Hoje a base é que é a grande novidade! Esta base foi feita á base de coco ralado, não tem qualquer tipo de farinha nem flocos de aveia, muito menos bolacha, e combina na perfeição com o sabor do queijo e morangos.
Fiz um bolo grande em altura, gosto de os ver assim. Usei a minha forma ajustável que me permite fazer a medida que quero e fazer tudo logo no prato de servir.
Não me correu tudo bem , tive um problema com a gelatina. Como estava a fazer o almoço ao mesmo tempo, a gelatina teve demasiado tempo "em espera" e começou a ficar sólida. O que devia ter feito era adicionar um pouco de água quente para ela voltar ao estado líquido, no entanto, e como a falta de tempo falou mais alto, verti a gelatina como estava para a taça dos queijos. O resultado foi o previsível. Diz o velho ditado que "quanto mais depressa mais devagar" e o que me aconteceu foi que tive de triturar com a varinha mágica toda a preparação para que a gelatina se mistura-se.
nada que vá acontecer aí em casa certamente, e o vosso vai ficar fabuloso com certeza.
Vão precisar de:
(Medida da caneca que usei é de 250ml; Usei uma forma ajustável á medida que quero; a receita dá para formas de 22 ou 24 cm de diâmetro)
Base
- 3 canecas de coco ralado mal servidas (cerca de 250g)
- 150g de tâmaras secas descaroçadas
- 50ml de óleo de coco (1/4 de caneca medido sólido) (podem usar manteiga)
- 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba ou cacau em pó
- 400g de queijo creme "light" (usei da marca "Goldessa" á venda no Lidl com apenas 102 kcal por 100g e menos de 1€ por embalagem de 100g)*
- 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark)*
- 7 a 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (mel, agave, xaropes ou geleias adoçantes, adoçante em pó; usei 4 colheres de sopa de adoçante em pó stevia e 3 de mel)
- 8 folhas de gelatina
- 250g de morangos frescos + para a decoração
Confeção:
Comecei por fazer a base. Descarocei e parti as tâmaras em pequenos pedaços (cada tâmara em 3 pedaços) e coloquei no processador de alimentos. As tâmaras partidas evitam que se vão "embrulhar" nas laminas do processador. Juntei o coco e o cacau. Triturei por cerca de 3 minutos até estar uma farofa solta. Derreti o óleo de coco no microondas e verti sobre a misturar de coco. Voltei a processar até estar numa espécie de crumble que, embora solto, ao pressionar-mos na nossa mão fica compacto.
Não precisei de forrar a forma porque usei uma ajustável, se usarem normal terão de forrar.
Pressionei a mistura de coco no fundo do parto e forma para fazer a base. O coco vai endurecer e a base vai ficar uma espécie de bolacha.
Para o recheio, pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante por 3 minutos. Escorri-as e adicionei-lhe 80ml de água quente (10ml por cada folha de gelatina). Enquanto arrefeceu um pouco, misturei bem os queijos com o adoçante e mel.
Adicionei as folhas de gelatina diluídas á mistura de queijos e bati bem.
Parti os morangos já lavados e secos ao meio (em quartos os morangos maiores) e envolvi-os no queijo.
Verti sobre a base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
Servi decorado com morangos.
Tão bom...
0 Comentários