O meu forno avariou! Eu nem sabia que os fornos avariavam... Em casa da minha mãe acho que nunca avariou, pelo menos que eu me lembre. A determinada altura trocou-se um forno antigo a gás por um elétrico, mas que eu me lembre foi por opção e não por avaria. Bom, mas o que é certo é que o meu não aquece, ou melhor, não liga sequer.
E agora vocês estão a pensar: "Mas isso não é nenhum drama". Pois, eu também achava isso com certeza, e até acharia que não ficava nada atrapalhada com tal avaria, mas não foi o que aconteceu... De repente bloqueei e fiquei com a sensação que tudo se fazia no forno! Acho que não havia nada do que tinha previsto fazer que não fosse de ir ao forno.
O mais curioso é que foi a minha filha Camila a fazer-me descer com os pés á terra! "A mamã não está bem", disse ela, " passas dias sem ligar o forno e a arranjar esquemas para fazer as receitas sem forno e estás assim", continuou ela. Ao que eu respondi: "estou sem ideias, bloqueei e só consigo pensar no bolo de limão que ia fazer, no bacalhau espiritual da passagem de ano que ainda não tenho a receita no blogue! Preciso do forno!"
A minha filha, sempre de olho nas sobremesas preferidas dela, que obrigatoriamente têm chocolate e/ou manteiga de amendoim, disse-me: "Há tanto tempo que não fazes a tarte crua de chocolate que eu gosto tanto!...Acho que até nem a tens no blogue."
Pronto, assunto resolvido e que bem resolvido. Cá em casa gostam tanto desta tarte, é tão fácil e rápida de fazer, que só durou 1 dia e só estamos 3...
Depois do momento critico, lá surgiu a sobremesa, o bacalhau sem gratinar e sem fotos para o blogue e á tarde vieram as bolachas cruas, que estão deliciosas e partilharem brevemente a receita.
Esta é uma tarte muito simples, quer de execução quer de sabor, que é essencialmente a chocolate. Podem fazer outras bases, qualquer uma que seja crua fica aqui bem, vistos ser um recheio simples de sabor. Aguenta perfeitamente algum tempo fora do frigorifico sem mudar a consistência, a não ser que esteja muito exposta a calor e, acima de tudo, é saudável e muito boa....
(tamanho da forma que usei é de 24cm de diâmetro; medida da caneca que usei é de 250ml)
Base:*
- 1 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 1 caneca de coco ralado (ou mais flocos de aveia)
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 1/2 caneca (mal servida) de manteiga de amendoim ou amêndoa (ou iogurte grego**)
- 4 colheres de sopa de adoçante em pó, ou mel, ou agave, ou açúcar de coco, ou mascavado,...
- 2 colheres de sopa de leite ou da água da lata de leite de coco que irão usar no recheio
- 200g de chocolate preto
- 1 lata de leite de coco (400ml) dividido: metade para o creme de chocolate e outra metade para o chantilly de coco (deve estar no frigorifico para que a parte sólida se separe da liquida)
- 50ml café tipo bica ou a mesma quantidade de sumo de laranja ou água da lata de leite de coco
- 1 colher de sopa de agave ou outro ingrediente adoçante que prefiram para o recheio de recheio de chocolate
- 1 colher de sopa de agave ou outro ingrediente adoçante que prefiram para o chantilly de coco
*Outra alternativa para base que já usei nesta tarte de chocolate:
200g de tâmaras secas e descaroçadas
1 caneca de cajus crus
1/2 caneca de coco ralado
3 colheres de sopa de cacau em pó
1/4 de caneca de flocos de aveia
2 colheres de sopa de água ou água da lata de leite de coco que vou usar no recheio
**Se usarem iogurte grego devem ir colocando 1 colher de sopa de cada vez e pulsando o processador até ter uma massa compacta e maleável. Esta quantidade vai depender do ingrediente adoçante que escolherem e também do iogurte (iogurte light tem mais água). Deverão omitir as colheres de sopa de leite.
Confeção:
Forrei a forma com papel vegetal.
No processador de alimentos coloquei todos os ingredientes da base e triturei. Como não consegui obter uma massa compacta, juntei mais água da lata de leite de coco, aos pouquinhos, até obter uma massa compacta e maleável.
Passei a massa para a forma, cobri fundo e lados com ela (só um pouco dos lados pois a recheio não é volumoso). Reservei no frigorifico.
Para fazer a outra alternativa de base é exatamente o mesmo procedimento, apenas trituro 1º as tâmaras e só depois acrescento os restantes ingredientes.
Pus o chocolate partido a derreter em banho maria. Quando já estava cremoso, acrescentei metade da parte sólida da lata de leite de coco. Mexi para misturar e juntei o café quente. Voltei a misturar e verti sobre a base. Levei ao frigorifico meia hora.
Bati a metade que sobrou da lata de leite de coco com a batedeira (é exatamente como se fosse natas). Como estava bastante sólido, adicionei 2 colheres de sopa da água da lata. Juntei 1 colher de sopa de adoçante em pó e bati mais um pouco.
Espalhei sobre o creme de chocolate já sólido.
Voltei a levar ao frigorifico até há hora de servir.
Tão fácil, tão bom...
2 Comentários
Adoro suas receitas!!!!😍 Muito obrigada por compartilhar!!!!❤️
ResponderEliminarEu é que agradeço a atenção que me dá. Fico muito feliz por saber que gosta das minhas receitas.
ResponderEliminarUm beijinho enorme!