Cogumelos Portobello recheados de bacalhau com crosta de castanha




Por aqui estou em "ensaio" para a ementa do magusto. Será um jantar de amigos, não no dia do magusto, mas no fim de semana.
Este é o segundo jantar de amigos que faço cá em casa desde que a Camila foi para Lisboa e o J. Pedro para Itália. Apesar de ser ao fim de semana, que por norma ela está por cá, está a acontecer-nos uma coisa estranha, pelo menos para mim é estranho, não há crianças nem adolescentes á mesa, só casais de alguma idade como nós e outros mais velhos que até já com netos pequenos. Tão estranho que tudo me parece. A Camila disse logo que ia sair com o namorado este sábado. Eu ainda perguntei se ela não queria ficar para jantar, saía depois, mas ela achou que não ficava bem, o jantar era apenas de adultos.


Bom, a ementa está em estudo, mas acho que estes cogumelos recheados são para ficar, ficaram deliciosos!!!
Comecei por pensar num bacalhau com broa servido nos Portobello e acompanhado de castanhas salteadas que estariam a substituir as batatas. Achei que ia ficar giro, e bom, claro. Quando fui preparar tudo, vi que me tinha esquecido de comprar a broa. Como foi o nosso almoço cá em casa, e tinha de ficar adiantado á noite, resolvi fazer a crosta com as castanhas. Bendito esquecimento, não só ficou diferente, como ficou muitíssimo bom.


Parece complicado, mas não é, de facto é facílimo de fazer. Só temos de preparar os cogumelos, limpando bem o seu interior e exterior, fazer um normal refogado de cebola e alho, adicionar o bacalhau cozido livre de pele e espinhas, depois alguns espinafres para dar um toque de frescura, e, no final, a crosta de castanha. Esta ultima faz-se ainda mais rápido, é só mesmo triturar as castanhas com alho, salsa, azeite, sal e, se quiserem, queijo parmesão ou outro queijo ralado. Apesar de ser opcional, fica muito bem.



Vamos á receitinha?

Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
  • 3 cogumelos Portobello grandes
  • 600g de bacalhau em posta demolhado (usei partes mais baixas)
  • 1 cebola cortada em quartos de lua
  • 2 + 1 dentes de alho picado
  • salsa e coentros secos a gosto (e pimenta se gostarem)
  • sal
  • 2 e 1/2 colher de sopa de azeite
  • 2 mãos cheias de espinafres baby
  • leite q.b.
  • 80g de castanhas congeladas
  • 4 pés de salsa fresca
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Cozi o bacalhau. Limpei-o de peles e espinhas. Reservei. Pus as castanhas a descongelar.
  2. Num tacho refoguei a cebola e 2 dentes de alho em 1 e 1/2 colher de sopa de azeite. Quando a cebola ficou translúcida, juntei as ervas aromáticas, 1 pitada de sal e o bacalhau desfiado. Misturei, adicionei os espinafres e deixei que estes murchassem. Acrescentei um pouquinho de leite para amaciar o bacalhau e fazer uma espécie de pasta.
  3. Limpei os Portobello. Para verem como devem proceder para este efeito, carregar👉AQUI. Dividi o preparado de bacalhau pelo interior dos cogumelos. 
  4. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
  5. Coloquei as castanhas no processador de alimentos e triturei até estar granulado. Juntei a salsa picada, o dente de alho restante também picado e 1 colher de sopa de azeite. Pulsei para misturar. Adicionei o queijo e voltei a pulsar para misturar. 
  6. Espalhei a mistura de castanhas por cima do bacalhau e levei ao forno, zona mais baixa, até a crosta estar dourada (cerca de meia hora).
  7. Servi com castanhas salteadas em azeite, alho e ervas aromáticas.


 Bom apetite!







0 Comentários