Tarte de cerejas (saudável; "low carb"; low fat; vegan; paleo)





E quem é que veio passar o fim de semana a casa para recomeçar a estudar, agora aqui, para mais uma fase de exames? Pois só podia ser o meu filho mais velho, o J. Pedro. O que vocês não sabem é que ele adora, adora de paixão cerejas. Não será o único com certeza, eu tenho duvidas é que exista alguém que não goste de cerejas, no entanto, ele é daqueles que não consegue parar de comer. Tal e qual como a mãe que é como as cerejas: não consegue parar de conversar😊😜
Mas também, já diz o velho ditado, "a conversa é como as cerejas" e eu até me sinto feliz com a comparação.
Falando um bocadinho das protagonistas, as cerejas são uma fruta excelente, são ricas em fibras, o que ajuda a regular o transito intestinal e ajuda na sensação de saciedade prolongada; antioxidantes, que ajuda a combater o envelhecimento precoce; minerais.  
Apesar da má fama, têm poucas calorias, já que cerca de 80% da sua composição é água. São por isto um bom aliado para quem está em perda de peso.


Passando agora á própria da tarte, tanto e tão pouco que há para dizer. No que diz respeito ao recheio, de facto não há muito para dizer, é o comum em qualquer tarte de cereja, apenas acho que tradicionalmente lhe adicionam uma quantidade enormesca e desnecessária de açúcar,  até porque elas, as próprias das cerejas, já são bem docinhas.
Já a base fiz questão de fazer não só saudável, mas também cheia de bons ingredientes. Digamos que a fiz a pensar em quem lhe apetecer comer uma fatia de tarte ao pequeno almoço. E porque não?!

Como sabem o principal problemas das tartes são as bases, já que é lá que se escondem muitas calorias. Como também sabem com certeza, o maior problema das bases está na farinha que quase inevitavelmente a compõem. É certo que algumas também têm uma quantidade de gordura inaceitável, no entanto é mais fácil dar a volta á gordura que á farinha. O que fiz foi usar farinha de coco. Já falei por diversas vezes aqui no blogue da farinha de coco. Ela é realmente uma alternativa muito válida para fazer as bases das nossas tartes ou pizza, assim como bolos, queques ou panquecas, já que é riquíssima em fibras solúveis (56g de fibra solúveis e 4g de fibras insolúveis). Estou a falar daquele tipo de fibras que absorvem a água (os líquidos) e formam um gel no nosso estomago, dando-nos de imediato a sensação de estarmos cheios. Para quem queira saber mais e até outras receitas carregar👉aquiaqui ou aqui.



Também lhe retirei a gordura, substituí algum do ingrediente adoçante necessário para ser gostosa pela banana, fazendo assim um "dois em um", já que a banana substitui ovos, manteiga e ainda adoça.

Uma parte importante que gostava de ressalvar é a espessura da base. Eu fi-la fina como se vê nas fotos. Como já disse, é nas bases que se escondem muitas das calorias que ingerimos e esta tarte é um exemplo fragrante disso mesmo, já que o recheio é pouco mais que cerejas. Eu entendi que não devia "estragar" a minha tarte sobrecarregando-a de calorias na base. Daí a ter feito fina e, como já disse em cima, cheia de bons ingredientes.

Vão precisar de:
(Tarteira de 20cm de diâmetro)
Base
  • 1 banana grande ou 1 e 1/2 pequenas ( ou 2 ovos grandes)
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego natural light (ou 2 c. de sopa de óleo de coco derretido)
  • 4 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante* que prefiram (mel, agave, açúcar de coco, mascavado, geleias/xaropes adoçantes; usei stevia liquido)
  • 1/3 de caneca (180ml no copo medidor) de farinha de coco (ou 100g de farinha de espelta ou aveia***)
  • 1/4 de caneca (60ml no copo medidor) + 3 colheres de sopa de farinha de aveia** ou flocos triturados (ou mais 35ml no copo medidor de farinha de coco)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de canela em pó
Notas:
*Se usarem ovos em vez de banana irão precisar de mais ingrediente adoçante. Podem usar o que mais gostarem. Será 1 e 1/2 colher de sopa.
**Esta quantidade vai depender do tamanho e estado de maturação das bananas. Se forem maiores e estiverem maduras fazem puré mais fluido. Quando estiverem a fazer a base coloquem aos poucos até fazer uma bola perfeita.
***Se não usarem farinha de coco irão precisar de acrescentar alguma gordura á vossa massa. Pode ser azeite, óleo de coco ou outra que preferirem e será 1 e 1/2 colheres de sopa.

⇒Eu fiz uma base fina como se vê nas fotos. Como sabem é nas bases, seja elas de tartes ou pizzas ou o que for, que se escondem muitas das calorias que ingerimos. Este recheio é muito pouco calórico, já que consiste praticamente só em cerejas. Entendi que não devia ir "estragar" a minha tarte sobrecarregando de calorias escondidas na base. Se gostarem mais alta é só fazer receita e meia e manter o recheio.

Recheio:
  • 500g de cerejas
  • 2 colheres de sopa**** de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia líquido)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
****Dependendo da doçura das cerejas pode ser necessário mais 1/2 colher.

Confeção:
Comecei pelo recheio. Descarocei as cerejas, coloquei num tachinho e pus ao lume médio/baixo. Diluí o amido de milho em 50ml de água e verti sobre as cerejas. Também juntei o adoçante. Mexendo com frequência e sempre com o lume médio/baixo, deixei ferver cerca de 5 minutos. Retirei do lume e deixei arrefecer. Vão ver que vai formar uma goma, uma espécie de gel ao arrefecer.


Passei á base. Triturei a banana com a varinha mágica, juntei o iogurte, o adoçante e a linhaça. Misturei bem.
Adicionei o sal, o fermento, a canela e a farinha de coco. Novamente misturei bem e já tinha uma massa bastante densa mas que não faz uma bola firme. Fui juntando farinha de aveia e amassando até formar uma bola. Esta é uma massa muito maleável, muito fácil de moldar (quase parece que estamos a mexer plasticina).
Se tiverem tempo coloquem 20 minutos no frigorifico. Eu infelizmente não tive, não há grande problema.


Dividi a bola em 3 partes. Uma dessas partes reservei para a cobertura.
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Forrei a tarteira com papel vegetal (ou untar). Estiquei a massa pela base e lados ta tarteira. Fiz "furos" por toda ela com um garfo. Também com um garfo moldei os lados. Levei ao forno por 10 minutos.
Retirei e baixei o forno para os 180ºC.

 


Enquanto a base arrefeceu um pouco (secou), preparei a cobertura. Estiquei a massa reservada, fiz um circulo com o diâmetro da minha tarteira e cortei em tiras (com uma faca ou com o cortador de pizzas).
Passei á montagem da tarte. Cobri a base com o recheio de cerejas e dispus as tiras de massa por cima, intercaladas. Com as sobras de massa fiz folhas e coloquei em cima.
Levei ao forno cerca de 20 minutos.
Está pronta a servir quente, fria ou refrigerada.
 










Tão bom...

0 Comentários