A minha melhor mousse de chocolate está agora em tarte!
Já está num dos bolos mais conhecidos da Panelinha de Sabores, o bolo mousse de chocolate que podem ver carregando AQUI, e agora foi a vez de fazer em tarte.
Que receita é esta? Foi a primeira vez em 2 de outubro de 2017. Publiquei-a e houve inúmeras pessoas a fazerem na altura. Atrevo-me a dizer que foi um sucesso. No entanto, eu sempre a achei demasiado doce. Recuperei-a em 18 de março de 2018 e podem ver a receita carregando AQUI
Trata-se duma mousse diferente das habituais, textura aveludada, sem ter banana ou abacate. Não é que não goste das mousses feitas com um destes dois ingredientes, gosto e bastante, esta é apenas diferente.
Desta vez coloquei-a numa tarte. A razão é simples: fazendo-o em tarte rende muito mais, já que são fatias e não copinhos.
Aqui no blogue existem mais tartes mousse de chocolate com textura aveludada, algumas bem antigas. De resto, são receitas muito populares na blogosfera.
⇒ Tarte crua de chocolate (saudável; sem açúcar; sem glúten; vegan) feita com leite de coco
⇒Tarte mousse de abacate com base de avelã e amêndoa (saudável; sem açúcar, manteiga nem farinha; vegan) feita com abacate
⇒Tarte de chocolate e batata doce (saudável; vegan; sem glúten; sem açúcar nem farinha refinada)
⇒Tarte de millet e chocolate (saudável; vegan; sem açúcar; sem glúten) .
Todas elas deliciosas!!!
Passando as especificidades desta receita. Parece-vos muito 200g de chocolate no recheio? A mim parece!! A não ser que renda , no mínimo, 10 fatias. Nesse caso passa a ser 20g de chocolate por fatia, o que representa, aproximadamente, 110kcal. Ainda temos as tâmaras que, apesar de saudáveis e um super alimento, são calóricas. Teremos que acrescentar cerca de 30kcal por fatia. O leite é pouco significativo do ponto de vista calórico nesta ou em qualquer receita.
Assim sendo, eu fiquei a pensar na base. A base estaria excessiva para mim? A resposta é: as bases são sempre excessivas, seja lá em que dieta for, mas não há volta a dar em relação a isso, apenas podemos tentar reduzir em termos calóricos e usar ingredientes interessantes do ponto de vista nutricional. Foi o que fiz nesta e em todas as bases. Retirar por completo manteigas ou óleos, reduzir ao mínimo indispensável a gordura e usar a mais interessante do ponto de vista nutricional: o azeite e a gordura vinda da fruta oleaginosa. Não abusar desta que, apesar de saudável, é muito pouco inocente do ponto de vista calórico, por isso há que misturar com flocos de aveia para equilibrar. È verdade que podia ter usado um ingrediente adoçante sem calorias, como por exemplo a stevia ou o xilitol, e estaria a reduzir o seu valor calórico, mas, enfim, é para um dia especial e eu preferi cortar fatias pequenas😜
Vão precisar de:
Base
- 140g (1 e 1/2 chávena) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 1 chávena de miolo de noz ou amêndoa ou avelas (usei 90g de noz)
- 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 4 colheres de sopa de agave (ou xarope de ácer ou pasta de tâmaras ou mel )
- 2 colheres de sopa de azeite
- 200g de chocolate preto mínimo 70% cacau
- 100g de tâmaras secas
- 450ml de bebida vegetal (usei Bebida de amêndoa superior Rude Health (Ultimate almond organic drink)*
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
- Untei uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro.
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei a noz e voltei a triturar até estar tudo em farinha.
- Juntei os restantes ingredientes e pulsei até formar uma espécie de crumble, que, apesar de solto, fica agregado ao apertar (caso esteja muito solto acrescentem 1 colher de sopa de água).
- Passei o preparado obtido para a forma e pressionei sobre a base e lados. Reservei no frigorifico enquanto preparei o recheio.
Recheio
- Pus as tâmaras a demolhar em água fervente por 10 minutos.
- Pus o chocolate a derreterem banho maria.
- Escorri as tâmaras da água da demolha, adicionei metade da bebida vegetal e triturei com a varinha magica até ter um creme macio (podem usar um liquidificador).
- Adicionei a restante bebida e triturei para misturar. Juntei o chocolate derretido e voltei a triturar apenas para misturar (não triturem muito para não fazer muitas bolas de ar).
- Verti o preparado sobre a base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 5 horas).
2 Comentários
Vcs nao traduz a receita? Tem palavras que em portugues nao existe e vcs nao traduzer pra nós! Co.o iremos fazer se nao entendemos nada? Por EX:chavena e parope de nem sei o que?
ResponderEliminarChavena e xicara
Eliminar