Cupcake de chocolate com chantilly de café ("dalgona coffee") (saudável; vegan; fit) (whipped coffee)


Sabem o que é Whipped coffee", também conhecido por "dalgona coffee"? Em português será café batido, mas a melhor descrição em duas palavras é chantilly de café.

Este chantilly é a nova tendência viral das redes socias e toda a internet que eu já experimentei  e quero hoje convencer os meus seguidores a fazer o mesmo.


Graças a este distanciamento social a que estamos obrigados, o universo de grande parte de nós pessoas diminuiu para o tamanho dum pequeno ecrã. Tendo em conta que estamos a tentar controlar uma epidemia, isto até nem é mau.

No entanto, para os amantes de café, o facto de não poder estar a socializar no seu espaço favorito, os próprios dos cafés, não é nada bom, muitos dizem-se "perdidos" nas suas próprias casas.
Se não é possível ir beber um café cremoso e cheio de espuma ao lugar do costume, há que faze-lo em casa. Foi então que surgiu esta tendência (leia-se moda) a que eu já aderi!

Vejam só eu que nem posso beber café, estou completamente fã deste creme, já o faço dia sim dia não, está a tornar-se um vicio. É que há uma boa novidade: dá para fazer com descafeinado e também dá para fazer com qualquer tipo adoçante em pó, já experimentei com xilitol e com stevia.


Então o que é o café batido? Tanta conversa e ainda não disse nada, ahaha
A tendência começou na Coreia do Sul, quando as pessoas procuravam maneiras de se conectar virtualmente, e popularizou-se pelos usuários do TikTok nos EUA.
Tudo que tem de fazer é bater com a batedeira 3 simples ingredientes: café instantâneo, já vos disse que descafeinado também funciona, açúcar, também já disse que adoçantes secos funcionam, e água quentinha. Tão simples quanto isto.

Portanto, aquele creme fantástico que vem em cima do cupcake foi feito com estes 3 simples ingredientes. A proporção é sempre de 1:1:1, ou seja, para cada colher de sopa de café colocamos uma de açúcar e outra de água bem quente. A seguir é só ligar a batedeira e bater em potencia máxima até estar em chantilly.

Mas eu tenho mais novidades! Tenho investido neste assunto, até porque sou uma amante de café, frustrada por não o poder beber, mas firme em tentar remediar-me, e sei que este chantilly pode ficar em cima dum bolo ou qualquer sobremesa, tal como está nestes cupcakes, por pelo menos 3 dias sem se deteriorar.

 E ainda tenho mais outra novidade. Imagine que faz o seu café batido e no fim acha que está amargo. Pode adicionar mais adoçante ou açúcar, voltar a bater e que fica ótimo na mesma.


Onde é que ele está a aparecer servido? 
Maioritariamente em cima de leite gelado. Coloca-se pedras de gelo num copo, depois leite ou bebida vegetal a gosto e por cima o "whipped coffee". Fica ótimo, não há duvida.
Eu entretanto já experimentei colocar numa chávena de leite com descafeinado, tipo meia de leite, e também gostei, embora ache que fica "exagerado" de sabor. Aqui em casa já colocaram em leite aromatizado com agave e gostaram, em bebida vegetal de aveia aromatizada com baunilha e também estava bom. Onde de facto achei que realmente faz uma combinação incrível, e daí a minha partilha hoje, foi em cima destes cupcakes. Fica realmente extraordinário e é mesmo muito fácil de fazer.

Vou colocar um vídeo abaixo com todos os passos.
A receita dos cupcakes é super fácil e básica, têm apenas que bater os ingredientes, o que torna esta receita mega fácil e rápida de fazer.



Vão precisar de:
(rende 6)
Cupcake
  • 240ml de bebida vegetal a gosto (ou leite)
  • 2 colheres de chá de vinagre
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de água
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 4 de xilitol e 4 de açúcar de coco)
  • 120g de farinha de espelta (ou farinha de aveia)
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
"Dalgona coffee" ou Chantilly de café (café batido ou "whipped coffee")
  • 6 colheres de sopa de café ou descafeinado instantâneo
  • 6 colheres de sopa de xilitol ou qualquer ingrediente adoçante no estado sólido (seco)
  • 6 colheres de sopa de água quente

Confeção:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei as formas de silicone para cupcake com forminhas de papel.
  2. Numa tijela misturei os ingredientes líquidos (4 primeiros ingredientes). 
  3. Noutra tigela misturei os secos (restantes 6 ingredientes).
  4. Verti a mistura de líquidos sobre a dos secos e bati bem. 
  5. Dividi a massa pelas formas até 3/4 da capacidade e levei ao forno 18 minutos. Deixei arrefecer antes de colocar o chantilly de café.
  6. Preparei a cobertura batendo os ingredientes com a batedeira elétrica até estar num creme volumoso e rígido. Coloquei na seringa de pasteleiro e distribuí por cima dos cupcakes, do exterior para o interior.
  7. Decorei com morangos.

Tão bom...

0 Comentários