Tarte cheesecake de requeijão e doce de morango e chia (saudável; proteica; fit; sem glúten)




Das melhores tartes que fiz nos últimos tempos, um incrível contraste de sabores entre uma base que sabe a bolacha, um doce de morango e chia com uma fabulosa cobertura de requeijão!


Ora vamos lá saber onde me inspirei para fazer esta sobremesa. Não há quem não goste duma bolachinha recheada de doce de morango. Eu nem me posso lembrar disso, simplesmente adoro ao pequeno almoço com o meu cafezinho. Tenho de confessar que por estes tempos é raro isso acontecer. Só como bolachas feitas por mim e nem sempre há cá em casa; o doce idem, só como os feitos cá em casa e também nem sempre há. Outra fantástica combinação de pequeno almoço é precisamente a bolacha, o requeijão e um pouco de doce em cima. Bem, eu agora fiquei a imaginar-me no pequeno dos hotéis… adiante. Foi então nestas fantásticas combinações que eu fui buscar esta tarte. Tudo tão simples, sabores de sempre, numa receita saudável, proteica e sem qualquer excesso.


No que diz respeito á confeção não há muito para dizer, segue os moldes habituais de qualquer tarte. Esta base não requer ir ao forno isolada, assa perfeitamente com o restante recheio. O doce de morango pode ser feito com antecedência, dando assim lugar a uma confeção mais rápida, se bem que eu fiz quase tudo ao mesmo tempo.


Para o recheio de requeijão fui mais uma vez buscar o que de melhor se faz em Portugal. Não é que não possam fazer com ricotta, claro que podem, mas para quê usar a ricotta, um requeijão italiano, quando temos tão bom requeijão em Portugal, feito com leite português, como é o caso dos requeijões da Saloio. Podem usar qualquer um, mesmo os light. A Saloio tem uma gama enorme, desde os feitos com leite de cabra, com leite de ovelha, com mistura destes dois tipos de leite e ainda vaca ou apenas leite de vaca que é o que se assemelha á ricotta.







Está ver aquela combinação da bolacha com requeijão e doce de morango em cima? Então agora imagine-a numa tarte.




Vão precisar de:
Base
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de farinha de aveia (ou flocos de aveia sem glúten triturados em farinha fina)
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural (de preferência grego)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 1 de mel e 2 de stevia em pó)
Recheio de doce de morango e chia
  • 250g de morangos frescos ou congelados
  • 1 colher de sopa do ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • sumo de meia lima
  • 1 e 1/2 colher de sopa de sementes de chia
Recheio de requeijão
  • 2 requeijões (light ou natural) de 170g cada da Saloio (também podem usar de cabra ou ovelha)
  • 200g de queijo creme light (tipo filadélfia)
  • 2 ovos
  • 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 200g de morangos frescos na decoração


Confeção:
  1. Comecei por fazer o doce de morango para que arrefeça antes de ser usado. Coloquei todos os ingredientes num tachinho, á exceção das sementes de chia, e deixei ferver em lume brando 5 minutos. 
  2. Retirei, triturei com a varinha magica, voltei a colocar no tacho.
  3. Adicionei as sementes e deixei ferver mais 5 minutos. Retirei do lume e deixei arrefecer.
 

  1. Passei á base. Numa tigela misturei todos os ingredientes, amassando com as minhas mãos até formar uma bola perfeitamente maleável. Se estiver muito "dura e seca" coloquem mais iogurte ou um pouco de leite ou água.
  2. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Passei a massa obtida e pressionei sobre o fundo e lados da forma. Reservei.

  1. Para o recheio de requeijão bati todos os ingredientes com a batedeira até estar um creme fluido e liso.
  2. Pus o forno a aquecer a 160ºC.
  1. Para a montagem da tarte, espalhei o doce de morango e chia no fundo da massa da base. Cuidadosamente verti o creme de requeijão em cima, inicialmente colher a colher para evitar "pressão" no doce.
  2. Levei ao forno cerca de 40 minutos. Desliguei o forno e deixei lá dentro com o forno fechado por mais 40 minutos.
  3. Servi decorado com morangos frescos.





Tão bom…






2 Comentários

  1. Mais uma receita maravilhosa :P Bjinhos! P.S. - já vi na barra lateral mais receitas deliciosas p passar e fazer :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Sempre tão querida, até fico envergonhada.
      Eu ando ás voltas com tudo isto de organizar o blogue, a tentar fazer sozinha. Acho que não me safo, tenho de pedir ajuda aos filhotes. A idade é uma coisa tramada, ahhah
      Beijinhos!!!

      Eliminar