Esta é uma sobremesa extremamente deliciosa, um prazer incrível, daqueles verdadeiramente irresistíveis! Tenho de vos confessar que me é difícil controlar e comer apenas uma pequena fatia. São sabores que se combinam numa harmonia perfeita, texturas que nos causam satisfação.
E porque é que eu tive de me controlar no tamanho da fatia? Porque apesar de ser feita com um conjunto único de ingredientes saudáveis, é calórica! Esta é a principal razão de eu evitar fazer e por norma optar pelos meus semifrios feitos á base de queijo quark.
Ainda assim, há outras bem piores, qualquer fatia de bolo tem tantas ou mais calorias que este semifrio e isso é uma realidade difícil de mudar. Sejam lá que farinhas forem que se utilize nos bolos, todas têm demasiada "energia".
(medida da caneca é de 250ml; forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro)
Base
- 1 caneca de amêndoas (140g ou 250ml no copo medidor) ou nozes
- 3 colheres de sopa de farinha de coco
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 4 a 5 colheres de sopa de agave ou mel (consoante gostem mais ou menos doce)
- 1 pitada de sal
- 1 caneca de cajus (130g ou 250ml no copo medidor) demolhados em água por 6 horas
- 1 lima (raspas e sumo)
- 1/2 lata (200g) de leite de coco sólido (deve estar no frigorifico á pelo menos um dia para que a parte sólida se separe da liquida)
- 4 colheres de sopa de agave ou mel (5 se gostarem mais doce)
- 60g de óleo de coco medido sólido (cerca de 50ml depois de derretido)
- 4 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 4 colheres de sopa de agave ou mel
- 4 colheres de sopa de leite de coco sólido
- Amêndoas por farinha de amêndoa
-Cacau em pó por farinha de alfarroba
-Leite de coco por queijo quark ou iogurte grego natural
* Cobertura alternativa:
100g de chocolate preto derretido misturado com 3 e 1/2 colheres de sopa de leite de coco sólido ou queijo quark ou iogurte grego natural
Confeção:
Comecei por pôr os cajus a demolhar em água. Os meus ficaram durante o dia; podem deixar uma noite, sendo que no mínimo são 6 horas.
Para a base, pus as amêndoas no processador de alimentos e triturei até ter uma farinha. Juntei a farinha de coco, o cacau e voltei a triturar apenas para misturar. Acrescentei o mel e pulsei novamente, desta vez por mais tempo. Vai ficar uma farofa solta mas que ao apertar compacta.
Forrei a forma com papel vegetal, verti o preparado da base e pressionei no fundo. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
Para o recheio, comecei por derreter o óleo de coco no microondas (convém arrefecer um bocadinho antes de misturar nos outros ingredientes, por isso comecei por aqui).
Pus os cajus com as raspas da lima e sumo de meia no processador de alimentos e triturei até ter uma pasta. Juntei o leite de coco, o mel e o sumo da outra metade da lima. Triturei até ter um creme. Verti o óleo de coco e voltei a processar para misturar bem.
Verti sobre a base e reservei no frigorifico cerca de 1 hora.
Para a cobertura, pus o óleo de coco a derreter em banho maria. Retirei debaixo da água quente e juntei o cacau e o mel. Misturei bem e acrescentei o leite de coco. Voltei a misturar. Verti este creme sobre o recheio e alisei.
Reservei no frigorifico 2 horas.
Servi polvilhado de cacau em pó.
Tão simples, tão bom!
0 Comentários