Coelho recheado com castanhas (saudável; fit; rico em proteína)


Não está a perceber bem o titulo desta receita? Eu também não perceberia até conhecer a Mitt food innovation.  Já explico tudo, antes deixem-me lembra-vos que o dia do magusto está a chegar, é mais uma data festiva que este ano terá de celebrada de forma diferente, sem convívio entre amigos, no entanto, haverá com certeza lugar para pratos com castanhas nas nossas mesas.

Muitos dos que me vão ler sabem que eu como carne apenas ocasionalmente, haverá até quem estranhe este post.

Há uns anos atrás reduzi o consumo de carne cá em casa para 3 a 4 refeições por semana. Em poucos meses passei para 2 refeições por semana e neste momento já só como carne em dias de festa. Não deixei de ir ao talho, cá em casa há democracia e respeito que o meu marido e o meu filho queiram continuar a comer carne com mais frequência. 

Talvez por isso esta oferta da carne de coelho desossada da Mitt food innovation  tenha sido a completa surpresa: nunca tinha visto nada parecido nos talhos tradicionais, a carne de coelho é de facto muito saudável, mas também muito aborrecida pelo desperdício que temos em osso.

E é por aí que eu vou continuar. A Mitt food innovation tem uma gama de novas alternativas de consumo de carne de coelho, com a máxima garantida de frescura e qualidade em venda online.

Os desossados são os mais inovadores, desde o coelho em si desossado, bifanas de coelho, lombinhos de coelho, carne picada, os hambúrgueres, as almondegas, os medalhões, e, claro, os cortes tradicionais e o inteiro também lá encontra.

Para adquirir basta ir ao site, fazer a vossa encomenda e em 2 dias têm os produtos em casa com toda a frescura, sem precisar sair de casa, e, garanto-vos, o produto é tal e qual o que vão ver nas fotos!

Visitem o site carregando AQUI. Vão ficar conquistados com este produto, ainda vão ver boas receitas, outras tantas também nas páginas de Instagram e Facebook da Mitt food innovation

Não posso deixar de referir que a carne de coelho é uma excelente alternativa para quem está de dieta, é muito pobre em gordura e riquíssima em proteína. É mesmo considerada uma das mais dietéticas e saudáveis graças ás suas apenas cerca de 120kcal por 100g, 21% de proteína, e 4% de teor lípido.


Quanto à receita que vos deixo hoje, é muita idêntica a uma que partilhei em novembro de 2018,  Peito de peru recheado de castanhas e cogumelos, fiz poucas alterações, até porque os temperos que uso para assar o peito de peru ficam lindamente no coelho.

Portanto, neste caso usei coelho desossado em vez de um peito de peri aberto para rechear, não usei cogumelos, apenas as castanhas.

Uma dica para esta receita diz respeito ás castanhas. Eu usei castanhas descongeladas e escaldei-as em água fervente por 2 a 3 minutos (coloquei na água a ferver ainda congeladas). Se não quiserem fazer este passo, não há problema. Descongelem as castanhas e ponham diretamente na cebola salteada, acrescentando uma colher de sopa de água caso seja necessário. Elas cozem na mesma na frigideira, ainda que o tenham que fazer lentamente, nada de lume alto.


Outras receitas de coelho desossado que poderão gostar:

👉Medalhões de coelho com marmelos no forno ou na frigideira (lowcarb; fit; rico em proteína)
👉Almôndegas de coelho e mini mozarelas em molho de tomate (fit; lowcarb; paleo)

Outras receitas com castanhas que poderão gostar:

👉Castanhas com cogumelos em molho balsâmico cremoso (vegan)
👉Peito de frango com peras e castanhas no forno em marinada de vinagre balsâmico
👉Cogumelos Portobello recheados de bacalhau com crosta de castanha
👉Peito de peru recheado com castanhas e cogumelos


Vão precisar de: (serve 6)

  • embalagens (500g cada) coelho desossado Mitt food innovation
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • 2 colheres de sopa de azeite (divididas)
  • 1 colher de sobremesa de tomilho seco
  • 1 colher de chá de alecrim seco
  • 2 dentes de alho picados ou 1 colher de chá de massa de alho ou alho em pó
  • 2 colher de sopa de molho de soja ou vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de mel ou agave

Recheio

  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados ou 1 colher de chá de massa de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 500g de castanhas congeladas (ou 700g castanhas com casca)
  • 1 cálice e vinho do Porto ou outro licoroso (opcional; não coloquei, mas fica com certeza óptimo)
  • sal

*Eu usei castanhas congeladas. Para preparem as castanhas com casca façam um golpe em cruz no lombo de cada castanha. Coloquem em água fervente por cerca de 10 minutos. É apenas para as escaldar. Descasquem de imediato. Para evitar queimarem-se, sirvam-se de um pano e uma faca.

Confeção:

(fotos no fim)

  1. Numa tigelinha misturei a mostarda Dijon, 2 colheres de sopa de azeite, o tomilho, o alecrim, alho, o molho de soja  e o agave.
  2. Pincelei cuidadosamente toda a superfície dos coelhos abertos de ambos os lados com a pasta formada, reservando cerca de metade para usar posteriormente.
  3. Preparei o recheio. Escaldei as castanhas em água fervente por 2 a 3 minutos. Pus uma frigideira ao lume com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola ficou translucida, juntei cerca de metade das castanhas (as mais partidas), reservando as restantes para servir. Deixei cozinhar mais 2 a 3 minutos, acrescentando um pouco da mistura que tinha feito para temperar o coelho, deixando agora só 1 colheres de sopa para voltar a pincelar o coelho no fim de rechear (podem acrescentar aqui o vinho do Porto).
  4. Retirei do lume, deixei arrefecer ligeiramente (se as castanhas estiverem todas inteiras, esfarele algumas).
  5. Pus o forno a aquecer a 220ºC. Pincelei uma assadeira com um fio de azeite.
  6. Coloquei o preparado de castanhas no centro do coelho aberto e uni as partes. Atei e coloquei numa assadeira. Pincelei novamente com a restante mistura de tempero.
  7. Levei ao forno a assar por cerca de 1 hora, baixando a temperatura do forno para 180ºC assim que começa a ficar dourado. A meio do tempo espalhei as castanhas guardadas pelos lados.
  8. Nota: se quiser que fique com mais molho que o meu, adicionar um pouco de vinho branco misturado com alho em pó, mais ervas aromáticas (tomilho e alecrim e salsa) e mais um pouco de molho de soja ou vinagre balsâmico. Não se esqueçam de cortar ou não colocar mais sal, pois neste molho têm 2 ingredientes já bastante salgados, o molho de soja e a mostarda Dijon.
  9. Servi com couves de bruxelas cozidas.





Bom apetite!

0 Comentários