Bolo de laranja com cobertura de chantilly de coco e molho de maracujá (saudável; vegan; fit)



Textura húmida, fofo, muito aromático, graças aos 250ml de sumo de laranja que o compõe, este é um bolo simples, de execução e ingredientes, também é um bolo pequeno e é para este fator que vão as dicas de hoje.





Este é um bolo pequeno, rende 10 fatias e é necessário uma forma pequena. Apesar de ser muito fofo, húmido e muito aromático, eu queria dar-lhe um "ar" mais fresco. Resolvi fazer esta cobertura e não podia ter feito melhor escolha. A combinação é perfeita! Não fazem ideia de como sabe bem a textura e sabor deste bolo de laranja quando combinada na mesma garfada com o chantilly de leite de coco e o preparado de maracujá. 

Se quiserem fazer um bolo maior podem dobrar os ingredientes ou fazer apenas mais 25%. Não precisam de dobrar a quantidade de sumo de laranja, basta juntarem água aos 250ml que está nesta receita.


No que diz respeito ás farinhas, podem trocar a farinha de espelta por farinha de aveia. A textura fica ligeiramente diferente, mas nada significativo. Se o fizerem deixo-vos uma dica, depois da massa pronta deixem 10 minutos a descansar antes de colocar no forno. A aveia vai absorver liquido e bolo fica muito melhor.
Em relação á farinha de coco, ela parece aqui para diminuir a quantidade total de farinha. Como é sabido por todos a farinha de coco é muito rica em fibras solúveis, em 100g há 56g de fibras solúveis. Isto quer dizer que absorve muito os líquidos. Para verem mais informações sobre a farinha de coco carregar👉aqui. 

A vantagem de usar esta saudável farinha, é que a quantidade que colocamos é substancialmente menor. Tão interessante quanto a quantidade e a qualidade, é também o preço. Esta é uma farinha mais cara, no entanto, e como usamos muito menos, acaba por ser mais barato.
O que ganhei com a utilização da farinha de coco? O aroma é melhorado de duas formas: a primeira pela própria farinha, a segunda porque com menos quantidade da mesma o sabor a laranja sobressai muito mais.

Para a substituir terão de usar 3x a quantidade, ou seja, para fazer o bolo só com espelta devem usar 180g. Para fazer só com farinha de aveia devem usar 150g.
Se quiserem fazer o bolo com farinha de trigo devem usar a mesma quantidade que espelta.




Em relação ao ingrediente adoçante, eu não aconselho ingredientes adoçantes líquidos. Este é um bolo pequeno, com poucos ingredientes, já com a relação entre os secos e os líquidos devidamente contabilizada, pelo que acrescentar mais um ingrediente liquido pode comprometer o sucesso do bolo. Sugiro a utilização de açúcar de coco misturado com xilitol ou stevia, ou açúcar mascavado ou apenas xilitol se tiverem necessidade disso. Caso optem por esta ultima opção provem a vossa massa no fim, poderá precisar de mais 2 colheres de sopa de xilitol.


 Quanto á cobertura, o leite de coco deve estar no frigorifico para que a parte sólida se separe da liquida. É mesmo muito importante não passar qualquer parte líquida do leite de coco quando queremos fazer chantilly. Imaginem que estão a bater natas em chantilly e deixam lá cair água. O que é que acontece? Não crescem nem endurecem. O mesmo se passa com o leite de coco. Muitas vezes queremos aproveitar mais a lata e a consequência é estragar todo o produto. Se preferirem podem usar natas batidas na vez do leite de coco.

O molho de maracujá fica ótimo aqui, no entanto, se não tiverem, sugiro que coloquem morangos partidos. Estamos na época deles e vão fazer uma boa combinação com o restante bolo.


Vão precisar de:
  • 180g de farinha de espelta
  • 20g de farinha de coco*
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 10 a 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei 4 de açúcar de coco e 6 de xilitol)
  • 3/4 de colher de chá de fermento (3,75g)
  • 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio (3, 75g)
  • 1 pitada de açafrão (opcional; serve para dar cor)
  • pitada de sal
  • 250ml de sumo de laranja (1 e 1/2 laranja grandes)
  • 1 colher de sopa de vinagre branco 
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 a 3 colheres de sopa de água
* Podem trocar por mais 60g de farinha de espelta. Para outras substituições de farinha ler a introdução.

Cobertura
  • 200g de leite de coco sólido (devem ter a lata no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da líquida) (podem trocar por natas)
  • 1 colher de sopa de xilitol ou outro ingrediente adoçante que prefiram
  • 4 maracujás
  • 1 colher de sopa de agave ou mel
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de 20cm de diâmetro.
  2. Numa tijela misturei todos os ingredientes secos. Adicionei o sumo de laranja, o vinagre (por favor não esquecer o vinagre!) e o azeite. Misturei bem com o batedor de varas manual.
  3. Aos poucos adicionei a água até ter uma massa fluida (a quantidade de água pode variar de 2 a 4 colheres de sopa mediante o uso de farinha branca ou integral).
  4. Verti a massa na forma e levei ao forno 25 minutos. Retirei e deixei arrefecer antes de desformar.
  5. Para a cobertura, comei por fazer o molho de maracujá para que esteja frio na altura de usar.
  6. Retirei a polpa aos maracujás, coloquei num tacho, adicionei o agave e deixei ferver 5 minutos. Retirei do lume e deixei arrefecer por completo.
  7. Com a batedeira elétrica bati 200g de leite de coco sólido. Quando começou a ficar forme adicionei o xilitol  e bati mais um pouco.
  8. Passei o bolo frio para o prato de servir, cobri com o chantilly e espalhei o molho de maracujá em cima.


Tão bom…

0 Comentários