi-as no molho.
A massa de courgette está pronta.



Passei para a travessa de servir, escorrendo do molho, espalhei o salmão por cima, espalhei o molho de caril e polvilhei com mais umas sementes de sésamo.
Está pronto.


Se quiserem podem acrescentar mais coisas. Eu acrescentei delicias do mar numa delas (os meus filhos gostam muito...), mas podem pôr outro tipo de ingredientes: amêndoa laminada, frutas, camarão,...

Que bom que é estar de dieta!