Mousse de maracujá (saudável; sem leite condensado; sem natas; sem leite de coco; sem açucar; fit; proteica; paleo)





Eu agora devia começar por um belíssimo discurso a dizer que adoro desafios e que esta mousse resultou do desafio feito por uma seguidora, blá-blá-blá… Mas não é nada disso, a verdade é que nem gosto nada de desafios, não gosto nada de fazer o que me pedem, gosto de fazer o que me apetece! Acho que é por isso não me passa pela cabeça "vender" comida, isso era sinonimo de ter de fazer o que me era encomendado e ainda por cima correr o risco de ter de fazer a mesma coisa inúmeras vezes. Adiante...
O que é certo é que desta vez fiz esta mousse a "pedido" duma seguidora que me mandou mensagem a dizer que tinha muitos maracujás e gostava de fazer uma mousse ou um bolo saudável com eles.
Ora, eu até adoro mousse de maracujá e já algum tempo que não fazia nem comia. Se bem que me lembro, da ultima vez que fiz, há mesmo muito tempo, ainda foi a versão com leite condensado.
Por mero acaso tinha em casa 3 maracujás que tinha comprado para uma decoração que não aconteceu. Poucos mas o suficiente para fazer um pequeno ensaio. De repente foi tal o entusiasmo domestico com a possível mousse de maracujá sem o tradicional leite condensado e/ou natas, que já ninguém cá em casa descansou até estar na mesa. E pronto, cá está ela, agora aqui em receita para vos mostrar.
Infelizmente não tenho as fotos que gostava. Não optei pelas melhores taças de servir, fotografei já quase de noite, e ainda por cima o ensaio correu melhor que a que aqui vos mostro. É que esta foi feita na hora do almoço, sempre a correr e com o lume mais alto que o que devia.
Não há muito a dizer sobre esta receita, usei a técnica da mousse de limão que podem ver carregando aqui, trabalhei os maracujás da forma que sempre fiz, triturando muito ligeiramente para eu se solte a "goma" das sementes e o resto é uma questão de gosto. Há quem goste das mousses mais "vaporosas" e aí é só usar claras em castelo no fim para envolver; e para quem prefere mais cremosa é só acrescentar mais queijo quark ou iogurte.
Vão precisar de:
(serve 4 taças pequenas)
  • 10 maracujás (5 para a mouse e 5 para a cobertura; se forem pequenos usar 6 na mousse)
  • 4 ovos
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram sólido ou liquido + 2 para a cobertura (usei stevia liquida) 
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 250g de queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda) ou iogurte grego natural 
  • 2 claras de ovo ou mais 150g de queijo quark/ iogurte grego (dependendo se gostam de mousse "vaporosa" ou cremosa)
  • 1 folha de gelatina ou 1 colher de chá de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Num copo alto (ou no liquidificador) coloquei a polpa de 5 maracujás com 160ml de água. Com a varinha mágica, pulsei 10 segundos por 5 vezes. Isto vai fazer com que a "goma" que está agarrada ás sementes se solte sem no entanto triturar as sementes. Escorri o liquido obtido num passador.
  2. Numa tigela bati bem os ovos inteiros com o adoçante, o sumo de limão e o liquido obtido da polpa dos maracujás. Levei ao lume, em banho maria, mexendo com frequência e lentamente para que os ovos cozam. Rapidamente ficou num creme e retirei debaixo do calor. Deixei arrefecer um pouco este creme enquanto fiz a cobertura.
  3. Num tachinho coloquei a polpa de 5 maracujás com 180ml de água e 2 colheres de sopa de adoçante. Levei ao lume a ferver por 5 minutos até estar amarelo e as sementes soltas da polpa. Retirei do lume e também deixei arrefecer um bocadinho antes de colocar a folha de gelatina previamente hidratada em água (as folhas de gelatina perdem o efeito a mais de 40ºC). Para fazer com maisena ou polvilho doce é só misturar no tachinho antes de ir ao lume.
  4. Voltei ao creme da mousse já arrefecido e misturei-lhei o queijo quark. Bati as claras em castelo e envolvi.
  5. Passei para as taças de servir, dividi o liquido da cobertura por cima de cada uma e levei ao frigorifico 3 horas.


Molho da cobertura:


 Novamente molho da cobertura:


Tão simples, tão bom….





0 Comentários